Recent Submissions
Proposição de uma metodologia de monitoramento de riscos corporativos: o caso Colégio Pedro II
A implementação da gestão de riscos é fundamental para organizações que almejam alcançar seus objetivos estratégicos. No setor público brasileiro, a implementação de práticas de gestão de riscos faz parte do arcabouço legal por meio da Instrução Normativa MP/CGU nº01/2016. A norma impõe a necessidade de os órgãos desenvolverem o seu próprio modelo de gestão de riscos, que envolve ações relacionadas ao monitoramento, etapa ainda não desenvolvida no Colégio Pedro II (CPII), objeto do estudo. A ...
Avaliação do estresse ocupacional dos professores de ensino básico, técnico e tecnológico do Campus Manaus Centro do Instituto Federal de Educação do Amazonas: Manaus, AM
O mundo do trabalho vem sofrendo mudanças e a cada dia as demandas são maiores, exigindo dos trabalhadores maior eficiência e produtividade. O estresse ocupacional ocorre quando as demandas do trabalho excedem as capacidades de enfrentamento do trabalhador, levando ao adoecimento. As profissões que trabalham em contato direto com outras pessoas têm um risco maior de acometimento pelo estresse ocupacional, por exemplo, os profissionais de saúde, segurança pública e professores. Durante as cons...
Inovação e criação de conhecimento na CODEMAR: reflexões e propostas
A inovação é amplamente reconhecida como fonte relevante de vantagem competitiva e o conhecimento é um insumo para o seu alcance. Cabe à gestão pública, que atende ao cidadão na era do conhecimento, se adaptar a novos contextos, novos desafios, absorver práticas inovadoras e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. Logo, gerenciar conhecimentos tem um lugar central na perspectiva estratégica das empresas e no ambiente organizacional, seja ele público ou privado. Neste sentido, o...
Proposta de metodologia de produção mais limpa (P+L) para as obras de construção do IFAM
O aumento nos níveis de consumo, o modelo de desenvolvimento focado no crescimento econômico e a cultura de consumo tem causado desequilíbrios no meio ambiente, fazendo com que os recursos naturais do planeta se tornem escassos em velocidade acelerada. Este contexto faz com que haja uma demanda crescente por tecnologias, metodologias e processos que impactem menos o meio ambiente, que estejam alinhados com o desenvolvimento sustentável e que possam garantir que as próximas gerações tenha...
Treinamento de liderança como instrumento de desenvolvimento de equipes de vendas
A liderança há muito tempo vem sendo pesquisada com o intuito de melhorar os resultados organizacionais. O treinamento de liderança pode transformar o gestor de vendas de uma empresa de forma que ele consiga potencializar o seu desenvolvimento para o alcance dos objetivos organizacionais e gerar resultados significativos. Apesar dessa evidência, algumas empresas comerciais ainda não investem no desenvolvimento de lideranças de vendas e não aproveitam todo o potencial de seus gestores. Es...
Energia fotovoltaica em pequenos aeroportos: um estudo de caso para o aeroporto de Maricá
Aeroportos são edificações com alto consumo de energia elétrica e que necessitam de um fornecimento energético firme devido aos riscos intrínsecos de uma falha do sistema operacional aeroportuário. Por possuírem uma área de livre sombreamento e ensolaradas, estas edificações apresentam grande potencial para aplicação de sistemas FV. A maior parte do consumo de eletricidade do aeroporto municipal de Maricá ocorre no período diurno e fora do horário de ponta, coincidindo com o momento de m...
Tecnologias da Indústria 4.0 aplicadas à segurança do trabalho na fiscalização de obras públicas no IFAM
A presente dissertação buscou investigar a aplicação das tecnologias da Indústria 4.0, especificamente as que dizem respeito à realidade virtual, inteligência artificial e internet das coisas, que são destinadas à segurança do trabalho, com o fim de aplicá-las na atividade de fiscalização de obras públicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Como objetivo final foi desenvolvido e proposto um guia de aplicações dessas tecnologias com a finalidade de servi...
Interação entre empresas farmacêuticas e uma universidade pública na realização de pesquisa clínica: análise e recomendações
O presente trabalho analisa os condicionantes para a realização de pesquisas clínicas de produtos farmacêuticos, sejam eles novos ou existentes testados para outros fins. O objetivo principal é propor melhorias, a partir da descrição de como ocorre a interação entre empresas farmacêuticas nacionais, transnacionais e multinacionais com um hospital universitário e dos relatos sobre obstáculos e facilitadores da relação. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório, baseado em dad...
Desenvolvimento de um plano de melhorias para o processo de compras de uma empresa de economia mista
Em toda organização, o setor de compras deve zelar pela boa reputação nas contratações, buscando otimizar a qualidade e a produtividade do setor, no intuito de obter vantagens como redução de custos dos produtos e serviços. Atualmente, nota-se que esse processo é considerado moroso e burocrático, mediante diversas exigências e quantidade de contratações. Neste estudo, propõe-se a elaboração de um plano de ação desenvolvido por meio da avaliação das etapas do Processo de Compras de uma em...
Vendor Managed Inventory como solução gerencial para a gestão integrada de compras no IFAM
As organizações públicas são cobradas constantemente para atender de maneira eficiente seus clientes e, para isso, se valem de esforços logísticos, envolvendo inevitavelmente a aquisição de bens e serviços do mercado para suprir as necessidades da população. As compras públicas responderam por 14,9% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países da União Europeia (EU) no ano de 2020 e constituem um bom exemplo de ferramenta utilizada pelo Estado para alcançar objetivos e metas de governo, daí é im...
