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Que se abram os sertões: um projeto político de centralização e livre comércio para o tráfico de cativos e a escravização em Angola (1753-1772)
Em 11 de janeiro de 1758 foi publicado um alvará que liberava o comércio sertanejo em Angola para comerciantes brancos. A dissertação, portanto, analisa como essa lei deu início a um projeto político de centralização e livre comércio para o tráfico de cativos e a escravização no sertão de Angola na segunda metade do século XVIII, período de profundos intentos reformistas ao longo do Império português. O exame desse projeto legislativo é um dos caminhos possíveis para compreender a face reform...
Os territórios da teoria: as disciplinas de Introdução e teoria da história nos cursos de graduação do Rio de Janeiro
O presente trabalho pretende investigar como as disciplinas de Introdução e Teoria da História são delimitadas nas universidades fluminenses. Acreditamos que conhecer como as professoras e professores pensam o ensino teórico é fundamental para entendermos as diferentes concepções sobre o conhecimento que constituem os cursos de graduação em história. Para tanto, o trabalho divide-se em três partes: a primeira tem o intuito de historicizar as discussões sobre a implementação da disciplina de I...
Padre José Maurício Nunes Garcia sob a proteção do rosário e do escapulário: música, poder e mobilidade social no Rio de Janeiro entre 1808 – 1821.
Esta Tese tem por objetivo analisar questões importantes acerca da vida e obra do compositor José Maurício Nunes Garcia entre os anos de 1808 a 1821. Buscamos com esta pesquisa uma avaliação historiográfica sobre ascensão social e laços de sociabilidade por meio da música, para demonstrar a partir da trajetória desse personagem como um filho de pretos-forros de origem humilde conseguiu aspirar a um cargo eclesiástico no século XVIII. Visamos, pois, propor em discussões tratar das transformaçõ...
História do ensino de história da América. O olhar decolonial sobre a presença da América Latina em livros didáticos para o ensino médio
Investiga a História do ensino de História em busca das presenças e ausências da História da América Latina no Ensino Médio no Brasil em perspectiva decolonial. Trata-se de uma pesquisa sobre o currículo de História e quatro obras didáticas para o ensino médio no século XX e XXI. O objetivo é identificar o quanto e como a História da América Latina é abordada no ensino de História, especificamente no Ensino Médio. Foi observada a manutenção da ausência da História da América Latina nas o...
A filiação de Nietzsche ao iluminismo: uma revisão do lugar do seu pensamento na historiografia contemporânea
Observamos qual é a especificidade da crítica de Nietzsche ao Iluminismo do século XVIII, porque é a partir dela que ele promove sua filiação ao Iluminismo enquanto um movimento do espírito que atravessa épocas. A partir de Humano, demasiado humano, Nietzsche não concebe sua filosofia senão como uma filosofia histórica, e é nesse momento que ele inicia a superação compreensiva da metafísica e almeja “levar adiante a bandeira do Iluminismo”. Com essas considerações, propomos uma revisão e...
Reforma agrária se faz com homens, não com a terra: a "Lei do Boi" como estratégia de reprodução social dos grupos dominantes agrários (1968-1985)
Esta pesquisa trata da Lei Federal nº 5.465, de 3 de julho de 1968, conhecida popularmente como ―Lei do Boi‖. A norma criou um sistema de reserva de vagas nas instituições de ensino médio e superior mantidas pela União, nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária a candidatos, agricultores ou filhos destes, que comprovassem relação com a agropecuária, fosse mediante posse, uso ou propriedade da terra, sindicalização ou residência em áreas rurais, e no caso dos postulantes ao ensino superio...
Biografias não autorizadas: entre a censura e a liberdade de expressão
A partir do estudo sobre o caso das biografias não autorizadas, ou seja, do debate surgido da exigência de uma autorização prévia do biografado ou de sua família para que fosse realizado a publicação de uma biografia, este trabalho tem como objeto compreender as ramificações do debate em torno da liberdade de expressão, a fim de verificar a possível existência de um tipo de censura, apesar de todas as referências legislativas existentes que visam a proibição da mesma e que legitimam o direito...
