???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6147
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMafra, Fernando Henriques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9932449044153762por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.referee2Santos, Gabriel de Araujo-
dc.contributor.referee3Silva, José Fernandes da-
dc.date.accessioned2022-12-16T17:26:35Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationMAFRA, Fernando Henriques. O uso do AutoCAD no processo de ensino-aprendizagem de geometria plana e espacial nas aulas de matemática do segundo ano do curso técnico do IFMG-SJE. 2020. 32 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6147-
dc.description.resumoO grande desafio do professor é manter a atenção dos alunos durante o processo de ensino, conseguir que os alunos aprendam e estejam envolvidos no processo, que eles participem do assunto envolvido imaginando, visualizando e sobretudo, entendendo. Este desafio torna-se ainda mais complexo quando o professor necessita da imaginação dos alunos para que o processo transcorra de maneira simples e objetiva. Este estudo trata da utilização de uma ferramenta gráfica computacional para o auxílio da disciplina de matemática na matéria de geometria plana e espacial, com o objetivo de promover a compreensão das formas geométricas e na percepção de seus volumes no ambiente tridimensional, sem depender da imaginação abstrata do aluno durante o processo de visualização A ferramente permite ainda explorar outras fontes de saberes, diversificando a maneira como os alunos podem aprender. Umas destas maneiras observadas e propostas nesse trabalho é com o uso do AutoCAD, que além de permitir que o aluno entenda e aprenda, possibilita também o treinamento de sua inteligência espacial, o que facilitará o seu entendimento das formas, noção de espaço e volume. Este trabalho relata um trabalhp realizado com o objetivo de mostrar ao aluno uma diferente maneira de aprender a geometria em um ambiente computacional e avaliar posição dos alunos participantes quanto à metodologia utilizada, interpondo perguntas sobre a sua visão dos métodos , sua satisfação e o nível de entendimento alcançado..por
dc.description.abstractThe teacher's major challenge is to engage students in the teaching process, to get students to learn and stay involved in the process, making them participate in the subject, imagining, visualizing and above all, understanding. The challenge becomes even more complex when the teacher needs the students' imagination to make the process simple and objective. This study deals with the use of a computational graphical tool to assist the work of mathematics in the area of flat and spatial geometry, with the objective of performing the work as a geometric form and the perception of its volumes in the three dimensional environment, without recognition only of the imagination of the student during the process of visualizing the mint of the form, be it planned or extrusion of geometric forms. Explore other media sources by diversifying a way the learner can learn. The additional effort of observation and alert about the work with the use of AutoCAD, besides allowing the student to understand and learn, also allows the training of their spatial intelligence, which facilitates their understanding of the forms, the notion of space and volume. This work aims to show the student a different way of learning the geometry in a computational environment and raise questions about his vision of the methods employed, his satisfaction and his level of understanding before the presented proposal.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-12-16T17:26:35Z No. of bitstreams: 1 2020 - Fernando Henriques Mafra.pdf: 1699437 bytes, checksum: 55aacd9aaad39b4d0350eba73961b48b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-16T17:26:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Fernando Henriques Mafra.pdf: 1699437 bytes, checksum: 55aacd9aaad39b4d0350eba73961b48b (MD5) Previous issue date: 2020-02-14eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71446/2020%20-%20Fernando%20Henriques%20Mafra.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALLAN BRITO. Migrando dos tijolos para os pixels! 2019. Disponível em: https://www.allanbrito.com/2018/12/17/download-gratuito-do-autocad-2019/. Acesso em:13 mai. 2019. ALMEIDA, M. E. B. O aprender e a Informática: A arte do possível na formação do professor. MEC/SEED/PROINFO, 1999. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=40245>. Acesso em: 09 maio 2017. BASTOS, João Augusto de Souza Leão Almeida. O diálogo da educação com a tecnologia. Disponível em: <http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutecct/article/viewFile/1985/1392>. Acesso em: 28 de jun. 2019. