???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/77
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNunes, Almirpt_BR
dc.contributor.advisor1Moretti, Alba Reginapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6851249342245429por
dc.date.accessioned2016-04-26T16:55:25Z-
dc.date.available2008-02-18pt_BR
dc.date.issued2007-04-12pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Almir. Resolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemática. 2007, 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/77-
dc.description.resumoNeste trabalho, buscamos uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em Matemática, por meio de Resoluções de Problemas, por acreditarmos que esse processo utiliza o que o homem já tem nato: a imaginação. Esta metodologia procura motivar o processo de ensino-aprendizagem em Matemática por meio da interdisciplinaridade. Discutimos o desenvolvimento da educação e, por meio de uma pesquisa realizada junto a alunos de escolas públicas estaduais e do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- CTUR, tentamos traçar a postura desses alunos em relação a este processo de ensino-aprendizagem. E, como complementos deste trabalho, apresentamos alguns problemas e sugestões de tratamento dos mesmos junto aos alunos.por
dc.description.abstractIn this work we looked for a reflection on the teaching-learning process in mathematics, through Resolutions of Problems, for we believe this process uses what the man had already born with: the imagination. This methodology tries to motivate the teaching- learning process in mathematics using mathematics relations with other areas. We discussed the development of the education and, through a research carried out with the students of state public schools and the Technical School of the Rural Federal University of Rio de Janeiro - CTUR, we tried to draw students' posture in relation to this teaching-learning process. And, as complement of this work, we dealt with some problems and found solutions with the students, and presented suggestions for new ways of working with new problems.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 - Almir Nunes.pdf: 361679 bytes, checksum: d00fc90132a60dea0cd4dcbe69512e0a (MD5) Previous issue date: 2007-04-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3531/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17564/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23890/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30284/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36682/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43034/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49434/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55886/2007%20-%20Almir%20Nunes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmatemáticapor
dc.subjectresolução de problemaspor
dc.subjectmetodologiapor
dc.subjectensino-aprendizagempor
dc.subjecteducação agrícola.por
dc.subjectmathematicseng
dc.subjectresolutions of problemseng
dc.subjectmethodologyeng
dc.subjectteaching-learningeng
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleResolução de problemas: uma abordagem atual e dinâmica no ensino da Matemáticapor
dc.title.alternativeProblem solving: a present, dynamic approach for Mathematics teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007 - Almir Nunes.pdf353.19 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.