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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A tecnologia da informação e o cliente bancário como recurso humano: um estudo de caso dos usuários dos caixas eletrônicos nos postos bancários da UFRRJ
Other Titles: The technology of the on line information and it s relationship with the costumer: a study of the users of the electronic cash dispenser in the advanced bank positions of UFRRJ
???metadata.dc.creator???: Silva, Nicéas Alencar da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Boas, Ana Alice Vilas
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo está voltado para o comportamento dos usuários bancários, presentes nos Caixas Eletrônicos dos Postos de Serviços do Banco do Brasil e do Banco Real, localizados no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ele é centrado nas suas percepções de utilização do Internet Banking, o que gerou o tema para o relato da evolução da inclusão da Tecnologia da Informação no setor bancário. Um questionário foi distribuído entre os usuários dos Caixas Eletrônicos, após o uso, perguntando-os sobre algumas características pessoais de forma a identificar correlações estatísticas bem como, sobre suas percepções no uso de Caixas Eletrônicos e serviços de Home banking, fornecendo subsídios às Instituições Bancárias, para um melhor gerenciamento estratégico de seus recursos físicos e humanos. O Estudo de Caso foi a metodologia aplicada, por se tratar de um ambiente natural, dando ênfase à contemporaneidade, com acesso às pessoas e observação do processo em foco. A amostragem é não probabilística, consiste em selecionar os elementos em função de sua presença em um momento preciso (03-07/03/2003). A abordagem foi de forma dirigida, por meio de questionário com questões abertas e fechadas e de múltipla-escolha. Os bancos representam um importante papel no desenvolvimento tecnológico do país, ao integrar, através das redes de comunicação, as agências bancárias, permitindo transações em tempo real. O estudo identificou um nível elevado de aceitação do Home Banking, apesar de ser pouco utilizado, o que foi justificado principalmente pela falta de computador, assim como também, a inacessibilidade da Internet. O desconhecimento e a resistência à nova tecnologia também foram citados, o que implica em outro tipo de investimento, em educação, a ser implementado para que os clientes tenham capacidade para executar as operações on line, incluindo-os no acesso digital. Um ponto de vista a ser considerado é o do custo de um cliente não conseguir realizar o seu papel, implicando na perda de sua auto-estima, necessidade que se não atendida, poderá gerar como resultado para o banco, a perda do cliente. Para a empresa posicionada em um ambiente competitivo, a habilidade de oferecer informação, facilita a construção da imagem junto ao público consumidor.
Abstract: The study has focus in the bank user s behavior, presents in the electronic cash dispenser of the advanced positions of services of the Bank of Brazil and of the Real Bank, located in the campus of the Rural Federal University of Rio de Janeiro. It is centered in their perceptions of use of the Internet Banking, what generated the theme for the report of the evolution of the inclusion of the Technology Information in the banking sector. A questionnaire was distributed among the users of the electronic cash dispenser, after use, asking them on some personal characteristics - in order to identify statistical correlations - and also on their perceptions in the use of electronic cash dispenser and internet banking services, supplying data to the Bank Institutions, for a better strategic administration of their physical and human resources. The Study of the Case was the applied methodology, taking advantage of the natural atmosphere and giving emphasis to the present time, with access to the people and observation of the process in focus. The sampling is not probabilistic, consists of selecting the elements in function of it s presence at a specific moment (03-07/03/2003). The approach was in a driven way, through questionnaire with open and closed subjects and of multiple-choice. The banks has a relevant participation in the technological development of the country, when integrating, through the communication nets, the bank agencies, allowing transactions in real time. The study identified a high level of acceptance of Home Banking, in spite of being little used, what was justified mainly by the computer lack, as well as also the inaccessibility of the Internet. The ignorance and the resistance to the new technology were also mentioned, what implicates in another type of investment, in education, to be implemented for the customers to have capacity to execute the operations on line, including them to the digital access. A point of view to be considered is the cost of a customer not getting to accomplish his/her role, implicating in the loss of his/her self-esteem, need that if will not be taken care of, will be able to generate as result for the bank, the loss of the customer. For the company positioned in a competitive atmosphere, the ability to offer information, help in the construction of the image to the consuming public.
Keywords: Home banking
caixa eletrônico
tecnologia
comportamento
recurso humano
home banking
electronic cash dispenser
technology
behavior
human resource
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: SILVA, Nicéas Alencar da. A tecnologia da informação e o cliente bancário como recurso humano: um estudo de caso dos usuários dos caixas eletrônicos nos postos bancários da UFRRJ. 2004. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2004.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/985
Issue Date: 16-Apr-2004
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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