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dc.creatorAfonso, Márcio Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2087116651422146por
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee2Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.referee3Oliveira, Cristina Coutinho de-
dc.date.accessioned2022-05-11T20:05:44Z-
dc.date.issued2022-01-06-
dc.identifier.citationAFONSO, Márcio Alves. Análise de conteúdo: contextualização no ensino de Matemática no Ensino Fundamental. 2022. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa Pós-Graduação em Educação Agrícola PPGEA. Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5644-
dc.description.resumoEste trabalho abordou o ensino de Matemática contextualizado no Ensino Fundamental II com o objetivo de analisar dissertações que utilizaram a contextualização como instrumento pedagógico para o ensino de Matemática. Apresentamos neste trabalho, por meio do ensino da matemática contextualizada, possíveis caminhos para tornar as aulas mais agradáveis e alcançar um melhor entendimento dos conceitos pelos alunos. Assim, buscamos na literatura meios de enriquecer nosso entendimento sobre o significado da utilização da contextualização matemática em sala de aula. A questão que norteou esta dissertação foi: como a contextualização vem sendo utilizada de modo a promover o ensino e tornar as aulas mais interessantes e prazerosas? Para responder a esta pergunta, buscamos fundamentar esta dissertação destacando a importância de utilizar autores que defendam a utilização desta contextualização matemática em um sistema de ensino escolar. Para alcançarmos nosso objetivo geral, analisamos quatorze dissertações que abordaram o tema contextualização no Ensino Fundamental no período de 2016 a 2020 presentes no catálogo de teses e dissertações da CAPES. Após analisarmos as dissertações dialogando com nosso referencial teórico, foi possível concluir que, sim, é possível proporcionar ensino de qualidade com aulas mais agradáveis.por
dc.description.abstractThis paper addressed the teaching of mathematics contextualized in elementary school II with the aim of analyzing dissertations that used contextualization as a pedagogical tool for teaching mathematics. We present in this work, through the teaching of contextualized mathematics, possible ways to make classes more enjoyable and achieve a better understanding of the concepts by the students. Thus, we searched in the literature ways to enrich our understanding of the meaning of using mathematical contextualization in classroom. The question that guided this dissertation was: how has contextualization been used to promote teaching and makeclasses more interesting and enjoyable? To answer this question, we basedthis dissertation on the importance of using authors who defend the use of mathematical contextualization in a school teaching system. To achieve our general objective, we analyzed fourteen dissertations that addressed the topic of contextualization in elementary school in the period from 2016 to 2020 present in CAPES's directory of theses and dissertations. After analyzing the dissertations in dialogue with our theoretical frame, it was possible to conclude that, yes, it is possible to provide quality teaching with more enjoyable classes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-05-11T20:05:44Z No. of bitstreams: 1 2022 - Márcio Alves Afonso.pdf: 1053166 bytes, checksum: c87246ce1b3d2120d4a3ed1690d3e35f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-11T20:05:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022 - Márcio Alves Afonso.pdf: 1053166 bytes, checksum: c87246ce1b3d2120d4a3ed1690d3e35f (MD5) Previous issue date: 2022-01-06eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69268/2022%20-%20M%c3%a1rcio%20Alves%20Afonso.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABREU, Carlos Eduardo de Paula; FERREIRA, Francinildo Nobre. O ensino da matemática: contextualização e prática através do estudo do parafuso sextavado. Cadernos de Educação Básica, v. 4, n. 1, p. 36-57, 2019. ALBUQUERQUE, A. de S. Linguagem Matemática: Conhecimentos e Usos de Simbologias na Interpretação de Problemas. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Juazeiro. Juazeiro, 72p. 2019. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Ensinar, Aprender, Apreender e Processos de Ensinagem. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate.(orgs) In: Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, 10. ed. - Joinville, SC: Editora Univille, 2015. AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Livraria Martins Fontes. São Paulo, 1977. 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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectAnálise de Conteúdopor
dc.subjectContextualizationeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectElementary Educationeng
dc.subjectContent Analysiseng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleAnálise de conteúdo: contextualização no ensino de Matemática no Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeContent analysis: contextualization in Mathematics teaching in Elementary Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
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