Recent Submissions
O adjunto adverbial de tempo na construção do gênero notícia: uma proposta de sequência didática para o ensino da compreensão leitora
Este trabalho, centrado sobre o ensino de leitura de notícias jornalísticas, trata da relevância do adjunto adverbial de tempo na construção desse gênero para o desenvolvimento da competência leitora. A atividade de leitura pressupõe que o leitor, com base no conhecimento social sobre os gêneros textuais, identifique a sua finalidade. No gênero notícia, além disso, é necessário compreender como determinado elemento linguístico contribui para sua organização. O objetivo geral desta pesqui...
Para que nunca se esqueçam: leituras compartilhadas de O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz
Esta pesquisa se origina do projeto de leitura compartilhada do romance O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz, na turma 1901 da Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba, elaborado no ano de 2019. Projeto que se desvirtuou na medida em que compreendia etapas cujos métodos e procedimentos sofreram mudanças impostas pelo fechamento das escolas no ano de 2020. A partir do momento no qual determinados problemas inerentes a nossa realidade estão escancarados, o trabalho acabou se enc...
A metacognição do argumentar: uma proposta didática introdutória para o ensino fundamental pela produção de resenhas críticas de filme
Esta dissertação pretende contribuir para o ensino-aprendizagem da prática de leitura e escrita de textos argumentativos numa perspectiva metacognitivista. Especificamente, tem-se dois objetivos: (1) contribuir para a tomada de consciência dos estudantes sobre a encenação argumentativa, seus componentes e procedimentos, conforme a Análise do Discurso francesa, em particular, a Teoria Semiolinguística de Charaudeau (2016); e (2) promover o planejamento, o monitoramento e a avaliação de seu pro...
Pressupostos e implícitos: facilitadores da produção de sentido em tirinhas
A presente pesquisa tem como objetivo verificar se o reconhecimento de elementos subentendidos auxilia o aluno dos anos finais do ensino fundamental a produzir sentido ao ler tiras cômicas. Trata-se de uma pesquisa-ação que investiga como o aluno lê textos multimodais do gênero tira e como o professor pode aprimorar seu trabalho de mediador da relação leitor-texto-autor. A pesquisa engloba alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, ano esco...
“Gente grande tá sempre achando que criança tá por fora”: uma proposta de letramento literário por meio da leitura de A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga
Percebendo o uso do texto literário em sala de aula como pretexto para trabalhar atividades gramaticais, as quais exigem o domínio da norma padrão em modalidade escrita; para questões nas quais são abordados aspectos puramente técnicos; ou ainda para exercícios de caráter exclusivamente interpretativo, esta pesquisa tem por objetivo promover uma proposta adequada de letramento literário por meio da leitura do livro A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, publicado em 1976. Assume-se, então, c...
O ensino de compreensão leitora no processo de alfabetização: uma análise da proposta curricular do munícipio do Rio de Janeiro com orientações pedagógicas sob a perspectiva da metacognição
Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o ensino da prática leitora do educando como processo cognitivo na fase de alfabetização. São assumidos como objetivos específicos: (1) analisar como a compreensão leitora é abordada no currículo para leitura no ciclo de alfabetização no município do Rio de Janeiro; (2) propor orientações pedagógicas para o ensino de compreensão leitora numa perspectiva metacognitiva. Sendo assim, esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, que busca compr...
Ler é um espetáculo! Uma proposta afrocentrada de letramento literário por meio da dramatização de leite do peito, de Geni Mariano Guimarães
Os livros e o mundo literário têm estado, cada vez mais, em segundo plano dentro de uma realidade onde vídeos e imagens são privilegiados. Sendo a escola, prioritariamente, o espaço onde a relação com a literatura é construída, faz-se necessário repensar o seu ensino, de modo que esse vínculo se estabeleça em bases sólidas, duradouras e prazerosas. Para tanto, este trabalho propõe a dramatização de textos previamente selecionados e experenciados em sala como um caminho para o letramento ...
