???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/76
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades
Other Titles: Relation between belief and action of the Physical Education teacher from two agrotechnic federal schools and two technology federal education center of Minas Gerais comparing realities
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Paulo Henrique Soares de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Moraes, Luiz Carlos Couto de Albuquerque
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí e Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba, com sete professores de educação física e 550 alunos, para se determinar a relação existente entre crença e ação dos professores de educação física. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas com os professores, onde foram relacionadas suas crenças, os planejamentos anuais de educação física solicitados aos professores, um questionário de informações demográficas dos professores e um questionário estruturado aos alunos, de acordo com as crenças encontradas nas entrevistas dos professores. Complementando a coleta de informações, as aulas de educação física foram filmadas e anotações suplementares realizadas. A análise dos dados realizou-se através da comparação de informações entre as crenças das entrevistas com as imagens das aulas, que representaram as ações do professor. Os questionários dos alunos, os questionários demográficos e os planejamentos anuais serviram de subsídios para justificarem as ações ou as crenças dos professores. Os resultados obtidos apontaram para uma crença relacionada com as ações dos professores em seis fatores, dentre as oito circunstâncias investigadas. Portanto, considerou-se as crenças dos professores parcialmente associadas às suas ações durante as aulas de educação física.
Abstract: This research was done at the Federal Agrotechnic School of Barbacena, Federal Agrotechnic School of Uberlândia, Federal Educational Technology Center of Bambui and Federal Educational Technology Center of Uberaba with seven physical education teacher s and 550 students to establish the relationship between belief and action of the physical education teachers. The instruments used to data collection basis were semi-structured interviews with the teachers, which ones reported their beliefs, the physical education annual planning requested to the teachers, demographic information questionnaire and a structured questionnaire to the students, based on interviews of the teacher s beliefs. Closing the informations collect, the physical education classes were filmed and supplementary notes were taked. The data analysis was done by the information comparison between the teachers beliefs and their actions registered through video camera. The students questionnaire, the demographic questionnaire and the annual planning served to justify the actions or the beliefs of the teachers. Results indicated that beliefs and actions were congruent in six factors from eight circumstances investigated. Therefore, the teacher s beliefs partly were associated to their actions during the physical education classes.
Keywords: crença
ação
educação física
professor
belief
action
physical education
teacher.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CARVALHO, Paulo Henrique Soares de. Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades. 2007. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/76
Issue Date: 19-Apr-2007
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007 - Paulo Henrique Soares de Carvalho.pdf223.95 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.