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Trilha didática para o uso do aí no Ensino Fundamental: oralidade>escrita>oralidade
Esta dissertação apresenta os fundamentos teóricos e metodológicos de um circuito didático, a que denominamos trilha, para estudo e uso da palavra aí no Ensino Fundamental. Estudos linguísticos (MARTELOTTA, 1993, 1996; TAVARES, 2001, 2009) demonstram a gramaticalização dessa palavra em construções presentes na oralidade. Na escola, o aluno geralmente conhece o uso do aí com base apenas na descrição das gramáticas normativas, que o inserem na classe dos advérbios, considerando-o um circunstanc...
Ensino de concordância nominal de número no 6º ano do ensino fundamental numa perspectiva variacionista
A concordância nominal de número tem sido um tema abordado por pesquisas sociolinguísticas (SCHERRE, 1988, 1994; NARO; SCHERRE, 1998, entre outros), uma vez que constitui um fenômeno morfossintático variável em diferentes níveis de fala e escrita do Português Brasileiro. Com base no aporte teórico da Sociolinguística Variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) e suas contribuições ao ensino (COAN; FREITAG, 2010; VIEIRA; FREIRE, 2014; CYRANKA, 2014), em particular a aplicação dos contínuos ...
O protagonismo negro nos cordéis de Jarid Arraes: uma proposta de letramento literário para a educação de jovens e adultos
A literatura brasileira, de modo geral, sempre apresentou a figura do negro de forma marginalizada e estereotipada, negando a ele a posição de protagonista de suas próprias narrativas. Dessa forma, este trabalho de pesquisa surge da necessidade de visibilização do negro como sujeito do discurso e de sua identidade, não apenas como objeto de observação. Além do mais, propõe uma intervenção didática com vistas a promover a inserção do aluno no espaço literário por meio de textos que estejam pró...
O gênero entrevista de seleção: aperfeiçoando a oralidade na educação de jovens e adultos
Esta pesquisa propõe uma reflexão acerca da importância de trabalhar a oralidade formal pública, de forma sistemática, com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tradicionalmente, os professores de português tendem a valorizar mais a linguagem escrita que a linguagem oral por questões de prestígio, exigência de produções escritas em concursos, dentre outras instâncias comunicativas. Isso faz com que a oralidade seja pouco trabalhada, sob a alegação de que, na fala, quase tudo é permiti...
Poesia nas séries iniciais: uma proposta para a formação do leitor
Esta dissertação é resultado de reflexões sobre o ensino da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental e se propõe a contribuir com a formação do leitor proficiente através de atividades sistemáticas que apresentam o texto poético (normalmente negligenciado nas salas de aula) como gênero privilegiado para o ensino da compreensão leitora. Encontra-se no centro de nossas preocupações o encaminhamento pedagógico para a realização do que denominamos encontros de leitura: através de convers...
Consciência metassintática e aprimoramento de produção escrita: proposta pedagógica para o ensino fundamental II
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de investigar a construção sintática, no nível da sentença, na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, a fim de propor uma intervenção pedagógica. Com base nos trabalhos desenvolvidos por Castilho (2010), Gerhardt (2016), Bortoni-Ricardo e Gondim (2010), Kenedy (2016), foi feito um levantamento das marcas sintáticas de oralidade mais comuns nas produ...
Prática de reescrita na (re)construção de contos de aventura: uma proposta e mediação didática
Esta pesquisa consiste em analisar a experiência do desenvolvimento do processo de produção textual orientado por bilhetes. Propõe, outrossim, reflexões teóricas acerca do ensino pautado nos gêneros do discurso e suscita discussões sobre a realidade do ensino de português no Brasil. Tem como ponto de destaque a mediação didática, que promove o aprimoramento das produções escritas dos alunos a partir da prática de reescrita. Elegeu-se, para o desenvolvimento da proposta, o gênero discursivo co...
Níveis argumentativos e a construção do pensamento crítico: o uso de estratégias argumentativas como recurso na produção do gênero artigo de opinião de alunos do 9º ano do ensino fundamental
A presente pesquisa tem o objetivo de contribuir para o ensino de Língua Portuguesa por meio de uma intervenção pedagógica que abarque o papel da argumentação nas aulas de redação como forma de fomentar o pensamento crítico de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, focando especificamente nas estratégias argumentativas como recurso na produção do gênero artigo de opinião, de forma a encontrar nos textos níveis completos de argumentação. A ...
Construção de personagens no ensino fundamental: uma proposta de letramento literário
Este trabalho consiste em uma mediação didática para ensino-aprendizagem de construção de personagens em contos de mistério, tendo como público-alvo alunos do 9°ano do Ensino Fundamental de uma escola do Município de Barra Mansa-RJ. Parte-se da hipótese de que, nessa construção, os alunos acionem cognitivamente conhecimentos linguísticos e culturais, para os quais estratégias de produção textual contribuem de modo significativo, resultando em um processo de letramento literário. Assim, os ele...
Cognição e compreensão leitora com perguntas inferenciais
Esta dissertação é um trabalho com aporte teórico na área das Ciências da Cognição, na linha de pesquisa em Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas e busca, por meio de natureza qualitativa (DENZIN; LINCON, 2006), com metodologia qualitativa e interpretativa, com observação participante da pesquisadora (BRYMAN, 2001), tendo como objetivo geral conhecer como os aprendizes realizam integrações conceptuais de Alto Nível Inferencial e Reflevivo Global (APLLEGATE, M.; QUINN K. B...
