???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6147
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso do AutoCAD no processo de ensino-aprendizagem de geometria plana e espacial nas aulas de Matemática do segundo ano do curso técnico do IFMG-SJE
Other Titles: The use of AutoCAD in the teaching-learning process of plane and spatial geometry in Mathematics classes for the second year of the technical course at IFMG-SJE
???metadata.dc.creator???: Mafra, Fernando Henriques 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Rosa Cristina
???metadata.dc.contributor.referee1???: Monteiro, Rosa Cristina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Gabriel de Araujo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, José Fernandes da
???metadata.dc.description.resumo???: O grande desafio do professor é manter a atenção dos alunos durante o processo de ensino, conseguir que os alunos aprendam e estejam envolvidos no processo, que eles participem do assunto envolvido imaginando, visualizando e sobretudo, entendendo. Este desafio torna-se ainda mais complexo quando o professor necessita da imaginação dos alunos para que o processo transcorra de maneira simples e objetiva. Este estudo trata da utilização de uma ferramenta gráfica computacional para o auxílio da disciplina de matemática na matéria de geometria plana e espacial, com o objetivo de promover a compreensão das formas geométricas e na percepção de seus volumes no ambiente tridimensional, sem depender da imaginação abstrata do aluno durante o processo de visualização A ferramente permite ainda explorar outras fontes de saberes, diversificando a maneira como os alunos podem aprender. Umas destas maneiras observadas e propostas nesse trabalho é com o uso do AutoCAD, que além de permitir que o aluno entenda e aprenda, possibilita também o treinamento de sua inteligência espacial, o que facilitará o seu entendimento das formas, noção de espaço e volume. Este trabalho relata um trabalhp realizado com o objetivo de mostrar ao aluno uma diferente maneira de aprender a geometria em um ambiente computacional e avaliar posição dos alunos participantes quanto à metodologia utilizada, interpondo perguntas sobre a sua visão dos métodos , sua satisfação e o nível de entendimento alcançado..
Abstract: The teacher's major challenge is to engage students in the teaching process, to get students to learn and stay involved in the process, making them participate in the subject, imagining, visualizing and above all, understanding. The challenge becomes even more complex when the teacher needs the students' imagination to make the process simple and objective. This study deals with the use of a computational graphical tool to assist the work of mathematics in the area of flat and spatial geometry, with the objective of performing the work as a geometric form and the perception of its volumes in the three dimensional environment, without recognition only of the imagination of the student during the process of visualizing the mint of the form, be it planned or extrusion of geometric forms. Explore other media sources by diversifying a way the learner can learn. The additional effort of observation and alert about the work with the use of AutoCAD, besides allowing the student to understand and learn, also allows the training of their spatial intelligence, which facilitates their understanding of the forms, the notion of space and volume. This work aims to show the student a different way of learning the geometry in a computational environment and raise questions about his vision of the methods employed, his satisfaction and his level of understanding before the presented proposal.
Keywords: Educação
Educação matemática
Geometria plana e espacial
Inteligências múltiplas
Inteligência espacial
AutoCAD
Education
Mathematical Education
Plane and Spatial Geometry
Multiple Intelligences
Space Intelligence
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MAFRA, Fernando Henriques. O uso do AutoCAD no processo de ensino-aprendizagem de geometria plana e espacial nas aulas de matemática do segundo ano do curso técnico do IFMG-SJE. 2020. 32 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6147
Issue Date: 14-Feb-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Fernando Henriques Mafra.pdf1.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.