Recent Submissions
Campo alegre, presente! uma análise da formação do professor na escola do campo
Este estudo consistiu em uma investigação de natureza qualitativa cujo objetivo foi compreender como a formação dos educadores que atuam na Escola Municipalizada de Campo Alegre, é permeada por diálogos, conflitos e desafios, devido ao fato de atender sujeitos da Educação do Campo. Essa escola foi construída em um assentamento, em Nova Iguaçu e sua origem se liga à necessidade de atendimento escolar sistematizado às crianças do local. A metodologia inicial da instituição se pautou no ens...
Avaliação da incorporação do pó de folhas de moringa (Moringa oleifera Lam.) nas características tecnológicas de bolo
Este estudo objetivou avaliar as características tecnológicas de bolo com a incorporação do pó de folhas de moringa (Moringa oleifera Lam.), seja in natura ou tratado em diferentes solventes em processo de extração sólido-líquido. As diretrizes para alcançar esse objetivo foram: aplicar tratamento de extração sólido-líquido no pó de folhas de moringa (PFM), bem como analisar o efeito da substituição do amido na formulação de bolo pelo PFM in natura e tratados nas características tecnológicas ...
Egressos do curso técnico em Agropecuária na modalidade subsequente: relação do saber de famílias campesinas com o conhecimento científico
As relações entre a teoria e a prática permeiam as preocupações de diferentes autores que buscam, sobretudo, compreender como estes conceitos se entrelaçam ou se separam. Inicialmente, pode-se pensar que são conceitos antagônicos, mas uma análise mais profunda pode revelar que coexistem numa relação dialética, e na maioria das vezes se apresentam como complementares. Nesta perspectiva, objetiva-se identificar as percepções dos egressos do curso Técnico em Agropecuária modalidade subsequente, ...
Dimensões política e pedagógica da Etnomatemática na Escola do Distrito Praça Rica no Município de Vila Pavão - ES
Esta dissertação é um trabalho de pesquisa desenvolvido no Centro Municipal de Educação Agroecológica Artur Pagung localizada no distrito de Praça Rica, município de Vila Pavão, no Estado do Espírito Santo, no Brasil. A pesquisa nos levou a refletir, vivenciar a ETNO-MATEMA-TICA em suas dimensões. A pesquisa teve como objetivo principal analisar a relação da matemática escolar com os conhecimentos cotidianos dos trabalhadores rurais com vistas às dimensões política e pedagógica da etnomatemát...
Fatores que influenciam a evasão na universidade pública - o caso do curso de Zootecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Os estudos acerca da evasão na educação superior envolvem fatores de ordem social, psicológica, política, administrativa, econômica, bem como pedagógica. Observa-se que inúmeros autores vêm destacando as dificuldades de acesso e permanência na educação superior no Brasil, apesar das políticas educacionais implementadas de 2003-2015 terem criado vários programas de ações afirmativas, voltados para ampliação do acesso e permanência de uma camada da população historicamente excluída nas universi...
Assistência estudantil: percepção dos discentes dos cursos de graduação do Instituto Federal do Espírito Santo - campus de Alegre.
Objetivou-se avaliar a percepção dos discentes de graduação beneficiários pelos programas de assistência estudantil do Ifes campus de Alegre, bem como o impacto de tais programas em suas vidas acadêmicas. Participaram da pesquisa os discentes maiores de 18 anos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharel em Ciências Biológicas, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo em Cafeicultura e Engenharia de Aquicultura, beneficiários dos programas de auxílio morad...
As tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem por meio de um sistema de captura e apresentação dos dados climatológicos do IFES Campus Santa Teresa - ES
O objetivo deste estudo é identificar a importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas de apoio pedagógico sob a concepção e desenvolvimento de um sistema web de captura e apresentação dos dados obtidos pela estação meteorológica localizada nas dependências do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Santa Teresa - ES. A pesquisa foi realizada com 15 docentes e 25 discentes distribuídos entre os cursos disponibilizados pelo IFE...
Mediações de ensino e aprendizagem para alunos surdos: a atuação docente no ensino médio
Tendo em vista a política de inclusão atualmente disseminada pelo poder público junto à sociedade a partir da Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, torna-se urgente a necessidade de aprofundar a discussão teórica e didática sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais - Libras no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo, a partir da sua compreensão e prática no âmbito escolar. Esta pesquisa objetiva investigar de que forma os docentes se organizam pedagogicamente para inclui...
“As classes especiais na escola regular sob a ótica da educação inclusiva”: o caso do CIEP 10.19.502 Maestro Heitor Villa Lobos
A presente dissertação de mestrado desenvolve-se a partir da motivação do autor que, ao ter contato com a educação especial no CIEP Maestro Heitor Villa Lobos da rede municipal de ensino regular do Rio de Janeiro no bairro de Santa Cruz, buscou conhecer a realidade das classes especiais na perspectiva da educação inclusiva, por meio do reconhecimento dos sujeitos que atuam no ensino regular, sua trajetória, formação e concepções sobre o processo de inclusão. O objetivo geral foi o de Analisar...
