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Política de cotas, função social e perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes: uma análise do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina
Por todo o Brasil, os campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia registram altos índices de evasão e fechamento de cursos desde suas fundações. No estado do Espírito Santo, as instituições passam por esses mesmos impasses. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo de caso sobre a evasão escolar no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, da Escola Agrotécnica, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Itapina, dist...
Interfaces entre educação ambiental e educação especial: horta pedagógica como ferramenta inclusiva
A Educação Ambiental (EA) tem sido considerada uma forma de minimizar os impactos causados pelo ser humano ao planeta, muitas políticas públicas foram criadas para fortalecer a EA no país, principalmente no âmbito das escolas. O movimento pela Educação Inclusiva surge a partir da necessidade de criação de escolas que sejam fundamentadas na perspectiva dos direitos humanos, garantindo as mesmas oportunidades de aprendizado para todos os cidadãos. Percebendo-se a sintonia entre a Educação Ambie...
Contribuições da Visita Técnica para a Educação Profissional: Estudo de Caso no Instituto Federal Do Espírito Santo Campus de Alegre
Essa pesquisa foi realizada no campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo que atualmente oferece cursos técnicos integrados ao ensino técnico, cursos superiores e de pósgraduação. A proposta do estudo consistiu em identificar e analisar as contribuições pedagógicas e sociais das Visitas Técnicas no processo ensino aprendizagem dos alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio oferecido pela Instituição. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo, u...
A integração curricular e seu impacto na proposta pedagógica e na comunidade escolar do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca – Espírito Santo
Esta pesquisa tem como foco central de sua abordagem o tema da interdisciplinaridade na educação. O conceito de interdisciplinaridade apresenta um certo nível de complexidade em seu significado, podendo ser entendido como a interação entre duas ou mais áreas do conhecimento. Diante da necessidade de aprofundar informações e estudos científicos que fundamentem uma mudança de paradigma no processo de ensino e aprendizagem que tem sido colocado em prática no Centro Estadual Integrado de Edu...
No tabuleiro: educação do campo x políticas públicas
Esta pesquisa é uma análise de como a educação do campo se relaciona com as políticas nacionais voltadas para o agricultor familiar no ambiente da Creche - Escola Bairro Tabuleiro, na Baixada Fluminense, situado em uma área rural da cidade de Duque de Caxias no distrito de Xerém. No âmbito das políticas públicas, menciona-se a DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) e o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), como também se investiga as políticas instituídas ...
Desafios de homens na docência nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas da Rede Municipal de Paty do Alferes
O presente trabalho teve como objetivo geral investigar os desafios de homens na docência nos anos iniciais de escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Paty do Alferes. Enquanto objetivos específicos, a pesquisa visou (i) levantar diferentes visões de homens que exercem a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município; (ii) registrar visões de gestoras e professoras que trabalham nas escolas onde esses professores lecionam; (iii) identificar percepções de respons...
Educação do campo e educação etnicorracial na perspectiva de uma escola rural do município de Seropédica - RJ
Esse trabalho teve intuito de discutir dois temas que deveriam ser tratados como centrais para a educação básica, eles são: a Educação do Campo e a Educação Etnicorracial. Para demonstrar a importância desses temas para a educação básica, esse estudo revisitou a história do colonialismo que se impõe como única fonte de saber do mundo moderno onde a África não é destacada em importância. Para exemplificarmos a importância das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do C...
O corpo no curso de licenciatura em educação física da UFRRJ: formação e transformação a partir de uma perspectiva decolonial
A Educação Física Escolar, responsável por transmitir conhecimentos e informações sobre a atividade física e o corpo, também foi afetada pelos padrões eurocêntricos. Estes padrões tornaram-se pilares da disciplina, disseminando seus ideais e preceitos. Por isto, esta pesquisa objetiva analisar a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ para compreender os possíveis diálogos que se pode estabelecer com a cultura local por meio de uma perspectiva decolonial...
O menino e o sabiá: proseando entre saberes e experiências camponesas na Comunidade Rural do Vale do Bonfim, em Petrópolis–RJ
A presente dissertação tem como objetivo a construção de um diálogo entre os saberes e as experiências camponesas da Comunidade Rural do Vale do Bonfim, em Petrópolis–RJ. Em consonância com a natureza que a envolve, essa localidade expressa a agricultura como um modo de vida que essas/es camponeses/as construíram ao longo de mais de setenta anos residindo na comunidade. Com o olhar aguçado e o ouvir sensível, essa caminhada pelo Vale do Bonfim possibilita encontros entre as memórias do p...
O ensino de ciências na educação do campo do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB): uma análise da construção deste conhecimento a partir da percepção do estudante
Com o objetivo de analisar a construção do conhecimento em ciências de estudantes do oitavo ano do ensino fundamental II do CEIER-AB a partir da sua realidade local, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, embasada na Teoria das Representações Sociais. Foram realizadas entrevistas individuais com os estudantes, cujos discursos gerados foram analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificou-se que para esses estudantes, ciências compreende o estudo ...
