???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4839
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Das lendas aos quadrinhos: a retextualização e o ensino dos tipos de discurso
Other Titles: From legends to the comics: the retextualization and the teaching of the types of discourses
???metadata.dc.creator???: Nascimento, Marcelo de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fonseca, Rívia Silveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Gerson Rodrigues da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Xavier, Anderson da Costa
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo principal desenvolver a habilidade dos alunos em lidar com o discurso direto e com o discurso indireto utilizando o processo de retextualização de lendas indígenas em história em quadrinhos como meio de apropriação dessa habilidade. A hipótese aventada propõe que a retxtualização de um gênero textual produzido integralmente em linguagem verbal para um gênero textual composto por linguagem verbal e linguagem visual promove a aprendizagem dos tipos de discurso de maneira eficaz. Para testar a hipótese, foram estabelecidas as etapas de diagnose do conhecimento prévio dos alunos acerca dos assuntos envolvidos na pesquisa por meio de atividades desenvolvidas em sala de aula e aplicação de atividades na forma de sequência didática que resultaram em uma produção final destinada à comprovação da hipótese. Para condução da pesquisa foram utilizadas obras de pequisadores envolvidos no estudo dos gêneros como Bakhtin e Marcuschi, no estudo da retextualização, como Delli’sola e do estudo das histórias em quadrinhos como Cagnin e Moya. A metodologia adotada utilizou a pesquisa-ação como forma atuação por se adequar ao objetivo geral deste trabalho.
Abstract: This work has as a main goal to develop the students' ability in dealing with the direct discourse and the indirect discourse using the process of retextualization of indigenous legends into comic books as a means of appropriating this ability. The suggested hypothesis proposes that the retextualization of a textual genre wholly produced in verbal language to a textual genre composed of verbal language and visual language promotes the learning of the types of discourse in an effective way. In order to test the hypothesis, the stages of diagnosis of students' prior knowledge about the subjects involved in the research were established through activities developed in the classroom and application of activities in the form of didactic sequence that resulted in a final production aimed at proving the hypothesis. In order to conduct the research, works of researchers involved in the study of genres such as Bakhtin and Marcuschi, in the study of retextualization, such as Delli'sola and the study of comics such as Cagnin and Moya were used. The adopted methodology used the action research as an actuation way for it fits the general objective of this work.
Keywords: Discurso
Retextualização
Lendas
História em quadrinhos
Discourse
Retextualization
Legends
Comic books
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: NASCIMENTO, Marcelo de Oliveira. Das lendas aos quadrinhos: a retextualização e o ensino dos tipos de discurso. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Pró-Reitoria de pesquisa e pós-graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4839
Issue Date: 28-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Marcelo de Oliveira Nascimento.pdf6.95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.