Leitura de minicontos: o trabalho com inferências de alto nível na sala de aula
Levando em consideração os desafios que os estudantes enfrentam no processo de compreensão textual dentro do âmbito escolar, esta dissertação propõe a investigação do processo interpretativo de níveis elevados de inferência segundo a perspectiva de Applegate, A.; Quinn, k. & Applegate, M.(2002) numa perspectiva da leitura como um processo integrativo (VARGAS, 2017). A organização deste estudo se efetiva a partir de uma análise diagnóstica com alunos do sétimo e do oitavo ano de escolarid...
Diálogos com Machado de Assis: uma proposta de leitura literária, retextualização e extrapolação textual
Iniciado com a intenção de ser uma pesquisa participante, este projeto acabou se adaptando às situações que se foram reconfigurando no período pandêmico e, seguindo a concessão estabelecida na Resolução nº 02/2022 do PROFLETRAS, apresenta-se sob a forma de proposição didática. A pesquisa reflete a profissão de professor aliada à dodiscência que é intrínseca a essa atuação profissional e sugere uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental a partir do texto “O Alienista” (1882), d...
A relação entre as tiras do Armandinho e diferentes gêneros textuais: uma proposta pedagógica de ensino de leitura
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa do Profletras (Mestrado Profissional em Letras), que buscou investigar a dificuldade dos alunos do 3º ciclo (6º e 7º ano) do Ensino Fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro em identificar a relação de intertextualidade entre o gênero textual tiras (especificamente, as tiras do Armandinho, de Alexandre Beck) e outros gêneros multimodais. Foram assumidos como objetivos específicos: a) incentivar a compreensão da linguagem mista pres...
Proposta pedagógica para o 6º ano do ensino fundamental quanto à variação no uso de pronomes reflexivos
Pesquisas sociolinguísticas (D’ALBUQUERQUE, 1984; NUNES, 1995; FREIRE, 2000; RODRIGUES; PEREIRA, 2005; MELLO, 2009; GRAÇA, 2016; LUCCHESI; SOUZA, 2018; TEIXEIRA; SILVA, 2019) atestam a ocorrência do apagamento do pronome reflexivo e da neutralização do clítico se em concorrência com a variante padrão para a expressão da categoria pronominal reflexiva na fala espontânea do português brasileiro. Tendo como base o aporte teórico da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 1963; WEINREICH; LABOV; H...
Do sentido e do sentir: performance do sensível e ensino de literatura no ensino fundamental
O presente trabalho pretende estimular os alunos de ensino fundamental como leitores de textos literários, sobretudo poemas canônicos, a partir da seleção de três poemas de Cecília Meireles, a saber, “Mar Absoluto”, “Motivo” e “Romance das palavras aéreas”. Trata-se de, pelo viés da performance, criar para o educando ocasiões e ambientes propícios ao contato com o texto literário, a fim de promover uma experiência tátil com a poesia, despertando reações sensoriais na relação texto-mundo-subje...
Compreensão da linguagem metafórica em contos africanos de Mia Couto: proposta pedagógica apoiada na didática metacognitiva
A presente dissertação tem como foco de pesquisa a contribuição da didática metacognitiva como forma de potencializar a compreensão da linguagem metafórica em contos da literatura africana de Mia Couto. O objetivo principal desta pesquisa consistiu em analisar referências bibliográficas que direcionassem os estudos de forma mais aprofundada, permitindo que as conclusões advindas da pesquisa contribuíssem para a elaboração de um caderno pedagógico, cuja sequência didática fosse capaz de melho...