Hagiografia como legitimação da santidade do apóstolo Valdemiro Santiago de Oliveira (1996-1998)
A presente dissertação analisa o caso de apropriação da hagiografia medieval no livro do apóstolo Valdemiro Santiago de Oliveira, O grande livramento, através das abordagens do medievalismo norte-americano. Deste modo, a pesquisa tem como objetivo trazer ao debate sobre Idade Média novas reflexões para além dos conceitos de reminiscência e longa duração, introduzindo nesse debate os estudos dos medievalismos pós-colonial, aplicando-o ao caso da produção hagiográfica medievalizante como forma ...
Biografia e história social: a escrita biográfica de Lucien Febvre
A presente dissertação tem como interesse analisar a obra Martinho Lutero, um destino escrita pelo historiador Lucien Febvre, em 1928. Ao escrever o livro, o autor deixou claro o seu desejo de que o texto não fosse lido como uma biografia, contudo, como afirmar que o texto não é biográfico se ele comporta as principais características do gênero no campo historiográfico? Para responder o paradoxo objetivamos compreender quem foi Lucien Febvre, qual o seu papel no movimento dos Annales, na hist...
"Território de pedras preciosas de excelente virtude": a formação de núcleos de parentela no Mosteiro de Santa Mônica de Goa (1606 –1638)
O Mosteiro de Santa Mônica de Goa, fundado em 1606, foi a primeira casa conventual feminina do Oriente. O então governador do Estado da Índia e Arcebispo de Goa, D. Frei Aleixo de Meneses, foi o seu idealizador e fundador. O mosteiro foi a principal fundação feminina do religioso que dedicou grande parte de sua vida às obras de amparo à mulher nas possessões portuguesas. O cenóbio esteve sob proteção da família religiosa do Arcebispo, a Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho e, ao lado do Reco...
Ensino de História e Educação do Campo: as experiências da história local na construção do conhecimento histórico na Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ
O tema desta dissertação dirige-se à problematização da memória da comunidade escolar acerca do passado recente da localidade e de seus desdobramentos para a identidade político-pedagógica da Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ. A escola situa-se no Assentamento Campo Alegre, um território localizado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, que fora ocupado por cerca de 600 famílias em janeiro de 1984. Este projeto concentrou-se nos processos históricos de ocupação do território ...
Imagens, ensino de História e surdez: como a História é vista nas imagens históricas pelos surdos
Compreendendo que a história escolar é constituída de signos ideológicos próprios que se relacionam com questões da ciência como o tempo e o espaço, ou seja, apresenta um letramento específico. O presente estudo tem como foco o uso de imagens no ensino de história para alunos surdos, buscando identificar a partir de entrevistas, como indivíduos surdos que passaram pelo processo de ensino na Educação Básica compreendem seu letramento histórico (AZEVEDO, 2011 2013, 2015a,2015b) e sua relação co...
O nascimento do Cinema Novo no Brasil e sua representação da Marginalidade Social - Uma análise fílmica (1960-1964)
Considerando o filme não somente como instrumento para o entretenimento, mas também, e principalmente, como uma ferramenta capaz de expressar as ideias de quem o produz, através de uma articulação entre valores estéticos e ideológicos, que podem, eventualmente, transforma-se em um projeto político, esta pesquisa visa analisar e refletir a respeito de quatro obras cinematográficas produzidas no Brasil entre os anos de 1960 e 1964, identificadas dentro de um movimento cinematográfico moderno e ...
Terra, trabalho e relações interétnicas nas vilas e aldeamentos indígenas da Província do Espírito Santo (1845-1889)
Esta pesquisa tem como objetivo compreender as experiências dos índios nos aldeamentos, nas vilas e nos chamados “sertões” da Província do Espírito Santo, a partir da problemática da terra e do trabalho. Está dividida em cinco capítulos. Ao longo deles é desenvolvida a tese de que diante do avanço dos projetos colonialistas, as populações indígenas mobilizaram variadas estratégias para enfrentar os desafios impostos pelas novas relações interétnicas. O recorte temporal escolhido foi entre 184...
