???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/76
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Paulo Henrique Soares dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2628101350941631por
dc.contributor.advisor1Moraes, Luiz Carlos Couto de Albuquerquept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0470577013058908por
dc.date.accessioned2016-04-26T16:55:25Z-
dc.date.available2008-05-28pt_BR
dc.date.issued2007-04-19pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Paulo Henrique Soares de. Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades. 2007. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/76-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí e Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba, com sete professores de educação física e 550 alunos, para se determinar a relação existente entre crença e ação dos professores de educação física. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas com os professores, onde foram relacionadas suas crenças, os planejamentos anuais de educação física solicitados aos professores, um questionário de informações demográficas dos professores e um questionário estruturado aos alunos, de acordo com as crenças encontradas nas entrevistas dos professores. Complementando a coleta de informações, as aulas de educação física foram filmadas e anotações suplementares realizadas. A análise dos dados realizou-se através da comparação de informações entre as crenças das entrevistas com as imagens das aulas, que representaram as ações do professor. Os questionários dos alunos, os questionários demográficos e os planejamentos anuais serviram de subsídios para justificarem as ações ou as crenças dos professores. Os resultados obtidos apontaram para uma crença relacionada com as ações dos professores em seis fatores, dentre as oito circunstâncias investigadas. Portanto, considerou-se as crenças dos professores parcialmente associadas às suas ações durante as aulas de educação física.por
dc.description.abstractThis research was done at the Federal Agrotechnic School of Barbacena, Federal Agrotechnic School of Uberlândia, Federal Educational Technology Center of Bambui and Federal Educational Technology Center of Uberaba with seven physical education teacher s and 550 students to establish the relationship between belief and action of the physical education teachers. The instruments used to data collection basis were semi-structured interviews with the teachers, which ones reported their beliefs, the physical education annual planning requested to the teachers, demographic information questionnaire and a structured questionnaire to the students, based on interviews of the teacher s beliefs. Closing the informations collect, the physical education classes were filmed and supplementary notes were taked. The data analysis was done by the information comparison between the teachers beliefs and their actions registered through video camera. The students questionnaire, the demographic questionnaire and the annual planning served to justify the actions or the beliefs of the teachers. Results indicated that beliefs and actions were congruent in six factors from eight circumstances investigated. Therefore, the teacher s beliefs partly were associated to their actions during the physical education classes.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 - Paulo Henrique Soares de Carvalho.pdf: 229233 bytes, checksum: 1b02c82572ea1b30f6526b802c671844 (MD5) Previous issue date: 2007-04-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17706/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24056/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30431/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36795/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43161/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49573/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56020/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcrençapor
dc.subjectaçãopor
dc.subjecteducação físicapor
dc.subjectprofessorpor
dc.subjectbeliefeng
dc.subjectactioneng
dc.subjectphysical educationeng
dc.subjectteacher.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleRelação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidadespor
dc.title.alternativeRelation between belief and action of the Physical Education teacher from two agrotechnic federal schools and two technology federal education center of Minas Gerais comparing realitieseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007 - Paulo Henrique Soares de Carvalho.pdf223.95 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.