???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6735
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Narrativas históricas como projeto educativo em uma escola rural de Seropédica
Other Titles: Historical narratives as an educational project in a rural school in Seropédica
???metadata.dc.creator???: Marins, Carolina Nunes Collantes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sanchez, Liliane Barreira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sanchez, Liliane Barreira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Wanderley da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Gouvêa, Fernando César Ferreira
???metadata.dc.contributor.referee4???: Machado, João Carlos Bernardo
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência de um projeto pedagógico com narrativas históricas realizada com estudantes da Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA) do colégio Estadual Alice de Souza Bruno, do município de Seropédica, a fim de resgatar as origens do bairro de São Miguel e compreender a realidade local, mediante as transformações do meio rural em que a unidade escolar está inserida. Este trabalho torna-se relevante por elencar as narrativas históricas como um possível método de estudo, a partir das reflexões de Walter Benjamin, que fundamentaram nossas análises, assim como outros autores, tais como: Jeanne-Marie Gagnebin, Hans-Georg Gadamer, Marc Bloch, Peter Burke, Michel de Certeau , Jacques Le Goff, Edward Thompson e Hannah Arendt. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo a referida turma de estudantes em seu processo de elaboração. Após a realização dessa pesquisa, concluímos que as narrativas orais podem em muito colaborar para o resgate e a compreensão da história de uma localidade, assim como para o fortalecimento da identidade cultural de grupos sociais, aqui, em especial, de alunos da NEJA, historicamente negligenciados e excluídos. Ressaltamos que essa pesquisa foi desenvolvida através da análise de entrevistas realizadas por vídeo conferência, devido ao período pandêmico da COVID 19 e preservando o anonimato dos sujeitos.
Abstract: The present work was developed from the experience of a pedagogical project with historical narratives carried out with students of the New Education for Youth and Adults (NEJA) of the Alice de Souza Bruno State College, in the municipality of Seropédica, in order to rescue the origins of the neighborhood. of São Miguel and understand the local reality, through the transformations of the rural environment in which the school unit is inserted. This work becomes relevant because it lists historical narratives as a possible method of study, based on the reflections of Walter Benjamin, who based our analysis, as well as other authors, such as: Jeanne-Marie Gagnebin, Hans-Georg Gadamer, Marc Bloch, Peter Burke, Michel de Certeau, Jacques Le Goff, Edward Thompson and Hannah Arendt. It is a qualitative research, involving the referred group of students in its elaboration process. After carrying out this research, we concluded that oral narratives can greatly contribute to the rescue and understanding of the history of a locality, as well as to the strengthening of the cultural identity of social groups, here, in particular, of NEJA students, historically neglected and excluded. We emphasize that this research was developed through the analysis of interviews carried out by video conference, due to the pandemic period of COVID 19 and preserving the anonymity of the subjects.
Keywords: Narrativas
Memória
Identidade
Aprendizagem
Narratives
Memory
Identity
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MARINS, Carolina Nunes Collantes. Narrativas históricas como projeto educativo em uma escola rural de Seropédica. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6735
Issue Date: 12-Apr-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Carolina Nunes Collantes Marins.pdf2022 - Carolina Nunes Collantes Marins2.38 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.