Proposta didática com jogos digitais para o ensino dos grafemas e em contextos regulares diante de vogais não anteriores na perspectiva da alfabetização e dos multiletramentos
Este estudo tem como enfoque o ensino da ortografia e o desenvolvimento da consciência fonológica na aprendizagem da escrita, durante os processos de alfabetização e letramento dos aprendizes. O objetivo geral é desenvolver atividades didáticas que visem à aprendizagem do uso dos grafemas
Estudo e uso de ter, haver e existir no Ensino Fundamental: uma proposta de aprendizagem colaborativa
Esta dissertação apresenta uma proposta de aprendizagem colaborativa (BEHRENS, 2004; TORRES e IRALA, 2014) para o estudo e uso dos verbos ter, haver e existir no 7º ano do Ensino Fundamental. Os estudos linguísticos apontam para a preferência da forma ter nas construções existenciais na oralidade (CALLOU e AVELAR, 2000; DUTRA, 2000; DUARTE, 2003; VITÓRIO, 2010), mas, na escola, o aluno passa a conhecer o uso dos verbos haver e existir com base na descrição das gramáticas normativas. Sugere-se...
"Nunca vi cartão postal que se destaque uma favela” - autoria e produção de sentidos de alunos em uma escola periférica
O presente trabalho se baseia nos estudos de análise do discurso a partir da perspectiva discursiva pecheutiana, tendo como objeto de estudo a produção dos alunos das séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos do Ciep Brizolão Municipalizado 407 Neusa Goulart Brizola, localizado em Parada Angélica, terceiro distrito de Duque de Caxias/RJ. O entorno do Ciep 407 é marcado pela violência local, realidade potencializada pela mídia quando noticia operações policiais. Para os alunos, então, o ...
O mapa mental como recurso promotor estratégias de leitura: uma proposta pedagógica metacognitivista para estudantes em correção de fluxo
Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa do Profletras (Mestrado Profissional em Letras), que acompanhou uma turma em situação de correção de fluxo apoiando-se na teoria de que durante as tarefas de leitura, alunos repetentes utilizam poucas ou quase nenhuma estratégia metacognitiva frente aos alunos não repetentes (JOLY; SANTOS; MARINI, 2006). Por isso, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o ensino-aprendizagem das estratégias metacognitivas de leitura para alunos com ...
Trilha didática para o uso do aí no Ensino Fundamental: oralidade>escrita>oralidade
Esta dissertação apresenta os fundamentos teóricos e metodológicos de um circuito didático, a que denominamos trilha, para estudo e uso da palavra aí no Ensino Fundamental. Estudos linguísticos (MARTELOTTA, 1993, 1996; TAVARES, 2001, 2009) demonstram a gramaticalização dessa palavra em construções presentes na oralidade. Na escola, o aluno geralmente conhece o uso do aí com base apenas na descrição das gramáticas normativas, que o inserem na classe dos advérbios, considerando-o um circunstanc...
Ensino de concordância nominal de número no 6º ano do ensino fundamental numa perspectiva variacionista
A concordância nominal de número tem sido um tema abordado por pesquisas sociolinguísticas (SCHERRE, 1988, 1994; NARO; SCHERRE, 1998, entre outros), uma vez que constitui um fenômeno morfossintático variável em diferentes níveis de fala e escrita do Português Brasileiro. Com base no aporte teórico da Sociolinguística Variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968) e suas contribuições ao ensino (COAN; FREITAG, 2010; VIEIRA; FREIRE, 2014; CYRANKA, 2014), em particular a aplicação dos contínuos ...
O protagonismo negro nos cordéis de Jarid Arraes: uma proposta de letramento literário para a educação de jovens e adultos
A literatura brasileira, de modo geral, sempre apresentou a figura do negro de forma marginalizada e estereotipada, negando a ele a posição de protagonista de suas próprias narrativas. Dessa forma, este trabalho de pesquisa surge da necessidade de visibilização do negro como sujeito do discurso e de sua identidade, não apenas como objeto de observação. Além do mais, propõe uma intervenção didática com vistas a promover a inserção do aluno no espaço literário por meio de textos que estejam pró...
- 14 Leitura
- 13 Reading
- 10 Produção textual
- 9 Retextualização
- 8 Ensino
- 8 Letramento
- 8 Literacy
- . next >
- 125 UFRRJ
- 124 Dissertação
- 1 Tese
- 125 application/pdf
- 125 Acesso Aberto