Educação Corporativa por meio de convênios entre universidade e empresas parceiras
As instituições públicas e privadas vêm passando por significativas transformações no que diz respeito a se manterem competitivas no mercado de trabalho. A preocupação em sustentar uma economia estável e minimizar os impactos nos negócios vem aumentando com o passar dos anos. Nessa perspectiva, tornam-se necessárias ações que garantam resultados satisfatórios e promovam aprendizagem e qualificação profissional dos servidores. A dissertação tem como objetivo analisar como os sete princípi...
Gerenciamento estratégico de pessoas dentro de sociedades de economia mista: caso Codemar
A gestão de pessoas no setor público tem passado por um processo de modernização, contudo, alguns entraves que regem a máquina pública, como político, por exemplo, mantém essa mudança de paradigmas ainda muito incipiente, fazendo com que nas organizações públicas exista ainda a dificuldade de reter pessoas, que muitas vezes utilizam o concurso público como um trampolim para outras oportunidades de exercerem suas funções, além da dificuldade de se promover um serviço público de qualidade ...
A Contribuição da Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) para a Aprendizagem Organizacional no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA
Este trabalho tem como objetivo utilizar a Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), como uma das principais ferramentas de qualidade utilizadas no Brasil e contribuir para o aprofundamento do tema Aprendizagem Organizacional, integrando a teoria com a prática. A identificação de problemas na gestão das quinze unidades do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), localizadas no Rio de Janeiro e a proposta de soluções por meio da criação de uma rede colaborat...
Uma proposta de mapeamento e otimização de processos das atividades de compras vinculadas à Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica em um centro de pesquisa clínica da UFRRJ
Para mitigar os riscos atrelados à execução de processos administrativos por conta da inexistência de mapeamento de processos, essa pesquisa buscou otimizar e padronizar alguns processos da organização estudada. Para isto, foi necessário analisar as compras vinculadas à Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (FAPUR) executadas em 2018 e 2019, pelo Laboratório de Quimioterapia Experimental em Parasitologia Veterinária (LQEPV). Além de ter como objetivo identificar gargalos ...
Balanced Scorecard ajustado na formação de um modelo objetivo para a análise de projetos de fomento pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro
A destinação de verbas públicas para o fomento ao desporto. levando em consideração princípios do bem-estar social e do maior retomo para uma camada da sociedade cada vez maior foi o objetivo deste trabalho. foi efetuado o levantamento histórico da participação do Estado na prática desportiva. sendo verificado que o esporte esteve presente nas ações governamentais brasileiras desde o Período Imperial. sendo incorporado de forma marcante pelo Estado a partir da década de 30. através, principal...
Avaliação de práticas com base nos conceitos de sustentabilidade como forma de minimizar os efeitos do contingenciamento orçamentário
O Orçamento Público Brasileiro é um instrumento de planejamento em que constam as despesas da administração pública. Ocorre que as crises econômicas que afetaram e que ainda afetam o Brasil, impactam diretamente o Orçamento e acarretam eventuais contingenciamentos orçamentários. Na prática, o contingenciamento é um bloqueador, pois a execução das despesas vai sendo limitada até que se obtenham receitas suficientes para liquidá-las. De acordo com os dados divulgados no portal oficial do Minist...
Avaliação da celeridade dos processos de licitação, via pregão eletrônico, de uma Empresa Pública de Equipamentos Industriais
Os processos de compras possuem um papel importante na gestão estratégica da cadeia de suprimentos das empresas e, no caso das organizações públicas, não é diferente. Quando se pensa na qualidade do gasto público, essa questão torna-se ainda mais relevante. Nesse contexto, destaca-se a celeridade dos processos de licitação, pois o tempo para efetiva conclusão do processo pode interferir negativamente em projetos da empresa, ocasionar aumento dos gastos e até mesmo impossibilitar o funcionamen...
Gerenciamento de riscos como estratégia de fomento ao valor público: uma proposta aplicada aos processos de aquisições municipais
Para o Estado, as compras revestem-se como instrumentos de políticas públicas, com acentuada relevância no que se refere ao cumprimento da missão organizacional. No entanto, diante dos riscos aos quais a área de aquisições está sujeita, por vezes, inexiste a efetivação daquilo que se planejou, fazendo-se necessário o desenvolvimento de estratégias capazes de aprimorar os procedimentos, a fim de garantir o atingimento dos resultados esperados e a geração de valor para a sociedade. Nesse contex...
Instrumento de suporte à avaliação de desempenho dos servidores técnicos-administrativos da UFRRJ
A gestão de pessoas na administração pública recebe influências oriundas de várias fontes. Os próprios modelos históricos de gestão pública coexistem nas instituições as impondo características patrimonialistas, burocráticas e gerencialistas conceitualmente conflitantes e empiricamente desarmoniosas. A rigidez da legislação, aliada com aspectos culturais do serviço público dificultam a modernização de práticas de gestão nas organizações públicas, inclusive nas universidades federais. Em funçã...
Integrador coorporativo na indústria 4.0: diretrizes para estruturar um departamento de gestão estratégica do negócio
Objetivo: O principal objetivo é elaborar um conjunto de diretrizes estratégicas, principalmente com base em previsibilidade, recorrendo-se ao suporte da Indústria 4.0, de modo a servir de um elemento integrador dos objetivos corporativos para a organização estudada. Metodologia: O Design Science foi o método epistemológico de pesquisa optado, que cria conhecimento abordando como as pesquisas de caráter científico podem ser construídas através de métodos de concepção de artefatos. Aplicabilid...
- 328 UFRRJ
- 323 Dissertação
- 5 Tese
- 32 2020 - 2023
- 157 2010 - 2019
- 139 2002 - 2009
- 328 Acesso Aberto