As Escolhas Profissionais dos Egressos do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano - Campus Avançado Catalão
A construção da identidade do jovem está ligada ao seu momento de escolha de uma carreira, que ofereça satisfação pessoal ao ser inserido no Mundo do Trabalho. A busca por educação de qualidade e a sua relação com o Ensino Profissionalizante levam o jovem estudante ao Ensino Médio Integrado, para adquirir conhecimento teórico e prático, que contribuam para suas escolhas profissionais, seja na inserção no mercado de trabalho e/ou no ingresso no Ensino Superior. Este estudo teve, como obje...
Comunidade quilombola da Ilha da Marambaia/RJ: educação, ancestralidade e decolonialidade
A presente pesquisa tem por objetivo averiguar para compreender como o processo de encobrimento da cultura quilombola/caiçara interfere na formação identitária dos habitantes da Restinga da Ilha da Marambaia/RJ, situada em Mangaratiba, região litorânea do Rio de Janeiro. Área militar, em sua totalidade restrita; entrementes, por conta de sua localização estratégica, foi utilizada para desembarque ilegal de escravos. Os lócus de pesquisa foram a Comunidade Quilombola da Ilha da Marambaia/...
A contribuição do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) para o avanço da Educação do Campo no município de Barra de São Francisco – ES
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a contribuição do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) para o avanço da Educação do Campo no município de Barra de São Francisco, estado do Espírito Santo, e foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação Agrícola, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem o objetivo de identificar e analisar a atuação do MPA no município de Barra de São Francisco/ES, iden...
Resistência ou submissão: a questão ambiental e o currículo das escolas municipais de Mambucaba, Angra dos Reis-RJ
Essa pesquisa buscou investigar se as questões ambientais estão presentes, ou não, no contexto das discussões curriculares das escolas regulares da região de Mambucaba, Angra dos Reis-RJ. Entende-se que a escola é um espaço de interlocução com o real e que propiciar a reflexão, desde os primeiros anos de escolaridade, sobre o que é o ambiente e como somos responsáveis por ele, é essencial para que exista uma verdadeira mudança de atitudes. Pretendeu-se com esse estudo contribui para pote...
Educação do campo, empreendedorismo social e desenvolvimento local: o caso da escola estadual quilombola José Bonifácio do Curiaú/AP
Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, localizada na Cidade de Macapá, Quilombo do Curiaú, juntamente com gestores e professores da escola. Utilizou -se uma abordagem qualitativa e recorreu-se ao estudo de caso como tipo de pesquisa. Buscou-se identificar, entre as ações dessa escola do campo, aquelas que dialoguem com o Empreendedorismo Social, analisando sua contribuição para o fortalecimento do desenvolvimento local. Os resultados revelaram que, os p...
Um estudo sobre educação popular: usos e conhecimentos sobre plantas medicinais por mulheres de Petrópolis-RJ
A pesquisa empreendida na área da educação, consiste em apresentar as reflexões da identifi-cação e análise de experiência de mulheres residentes do município de Petrópolis - RJ no uso e transmissão de conhecimentos a respeito de plantas medicinais. Atravessado pelo conceito de gênero, o estudo propõe-se a contribuir para o fortalecimento e ampliação da visibilidade de mulheres detentoras de conhecimentos. Diante da apropriação dos saberes pelo mercado e mer-cantilização da vida, apresenta a ...
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e suas potencialidades durante os governos Lula (2003-2010)
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) foi criado em 1998 pelo então presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, mesmo sendo uma época onde o neoliberalismo parecia dominar todas as esferas nacionais, o povo através de muita luta conseguiu que o estado contemplasse a população rural brasileira com algo que jamais nenhum outro governo o tinha feito. Entendemos como algo essencial para que acontecesse o primeiro encontro de educadores da reforma agrária (I ENERA)...
A reforma do ensino médio e suas possíveis consequências nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da rede federal de educação profissional e tecnológica
Este trabalho apresenta elementos para discussão sobre o processo de reformulação curricular e seus desdobramentos, em especial para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, estabelecido na Lei no 13.415 de fevereiro de 2017 que reforma o Ensino Médio, a partir da análise dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do campus Valença do Cefet/ RJ. Partindo da minha experiência profissional com os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em um uma Instituição da Rede Federal d...
Narrativas históricas como projeto educativo em uma escola rural de Seropédica
O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência de um projeto pedagógico com narrativas históricas realizada com estudantes da Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA) do colégio Estadual Alice de Souza Bruno, do município de Seropédica, a fim de resgatar as origens do bairro de São Miguel e compreender a realidade local, mediante as transformações do meio rural em que a unidade escolar está inserida. Este trabalho torna-se relevante por elencar as narrativas históricas como...
Ensino de Libras para crianças surdas na Educação Infantil: estudo de caso em uma escola municipal no interior do estado de Goiás - Município de Pires do Rio
A inclusão de pessoas surdas no contexto escolar é um tema de grande importância para a educação, tendo desdobramentos marcantes no desenvolvimento e inserção social e profissional da pessoa surda. A aquisição da sua linguagem e a alfabetização em libras é um processo especialmente importante, deste modo, o apoio às escolas primárias para que possuam estrutura e profissionais qualificados para guiar a criança no processo ensino-aprendizagem, inserindo os pais o máximo possível, é essencial. D...
- 882 UFRRJ
- 876 Dissertação
- 6 Tese
- 117 2020 - 2023
- 644 2010 - 2019
- 121 2001 - 2009
- 881 application/pdf
- 882 Acesso Aberto