A oralidade fora do vácuo: a linguagem oral como objeto de ensino e de aprendizagem a partir do seminário
A abordagem dos gêneros orais em sala de aula possibilita que os alunos desenvolvam habilidades que lhes serão úteis em eventos reais, em diferentes situações de interação. Tendo a linguagem oral como um importante instrumento no processo de comunicação e a hipótese de que o trabalho sistemático com os gêneros orais pode propiciar um melhor desempenho da competência comunicativa dos alunos, o presente estudo tem como objetivo geral trabalhar o gênero seminário como objeto de ensino por meio d...
Cognição e Metacognição no aperfeiçoamento da ortografia e da pontuação por meio da reescrita de crônicas
Esta pesquisa visa, principalmente, à análise das maneiras pelas quais a reescrita interfere na proficiência escritora de alunos do nono ano do Ensino Fundamental no que se refere ao uso da Ortografia e da Pontuação. Nesta dissertação, também é apresentada uma investigação sobre o uso de estratégias cognitivas e metacognitivas durante os momentos de reescrita após as intervenções escritas feitas pela professora-pesquisadora nos textos dos alunos. Para tal, as intervenções focaram-se essencial...
Retextualização dos quadrinhos ao conto: uma proposta de mediação pedagógica utilizando estratégias metacognitivas
Ler, escrever, compreender, interpretar e questionar, independente da época e das constantes evoluções tecnológicas, são atividades fundamentais na formação do indivíduo e a escola torna-se fundamental para a formação integral do estudante. Tendo em vista esta realidade, o objetivo desta pesquisa foi o de ampliar o letramento dos alunos a partir do trabalho com dois gêneros textuais: as histórias em quadrinhos e o conto, utilizando-se do processo de retextualização para o desenvolvi...
A construção de sentido e argumentação dos alunos por meio do gênero textual meme e o comentário de internet
A ampliação do uso das tecnologias da comunicação no mundo contemporâneo, acelerou o compartilhamento de informações e modificou a relação interpessoal, cultural e social do homem a tal ponto que a linguagem, faculdade cognitiva, flexível, adaptável e responsável por expressar tais alterações, precisa atualmente ser estudada em articulação com as práticas sociais de uso da mesma e as tecnologias, a fim de que a aprendizagem de língua portuguesa contemple novas formas de se comunicar, signific...
Proposta de abordagem do léxico no 6º ano do nível fundamental por meio da aprendizagem colaborativa
Este estudo busca contribuir para o desenvolvimento da competência lexical dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tendo em vista que a falta de repertório vocabular é, atualmente, uma das principais causas das dificuldades de compreensão e produção textuais que os estudantes desse nível de escolaridade, de modo geral, enfrentam. A metodologia da pesquisa tomou por base princípios da aprendizagem colaborativa (BEHRENS, 2000), por suscitar atividades investigativas de palavras dos mais dive...
A formação do aluno leitor: resgatando a leitura oral na sala de aula
Esta pesquisa tem por objetivo compreender de que forma o uso da literatura de resistência, trabalhada a partir da leitura colaborativa e de debates, pode contribuir para a formação do aluno leitor na escola pública municipal. Para isso, elaboramos uma atividade de intervenção a qual foi realizada em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de Nilópolis no Rio de Janeiro. Escolhemos nos orientar metodologicamente pela pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002) poi...
Sumarização e identificação de figuras na narrativa: práticas para a produção de resumos escolares de narrativa
Esta pesquisa, desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), está constituída por embasamento teórico e sequência didática que visam comprovar a eficiência do trabalho com a identificação de figura e fundo, e diferenciação entre esses elementos, bem como do desenvolvimento das estratégias de sumarização na leitura, como práticas que contribuem para a produção textual do gênero resumo escolar de narrativa. O resumo, gênero textual utilizado pelos falantes a tod...
Mediação didático-pedagógica para o estudo do vocábulo então no ensino fundamental
O presente trabalho tem como objetivo propiciar ao aluno refletir acerca do uso do então e, portanto, direciona-se aos discentes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Itaboraí, estado do Rio de Janeiro. Para tanto, partiu-se de estudos linguísticos sobre tal elemento linguístico, principalmente os de gramaticalização, destacando-se as pesquisas de Martelotta (1996, 2004), Rodrigues (2009, 2015). Buscou-se ainda verificar como os professores e os livros didáti...
Ensino do gênero "Crônica" na escola: perspectivas e intervenções em metacognição
Nos últimos anos, as pesquisas em Linguística Cognitiva (LC) têm se voltado para a atividade de compreensão discursiva e indicam que nesse processo ocorrem ativação e acionamento de estruturas cognitivas de sentido complexas, uma vez que o processamento cognitivo do discurso apresenta base corporificada. Concebendo a linguagem como um instrumento de comunicação e interação social, bem como a língua baseada em seu uso real, este trabalho visa a compreender o processamento da aprendizagem a par...
Diga-me a quem você se refere e eu direi quem é: um estudo sobre o discurso direto e indireto na construção da referenciação em narrativas no ensino fundamental
Para esta pesquisa foram observadas dificuldades no que tange alguns aspectos dos processos de leitura e de escrita de alunos das séries iniciais do ensino fundamental II de uma escola pública do Rio de Janeiro. A partir disso, fez-se um recorte dessa problemática e optou-se por um estudo que analisasse em que medida a relação entre a referenciação e a identificação e produção de tipos de discurso – dentro de narrativas do gênero crônica com turmas do 6° e 7° anos – pode influenciar no desenv...
- 108 UFRRJ
- 107 Dissertação
- 1 Tese
- 108 application/pdf
- 108 Acesso Aberto