???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5649
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação agrícola: influência de estudo experimental com Moringa oleifera (Lam.) na alimentação de frangos de corte no processo de ensino-aprendizagem de discentes de Curso Técnico Integrado em Agropecuária
Other Titles: Agricultural education: influence of an experimental study with Moringa oleifera (Lam.) in the feeding of broilers in the teaching-learning process of students of the Integrated Technical Course in Agriculture
???metadata.dc.creator???: Lavor, Aparecido Weyne 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sanavria, Argemiro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sanavria, Argemiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Thomé, Sandra Maria Gomes
???metadata.dc.contributor.referee3???: Vilela, Joice Aparecida Rezende
???metadata.dc.contributor.referee4???: Santos, Tiago Marques dos
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivo analisar a influência de práticas pedagógicas de campo no processo de ensino-aprendizagem de discentes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus São João Evangelista (SJE), tendo como tema gerador a realização de um estudo experimental com Moringa oleifera (Lam.) na alimentação de frangos de corte, com o uso da moringa como substituta de ingredientes tradicionais da ração de aves. Foram utilizados métodos qualitativos para avaliar a participação dos alunos na pesquisa, tais como a observação e a realização de entrevistas semiestruturadas na coleta de dados. Utilizou-se, também, métodos quantitativos para subsidiar as análises específicas contidas em capítulo exclusivo que trata do experimento com a Moringa oleifera. Dentre os resultados obtidos foi possível, a partir das discussões e dos achados, constatar que a experimentação é uma importante ferramenta pedagógica para a melhoria do aprendizado no ensino médio/técnico. Com relação à participação dos alunos, é possível afirmar a relevância de elementos do seu cotidiano na realização de atividades práticas e de pesquisa, a exemplo de experimentos, e que contextualizadas possibilitam a troca de saberes, favorecendo o desenvolvimento na aprendizagem. Ao trazer a sua realidade para o ambiente escolar, estes estudantes compreendem melhor a importância de se articular o fenômeno observado com a teoria aprendida em sala de aula. E ainda que o experimento tenha ocorrido em um momento atípico, em meio à pandemia do novo coronavírus, confirmou-se a sua importância justamente por, mesmo ocorrendo em uma conjuntura adversa, ter possibilitado aos alunos acompanhar presencialmente o experimento, promovendo motivação e colocando-os em contato direto com a rotina da produção científica e seus fins. Dentre as conclusões, é possível afirmar que os experimentos realizados com o envolvimento de discentes são potenciais aliados tanto do ensino para o professor, quanto do aprendizado para os alunos, motivando e despertando o interesse para avançar na busca do conhecimento científico. Por fim, diante das dificuldades encontradas para a construção do experimento e da pesquisa, devido às limitações sanitárias, não foi possível afirmar que todos os achados são conclusivos. Entretanto, reitera-se que várias das observações encontram respaldo no referencial teórico apresentado na revisão de literatura, demonstrando a assertividade e a correção dos instrumentos e dos caminhos metodológicos utilizados para a consecução deste trabalho.
Abstract: This study aimed to analyze the influence of field pedagogical practices on the teaching-learning process of students of the Integrated Technical Course in Agriculture at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais (IFMG), Campus São João Evangelista (SJE) , having as its main theme the realization of an experimental study with Moringa oleifera (Lam.) in the feeding of broilers, with the use of moringa as a substitute for traditional ingredients in poultry feed. Qualitative methods were used to assess students' participation in the research, such as observation and semi-structured interviews during data collection. Quantitative methods were also used to support the specific analyzes contained in an exclusive chapter that deals with the experiment with Moringa oleifera. Among the results obtained, it was possible, from the discussions and findings, to verify that experimentation is an important pedagogical tool for improving learning in secondary/technical education. Regarding the participation of students, it is possible to affirm the relevance of elements of their daily lives in carrying out practical and research activities, such as experiments, and that contextualized allow the exchange of knowledge, favoring the development of learning. By bringing their reality to the school environment, these students better understand the importance of articulating the phenomenon observed with the theory learned in the classroom. And even though the experiment took place at an atypical moment, in the midst of the new coronavirus pandemic, its importance was confirmed precisely because, even taking place in an adverse situation, it made it possible for students to accompany the experiment in person, promoting motivation and placing them those in direct contact with the routine of scientific production and its purposes. Among the conclusions, it is possible to affirm that the experiments carried out with the involvement of students are potential allies of both teaching for the teacher and learning for students, motivating and arousing interest to advance in the search for scientific knowledge. Finally, given the difficulties encountered in the construction of the experiment and research, due to sanitary limitations, it was not possible to state that all the findings are conclusive. However, it is reiterated that several of the observations are supported by the theoretical framework presented in the literature review, demonstrating the assertiveness and correctness of the instruments and methodological paths used to carry out this work.
Keywords: Moringa oleífera
Experimentos no ensino médio e técnico
Ensino- Aprendizagem
Institutos Federais
Experiments in secondary and technical education
Teaching- Learning
Federal Institutes.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: LAVOR, Aparecido Weyne. Educação agrícola: influência de estudo experimental com Moringa oleifera (Lam.) na alimentação de frangos de corte no processo de ensino-aprendizagem de discentes de Curso Técnico Integrado em Agropecuária. 2022. 53 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5649
Issue Date: 2-Feb-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Aparecido Weyne Lavor.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.