Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/77
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática |
Título(s) alternativo(s): | Problem solving: a present, dynamic approach for Mathematics teaching |
Autor: | Nunes, Almir |
Primeiro orientador: | Moretti, Alba Regina |
Resumo: | Neste trabalho, buscamos uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em Matemática, por meio de Resoluções de Problemas, por acreditarmos que esse processo utiliza o que o homem já tem nato: a imaginação. Esta metodologia procura motivar o processo de ensino-aprendizagem em Matemática por meio da interdisciplinaridade. Discutimos o desenvolvimento da educação e, por meio de uma pesquisa realizada junto a alunos de escolas públicas estaduais e do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- CTUR, tentamos traçar a postura desses alunos em relação a este processo de ensino-aprendizagem. E, como complementos deste trabalho, apresentamos alguns problemas e sugestões de tratamento dos mesmos junto aos alunos. |
Abstract: | In this work we looked for a reflection on the teaching-learning process in mathematics, through Resolutions of Problems, for we believe this process uses what the man had already born with: the imagination. This methodology tries to motivate the teaching- learning process in mathematics using mathematics relations with other areas. We discussed the development of the education and, through a research carried out with the students of state public schools and the Technical School of the Rural Federal University of Rio de Janeiro - CTUR, we tried to draw students' posture in relation to this teaching-learning process. And, as complement of this work, we dealt with some problems and found solutions with the students, and presented suggestions for new ways of working with new problems. |
Palavras-chave: | matemática resolução de problemas metodologia ensino-aprendizagem educação agrícola. mathematics resolutions of problems methodology teaching-learning agricultural education |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | NUNES, Almir. Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática. 2007, 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/77 |
Data de defesa: | 12-Abr-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007 - Almir Nunes.pdf | 353,19 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.