Juventude e violência: cenários turísticos e políticos de Paraty
A cidade de Paraty, considerada Patrimônio Histórico Nacional, que possui belezas naturais e preserva um conjunto arquitetônico através de séculos, investe em agendas e festivais em nível nacional e internacional o ano todo, também concentra em seu território um fenômeno social relacionado às suas juventudes e a violência. Paraty, foi em 2016 uma das 150 cidades do Brasil onde aconteceu mais assassinatos causados por armas de fogo, e ocupou o 48º lugar no ranking da violência nacional. A...
Educação ambiental no currículo escolar do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde
A presente dissertação teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde – Goiás em relação às questões ambientais e se estes possuem consciência acerca dos impactos ambientais e da degradação dos recursos naturais da região em que residem. Assim, partimos do pressuposto que a Educação Ambiental é um dos temas transversais a serem implementados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrize...
Entre o campus e o campo: as interações sociocomunicativas entre Técnicos em Agropecuária e produtores de café do Caparaó
Esta pesquisa constitui-se de uma análise investigativa das relações sociocomunicativas entre Técnicos em Agropecuária egressos do IFES Campus de Alegre-ES e cafeicultores do Caparaó. Foi realizada investigação da atuação do técnico agrícola no exercício de sua função, principalmente no que concerne à sua relação comunicativa com os produtores de café do Caparaó, identificando como se dá o processo interlocutivo entre eles, para buscar as possíveis causas dos ruídos detectados em pesquisa dia...
Aprendizagem ativa como metodologia para formação e desenvolvimento de saberes no ensino superior
Esta pesquisa teve por objetivo compreender e realizar considerações sobre o fenômeno aprendizagem com atividades práticas pedagógicas a partir da metodologia de aprendizagem ativa. Para tanto, elaborou-se o “Curso de implantação de jardim clonal superadensado de café conilon – teoria e prática”, para estudantes matriculados no curso de graduação em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo (Ifes) – Campus Santa Teresa. Tomou-se os prece...
Inclusão: uma análise prática na Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu-RJ
O presente trabalho teve como objetivo analisar a proposta pedagógica de Educação Especial da Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu-RJ, bem como identificar as estratégias pedagógicas da equipe da escola com relação à inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Na metodologia, realizou-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual se entrevistou nove professores que atuam com esses alunos. Para isso, foi utilizado, como instrumento...
Programa escola ativa e seu legado no município de Japeri - RJ
A população do campo, ao longo da história, tem sofrido com desigualdades no âmbito social, econômico e principalmente educacional. A formação continuada específica para os docentes que atuam nas Escolas do Campo, principalmente nas turmas multisseriadas, é um grande desafio para o magistério. A precariedade de políticas públicas direcionadas ao povo do campo e a formação acadêmica do docente que pouco retrata, muitas vezes nem retrata, a existência de turmas com esta composição, tende a form...
Satisfação dos custodiados no processo de inclusão educacional em presídio no interior de Minas Gerais
Esta dissertação traz como objetivo a investigação acerca da satisfação em pessoas privadas de liberdade por participarem do Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos - ENCCEJA. A pesquisa adota como campo de estudo a Unidade Prisional de Guanhães, localizada no interior do estado de Minas Gerais. A Psicologia Positiva traz uma nova concepção, olhando por um novo ângulo, buscando compreender o funcionamento positivo da personalidade ao invés do negativo, do adoeci...
Percepção socioambiental por meio de mapa mental: um estudo com os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre
Este trabalho teve como objetivo estudar a percepção socioambiental que os alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes – Campus de Alegre atribuem a instituição e todos os seus espaços de vivências. A pesquisa, predominantemente qualitativa, foi realizada em 2020 junto a 94 alunos. Para apreender a representação e a percepção socioambiental dos respondentes, foram utilizadas três técnicas: indagação direta, mapa mental e técnica da ass...
Uso do Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre como espaço não formal de educação por professores de Biologia
O Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre foi instituído em 1992, com a finalidade de desenvolver, apoiar e sistematizar ações de educação formal e não formal. O uso de espaços não formais como estratégia de ensino é indicado como forma de diversificação da prática escolar e meio para promover a aprendizagem nesses ambientes, aliados à educação formal. Nesse sentido, este traba...
Compra de alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar no Instituto Federal Goiano
O ‘Programa Nacional de Alimentação Escolar’ (PNAE) é uma política pública gerida pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC). O PNAE visa garantir alimentação adequada e saudável aos alunos do ensino fundamental e médio brasileiro, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o desempenho escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Em 2009, após a sanção da Lei nº 11.947, estabeleceu-se que pelo...
Contribuições da iniciação científica para a formação acadêmica de agrônomos do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí
A presente dissertação investiga a atividade de Iniciação Científica (IC) na formação acadêmica de estudantes do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí, a partir da implantação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), no período de 2015 a 2018, com a hipótese de que a IC contribui para a formação do agrônomo através da pesquisa. A relevância dessa investigação relaciona-se com as possíveis consequências da participação nas at...
- 842 UFRRJ
- 836 Dissertação
- 6 Tese
- 78 2020 - 2022
- 644 2010 - 2019
- 120 2001 - 2009
- 841 application/pdf
- 842 Acesso Aberto