Ensino de História e a Globalização: reflexões sobre a prática docente sob o contexto ultraconservador
A seguinte pesquisa tem como foco principal o estudo da complexidade de se ensinar História em pleno século XXI. Para tal, fora necessário analisar o processo de formação histórica da globalização neoliberal e suas consequências sociais. Além disso, se debruçou sobre a historicidade do ensino de História no Brasil. Promoveuse também uma reflexão sobre a dinâmica cultural global atual, suas tensões e fragilidades, além de como tal estrutura impacta, diretamente, na sala de aula. Em termo...
Entre a chaga e a cura: música e ensino de História para uma educação antirracista
Este trabalho tem como objetivo ser uma inspiração para professores e professoras desenvolverem atividades antirracistas em sala de aula. Como atividades antirracistas entendo que podem ser quaisquer atividades que proporcionem uma visão crítica e postura de enfrentamento em relação às desigualdades étnico-raciais no Brasil e no mundo. Para isso, no início explico origens e tipos de racismos que se espalharam e se consolidaram ao longo do tempo. Posteriormente, mostro produções inte...
Comendador Joaquim José de Souza Breves: poder e riqueza na trajetória de um família durante as transformações da Segunda Escravidão no Vale do Paraíba sul fluminense (1850 a 1889)
Este trabalho tem por principal finalidade entender o funcionamento das relações sociais escravistas no Vale do Paraíba sul fluminense, na segunda metade do século XIX, a partir da análise das estratégias, o sistema de reciprocidade e as relações de poder entre os senhores da família Souza Breves e seus escravos. Nesse escopo, é realizada a análise de processos judiciais que envolvam os senhores e os escravos da referida família, como forma de exemplificar algumas características da escravidã...
O ensino de história do tráfico de africanos escravizados no Brasil: abordagens didáticas de uma história atlântica da Diáspora Africana (2014- 2018)
O presente trabalho pretende analisar como o tema do tráfico atlântico de africanos escravizados vem sendo abordado no ensino de história da África nos últimos anos (2014-2018), a partir da análise de coleções didáticas de História produzidas pelo PNLD, dada a importância e a valorização da história africana na Educação Básica. Para compreender a produção de abordagens privilegiadas sobre o tráfico de africanos no ensino de história, utilizando o livro didático de História como fonte document...
"Problema com escola, eu tenho mil": uma investigação sobre o racismo institucional em escolas públicas de Angra dos Reis
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar o problema da renitência e evasão em escolas públicas na região da Grande Japuíba, cidade de Angra dos Reis, sob a lente do conceito de racismo institucional, procurando estabelecer relação entre raça/etnia e trajetórias escolares acidentadas; além de elaborar proposta de intervenção pedagógica que problematize a questão do racismo em nossa sociedade e promova, junto aos educandos, a identificação e desconstrução de alguns de seus p...
Entre a violência e o caminho de volta: a resistência dos Nambiquara do Vale do Guaporé durante a ditadura militar (1968-1975)
Este trabalho analisa a agência histórica das etnias Nambiquara do Vale do Guaporé – Wasusu, Alantesu, Waikisu/Waikatesu e Hahaintesu, situadas no noroeste do Mato Grosso – diante da expansão de grandes agropecuárias sobre seus territórios tradicionais, bem como a política indigenista de remoções da ditadura militar, entre os anos de 1968-1975. Tem como recorte inicial a criação da Reserva Nambikwara em 1968, para onde foram levados os primeiros grupos removidos, e final em 1975, pois nesse a...
- 287 UFRRJ
- 238 Dissertação
- 49 Tese
- 58 2020 - 2022
- 229 2010 - 2019
- 286 application/pdf
- 287 Acesso Aberto