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. BORGES, Márcia de Freitas Vieira. Inserção da informática no ambiente escolar: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino. 2008. Disponível em: <http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/viewFile/972/958>. Acesso em: 28 de jun. de 2019. BRANDÃO, C. R. O que é educação. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 2007. BRUNER, J. O. Processo da educação Geral. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1991. CADKLEIN - O seu Site de CAD/BIM, A vida antes do AutoCAD. 2019. Disponível em: http://www.cadklein.com.br/a-vida-antes-do-autocad/ Acesso em: 13 mai. 2019. CLEMENTE, et al. ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PERIÓDICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Disponível em: <http://www.ufjf.br/emem/files/2015/10/ENSINO-E-APRENDIZAGEM-DAGEOMETRIA-UM-ESTUDO-A-PARTIR-DOS-PERI%C3%93DICOS-EMEDUCA%C3%87%C3%83O-MATEM%C3%81TICA.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2019. FERREIRA, Aurélio B. de H. Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: Nova Fronteira, 1999. FREIRE, F. M. P.; VALENTE, J. A. (orgs.). Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001. FÜRKOTTER, M.; MORELATTI, M. R. M. A Geometria da Tartaruga: uma introdução à Linguagem LOGO. In: SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA, 4, 2009, Presidente Prudente, Anais… Presidente Prudente, 2009. p. 1-29. GABINI, W. S. Informática e ensino de Química: investigando a experiência de um grupo de professores. Bauru, SP, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Bauru, SP, 2005. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao. As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Oficina Universitária. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. 238 p. GRUPO ESCOLAR. Geometria Plana. 2019. Disponível em: <https://www.grupoescolar.com/pesquisa/geometria-plana.html>. Acesso em:13 mai. 2019. GRZESIUK, D. F. Ferramentas de informática usadas na educação. UTFR - Campus Medianeira, 2008. Iezzi, Gelson , et al. Fundamentos de Matemática Elementar - Vol. 11 - 2ª Ed. 2013. LAKATOS, E.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 68 p. LEMOS, Karina de Carvalho; HILÁRIO, Joslaine C. B. de Carvalho; SILVA, Mara Izidoro da. Estudo de ferramentas de informática para auxílio nas aulas dos cursos oferecidos pelo Campus São João Evangelista. TCC. IFMG-SJE. 2013 OLIVEIRA, Vilma dos Santos. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE. 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uenp_mat_artigo_vilma_dos_santos_oliveira.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2018. PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária Ltda, 1964. PINTO, A. V. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. ROCHA, Sinara Socorro Duarte. O uso do Computador na Educação: a Informática Educativa. Revista Espaço Acadêmico, n. 85, jun. 2008. Disponível em: <https://3c726bc3-a-62cb3a1a-s-sites.googlegroups.com/site/prntextos2/educacao-matematica/TCInform%C3%A1ticaEducativa.pdf?attachauth=ANoY7crZrzG85qyO4VvsmbF2Vcq4GSUmm5ZEHC6W0yhvT4eSeIfpyNOaqTlkZkDZcfNgS1-9vUk6Ngy4gQWPfLJ2p5l_QLu3ajGH_qXaSPjEfra8WWNcXi_QaDM3vEnsDJHETOg6SMt2gaSX0C1APQErutro1r9io1fM5922pSkfgZSN3uoBjW39kSBg8fk0d7kZQxKN9C1bDouTgD8xI0UxLnXZwtiu5cSPhVNtUXoJHPX1EALR1ixZ6PiO8sk2kA_sHDbmiVR&attredirects=2>. Acesso em: 14 mar. 2018. SILVA, Miriam G. P. da. O computador na perspectiva do desenvolvimento profissional do professor. Campinas, SP: FEA, 1997. (Tese, Doutorado em Educação). TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9. ed. rev. e ampl. São Paulo: Érica, 2012. TEIXEIRA, E. C. A. Educação e novas tecnologias: o papel do professor diante desse cenário de inovações. Webartigos, [S. I.], 24 jul. 2010. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/43328/1/EDUCACAO-E-NOVAS-TECNOLOGIAS-OPAPEL-DOPROFESSOR-DIANTE-DESSE-CENARIO-DE-INOVACOES/pagina1.html>. Acesso em: 28 jun. 2019.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectGeometria plana e espacialpor
dc.subjectInteligências múltiplaspor
dc.subjectInteligência espacialpor
dc.subjectAutoCADpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMathematical Educationeng
dc.subjectPlane and Spatial Geometryeng
dc.subjectMultiple Intelligenceseng
dc.subjectSpace Intelligenceeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO uso do AutoCAD no processo de ensino-aprendizagem de geometria plana e espacial nas aulas de Matemática do segundo ano do curso técnico do IFMG-SJEpor
dc.title.alternativeThe use of AutoCAD in the teaching-learning process of plane and spatial geometry in Mathematics classes for the second year of the technical course at IFMG-SJEeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Fernando Henriques Mafra.pdf1.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.