???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5644
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise de conteúdo: contextualização no ensino de Matemática no Ensino Fundamental
Other Titles: Content analysis: contextualization in Mathematics teaching in Elementary School
???metadata.dc.creator???: Afonso, Márcio Alves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Oliveira, Cristina Coutinho de
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho abordou o ensino de Matemática contextualizado no Ensino Fundamental II com o objetivo de analisar dissertações que utilizaram a contextualização como instrumento pedagógico para o ensino de Matemática. Apresentamos neste trabalho, por meio do ensino da matemática contextualizada, possíveis caminhos para tornar as aulas mais agradáveis e alcançar um melhor entendimento dos conceitos pelos alunos. Assim, buscamos na literatura meios de enriquecer nosso entendimento sobre o significado da utilização da contextualização matemática em sala de aula. A questão que norteou esta dissertação foi: como a contextualização vem sendo utilizada de modo a promover o ensino e tornar as aulas mais interessantes e prazerosas? Para responder a esta pergunta, buscamos fundamentar esta dissertação destacando a importância de utilizar autores que defendam a utilização desta contextualização matemática em um sistema de ensino escolar. Para alcançarmos nosso objetivo geral, analisamos quatorze dissertações que abordaram o tema contextualização no Ensino Fundamental no período de 2016 a 2020 presentes no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Após analisarmos as dissertações dialogando com nosso referencial teórico, foi possível concluir que, sim, é possível proporcionar ensino de qualidade com aulas mais agradáveis.
Abstract: This paper addressed the teaching of mathematics contextualized in elementary school II with the aim of analyzing dissertations that used contextualization as a pedagogical tool for teaching mathematics. We present in this work, through the teaching of contextualized mathematics, possible ways to make classes more enjoyable and achieve a better understanding of the concepts by the students. Thus, we searched in the literature ways to enrich our understanding of the meaning of using mathematical contextualization in classroom. The question that guided this dissertation was: how has contextualization been used to promote teaching and makeclasses more interesting and enjoyable? To answer this question, we basedthis dissertation on the importance of using authors who defend the use of mathematical contextualization in a school teaching system. To achieve our general objective, we analyzed fourteen dissertations that addressed the topic of contextualization in elementary school in the period from 2016 to 2020 present in CAPES's directory of theses and dissertations. After analyzing the dissertations in dialogue with our theoretical frame, it was possible to conclude that, yes, it is possible to provide quality teaching with more enjoyable classes.
Keywords: Contextualização
Matemática
Ensino Fundamental
Análise de Conteúdo
Contextualization
Mathematics
Elementary Education
Content Analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: AFONSO, Márcio Alves. Análise de conteúdo: contextualização no ensino de Matemática no Ensino Fundamental. 2022. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa Pós-Graduação em Educação Agrícola PPGEA. Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5644
Issue Date: 6-Jan-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Márcio Alves Afonso.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.