???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/91
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um estudo sobre a inserção de empreendedorismo no Curso Técnico em Agropecuária no Colégio Agrícola de Camboriú
Other Titles: A study on the insertion of the for entrepreneurship in Agricultural Technical Course at the Colégio Agrícola de Camboriú
???metadata.dc.creator???: Cechet, Luiz Gonzaga 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Boas, Ana Alice Vilas
???metadata.dc.description.resumo???: Empreendedorismo não é ainda uma ciência, embora esteja entre as áreas em que mais se pesquisa e se publica. Sabe-se, porém que empreendedorismo é um fenôme no cultural, ou seja, é fruto de hábitos, práticas e valores das pessoas. Empreender é, acima de tudo, uma atitude mental que engloba a motivação e a capacidade de um indivíduo, isolado ou integrado num organismo, para identificar uma oportunidade e para concretizá-la com o objetivo de produzir um novo valor ou um resultado econômico. Atualmente a educação profissional procura se ajustar às demandas de um mercado de trabalho e das inovações tecnológicas, a fim de proporcionar ao alunado acesso as novas tecnologias e o ajustamento de um determinado conjunto de habilidades e competências através da apreensão do conhecimento, do saber científico e tecnológico, do saber fazer, de habilidades ou domínios operacionais e do saber ser, atitudes indispensáveis nas decisões. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi de investigar e identificar junto a alunos egressos dos cursos técnicos do Colégio Agrícola de Camboriú, as necessidades educacionais sobre empreendedorismo que deverão ser atendidas na elaboração da grade curricular dos Cursos Técnicos do Colégio Agrícola de Camboriú. Verificou-se, ainda, a percepção que os egressos empreendedores têm sobre empreendedorismo, pontos fortes e pontos fracos agregados no decorrer do curso técnico por eles concluído, bem como, se o Colégio Agrícola de Camboriú poderia ter fornecido melhores meios para facilitar o ato de empreender. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza descritiva, com análises quantitativas e qualitativas. Foram aplicados questionários à trinta e dois egressos empreendedores atuantes em vários ramos de negócios dentro da cadeia produtiva. Durante realização das pesquisas com os egressos empreendedores do Colégio Agrícola de Camboriú observou-se que há necessidades educacionais relativas ao empreendedorismo, e que podem ser abrangidas pelas grades curriculares dos cursos técnicos nesta instituição. Os egressos empreendedores na sua maioria foram motivados por oportunidades como: relacionamentos com familiares, formação técnica, percepção de necessidade local e por estímulos de amigos. Definiram como característica empreendedora mais importante para solucionar os problemas de gestão: a criatividade, a autoconfiança, a habilidade e a capacidade de adaptação. Das dificuldades encontradas na gestão do seu negócio, teve como destaque a falta de capital e falta de planejamento. Na sua maioria os egressos empreendedores declaram em ter uma boa visão empreendedora. Percebe-se ser imprescindível que os conteúdos programáticos das disciplinas sejam cuidadosamente planejados. O estudo conclui que a inserção da disciplina de empreendedorismo na grade curricular dos Cursos técnicos do Colégio Agrícola de Camboriú será de grande importância na formação dos futuros técnicos.
Abstract: Entrepreneurship is not as yet a science, although it is among the most researched and most published areas. It is known, however, that entrepreneurship is a cultural phenomenon, that is to say, it is the fruit of peoples habits, practices and values. Entrepreneuring is, above all, a mental attitude which combines the motivation and the capacity of an individual, either on his/her own or integrated within a team, to identify an opportunity and carry it out with the objective of producing a new value or a new economic result. Professional education currently seeks to adjust to the demands of the job market and to technological innovations, intending to offer the student body access to new technology and the adjustment of a certain set of abilities and competenc ies through the accumulation of knowledge, of scientific and technological knowledge, of know-how, of operational abilities or domains and know how to be, indispensable attitudes in decision- making. Given this, the main aim of this research was to investigate and identify, alongside former pupils on technical courses at Colégio Agrícola de Camboriú (the Agricultural College in Camboriu, Santa Catarina), the educational needs concerning entrepreneurship which should be attended to in the elaboration of the curriculum grade for the Technical Courses at Colégio Agrícola de Camboriú.It was also confirmed that the perception former entrepreneurial students have of entrepreneurship, strong points and weak points collected throughout the duration of the technical course they completed, as well as, if the Colégio Agrícola de Camboriú could have provided better means for facilitating the act of entrepreneuring.The methodology used was research of a descriptive nature, with both quantitative and qualitative analyses. Questionnaires were applied to thirty-two former practicing entrepreneurs from various branches of business within the productive chain.During the data collection from the former entrepreneur students at the Colégio Agrícola de Camboriú it was observed that there were educational needs concerning entrepreneurship and they could be encompassed in the curriculum grade of the technical courses at this institute.Most of the former entrepreneurial students were motivated by opportunities such as: relationships with family and friends, technical training, perception of local needs and encouragement from friends.The following are defined as the most important entrepreneurial characteristics for solving management problems: creativity, self-confidence, the ability and the capacity to adapt.Among the difficulties come across in the management of their business, what stands out the most is the lack of capital and lack of planning.Most of the former entrepreneur students insisted they had good entrepreneur vision. Careful planning of the program contents for the disciplines offered is noticeably indispensable.The conclusion of the study is that the insertion of the discipline of entrepreneurship in the curriculum of technical courses at the Colégio Agrícola de Camboriú will be of great importance in the training of future technicians.
Keywords: educação agrícola
empreendedorismo
ensino técnico
egresso
grade curricular
agricultural education
entrepreneurship
technical teaching
former curriculum grade
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CECHET, Luiz Gonzaga. Um estudo sobre a inserção de empreendedorismo no curso técnico em Agropecuária no Colégio Agrícola de Camboriú. 2008. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/91
Issue Date: 9-Jun-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Luiz Gonzaga Cechet.pdfDocumento principal435.36 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.