???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/72
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Inter e Transdisciplinaridade aplicada na construção significativa do aprendizado da Língua Materna na Educação Agrícola
Other Titles: Inter and Transdisciplinaridade applied in the significant construction of the learning of the native language in the Agricultural Education
???metadata.dc.creator???: Silva, Leila Caravellas da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sanchez, Sandra Barros
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa investigou o nível de aquisição lingüística dos educandos ao iniciarem a 1ª série do Ensino Médio na Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa-ES, tendo como objetivo dirimir distorções e dificuldades que sempre se arrastaram até o fim do ensino básico. Para tanto, era necessário desenvolver uma metodologia adequada às particularidades individuais onde obtivéssemos uma resposta eficaz, então foi pensado numa abordagem qualitativa de atividades com o recurso Inter e Transdisciplinar, assim, dando um formato ao percurso dos diversos Projetos, Seminários de Pesquisa e Mini curso. Os trabalhos tiveram início em 2004, entre os meses de novembro e dezembro, com a utilização de um questionário sócio-cultural para delinear o perfil dos educandos das turmas A e B da 1ª e 3ª séries do Ensino Médio, com concomitância ou não ao Ensino Técnico. Enquanto que no mês de março de 2005, foi aplicado o mesmo questionário sócio-cultural aos alunos das turmas C e D da 1ª série do Ensino Médio que faziam ou não o Técnico, com a mesma intenção do anterior, além do questionário solicitado para verificar o conhecimento lingüístico absorvido e solidificado até o terceiro bimestre. Pude contar com a cordialidade e préstimos de duas professoras da Escola Agrotécnica de Santa Teresa-ES, um professor da 8ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Pretti e uma professora da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Valensini, todos da área de linguagens, estas escolas são vizinhas da EAFST-ES. Esses professores deram suporte as minhas inquietações ao responderem conscientemente aos dois diferentes questionários estrurados, um aberto e outro fechado, me auxiliando com reflexões bastante pertinentes à realidade da nossa comunidade educativa. O primeiro questionário solicitado aos professores teve como base conhecer os procedimentos didático-pedagógicos, a clientela, as dificuldades encontradas no exercício da docência, a integração entre as outras áreas do conhecimento, o domínio das competências e habilidades lingüísticas, construção da aprendizagem. O outro, abordou os conteúdos associados à práxis pedagógica dirigida ao ensino da Língua Portuguesa, alinhavado aos instrumentos que são utilizados à mediação da internalização dos saberes significativos. Os resultados preliminares apresentaram uma realidade social e educacional muito diversificada, sintomas que acarretaram um deslocamento momentâneo no aprendizado da língua, na maior parte da turma trabalhada, porém, progressivamente, esse quadro foi tomado por paradigmas pluridisciplinares, centralizado em atividades desenvolvidas e produzidas com cria tividade pelos alunos. Acredito ser através da reflexão, diálogo e participação integradora de todos da e na educação que se construirá uma sociedade do conhecimento honestamente inclusiva.
Abstract: This research investigated the level of linguistic acquisition of the students who began the First Grade of the High School at Escola Federal Agrotécnica de Santa Teresa-ES, having as aim to decrease the problems and the difficulties that always continued until the end of the basic teaching. For this, it was necessary to develop an appropriate methodology to the individual particularities to have an effective answer. So, it was thought of a quality approach of activities with the resource of Inter and Transdisciplinarity. Thus, it gave form to the route of Projects, Mini Courses and Seminars. The works began in 2004, between November and December, with the use of a partner-cultural questionnaire to outline the students profile at 1st and 3rd grades A and B of the High School, in conjunction or not with the technical teaching. Whereas, in March of 2005 the same partner-cultural questionnaire was requested to students of grades C and D of the High School who took or not the technical teaching, with the same purpose of the previous, and also a requested questionnaire to verify the linguistic knowledge absorbed and crystallized until the third bi-month. I could count with the cordiality and services of two teachers of the Escola Agrotécnica de Santa Teresa-ES, a teacher of the 8th degree of the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Pretti and a teacher of the 8th degree of the Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Valensini. All of the of the area of languages, these schools are neighboring EAFST-ES. Those teachers supported my inquietudes by answering consciously to the two different structured questionnaires, one which was open and another one, aiding me with quite pertinent reflections to our educational community's reality. The first questionnaire requested to the teachers had as purpose to know the didactic-pedagogic procedures, the clientele, the difficulties found in the exercise of the teaching, the integration among the other areas of the knowledge, the domain of the competence and linguistic abilities, constructions of the learning. The other one handled the content associated to the pedagogic praxis driven to the teaching of the Portuguese Language, tacked to the instruments that are used to the mediation of the internalization of significant knowledges. The preliminary results presented a social and education reality very diversified, symptoms that cart a momentary displacement in the learning of the language, in most of the worked group, however, progressively, that picture was taken by multi-disciplinary paradigms, centralized in developed activities and produced with creativity by the students I believe that being through reflection, dialogue and integrated participation of all who are involved in the educational process that an inclusive and honest society will be built.
Keywords: construção do conhecimento significativo
língua materna e língua portuguesa
inter e transdisciplinaridade
educação agrícola
construction of the significant knowledge
native language andportuguese language
inter and transdisciplinaridade agricultural education.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Educação Agrícola
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Leila Caravellas da. Inter and Transdisciplinaridade applied in the significant construction of the learning of the native language in the Agricultural Education. 2006. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/72
Issue Date: 31-Oct-2006
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006-Leila Caravellas Silva.pdf2.03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.