???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/137
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Importância da Cooperativa-escola na formação do Técnico em Agropecuária.
???metadata.dc.creator???: Morais, Raimundo Nonato de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Boas, Ana Alice Vilas
???metadata.dc.description.resumo???: A valorização da cooperativa-escola e a tentativa de resgatar seu papel na formação do educando têm se tornado primordial nos dias de hoje, pois as pessoas estão cada vez mais dispostas a trabalhar de forma associada. Através das cooperativas-escolas, o aluno desenvolve atividades que constituem um aprendizado de vida. O aluno é quem decide sobre os destinos da sua entidade, através de reuniões e assembléias gerais. As atividades desenvolvidas pelo aluno podem contribuir para melhoria do sistema de ensino agrícola. Pois, ele pode divulgar em sua região os propósitos e vantagens da cooperação e contribuir para que outras pessoas possam constituir cooperativas e trabalhar de forma associativa. Além de contribuir para a formação de novas lideranças e para socializar os conteúdos de ensino. Assim, esta pesquisa buscou investigar o modelo de aprendizagem do aluno-associado através da sua atuação na cooperativa e descrever o seu envolvimento junto ao quadro social da cooperativa-escola. O estudo foi realizado no âmbito da Escola Agrotécnica Federal de Crato CE. Os dados foram coletados junto aos alunos e professores por meio da aplicação de questionários. As informações coletadas permitiram descrever o papel da cooperativa-escola na formação do técnico em agropecuária. Concluiu-se que para os alunos e para os professores o modelo de aprendizagem predominante na cooperativa ainda é tradicional. Portanto, a filosofia do cooperativismo e da cooperativa-escola precisam ser melhor divulgada no âmbito da própria cooperativa e da escola.
Abstract: The valorization of the School-cooperative and the attempt of rescuing its role in the student's formation have become primordial nowadays, because the people are willing to work more and more in a more collaborative style. Through this kind of cooperative, the student develops activities that constitute a kind of life learning. The student is who decides on the destiny of his own entity through meetings and general assemblies. The activities developed by the student can contribute for the development of the agricultural teaching, because the students can advertise on their own areas the purposes and the advantages of cooperation. They may also contribute for the formation of new leaderships and to socialize the contents of teaching. For these reasons, this research seeks to investigate the model of the student s learning through his works within cooperative and to describe the associated student's commitment with the committee members. The fieldwork was carried on at the Escola Agrotécnica Federal de Crato CE. The data was gathered among the students through questionnaires. We hope the gathered data allow describing the hole of cooperative-school in the formation of the Farming Technician. In summary, according to the students points of view the prevailing model of learning within the cooperative is still very traditional. For this reason, the cooperativism philosophy and even the school-cooperativism philosophy need to be better advertised even inside of the institution and its own campus.
Keywords: cooperativismo
educação
gestão
cooperativism
education
management.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Educação Agrícola
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MORAIS, Raimundo Nonato de. A Importância da Cooperativa-escola na formação do Técnico em Agropecuária.. 2009. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/137
Issue Date: 27-Apr-2009
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Raimundo Nonato de Morais.pdf5.25 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.