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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação profissional brasileira e assistência estudantil nos cursos técnicos: um estudo de caso no IFRS - Campus Sertão
Título(s) alternativo(s): Brazilian professional education and estudent assistance in technical courses: a case study on IFRS - Campus Sertão.
Autor: Piva, Maqueli Elizabete 
Primeiro orientador: Vilas Boas, Ana Alice
Primeiro membro da banca: Albino, Sirlei de Fátima
Segundo membro da banca: Sanchez, Sandra Barros
Resumo: O IFRS– Campus Sertão, que atualmente expandiu a oferta de cursos técnicos e superiores, é uma instituição cinquentenária, que ao longo de sua trajetória, obteve notório reconhecimento regional na formação de profissionais do campo. O presente trabalho pretendeu investigar se as práticas de assistência estudantil alteraram-se ao longo do tempo e se estão condizentes com a atual expansão do ensino profissionalizante. Assim como, contextualizou-o na história da educação profissional brasileira, devido à sua relevância social para a mesorregião onde está inserido, resgataram-se os objetivos de sua fundação e as mudanças institucionais ocorridas ao longo do tempo em relação às práticas de seleção discente e ao internato escolar, bem como, buscou-se desenhar o perfil socioeconômico dos estudantes dos atuais cursos técnicos oferecidos. Verificou-se, também, a opinião da comunidade escolar sobre o destino das vagas do internato. Traçou-se um comparativo entre o perfil socioeconômico dos alunos internos e externos, a fim de identificar aspectos que justifiquem ou não a oferta da residência escolar a alunos de um determinado curso em detrimento dos demais. O presente trabalho caracterizou-se pelo uso da técnica de estudo de caso, optando-se por uma pesquisa em duas etapas. A primeira etapa exploratória (qualitativa) visou identificar fatores históricos relevantes sobre o IFRS – Campus Sertão e colher a opinião de profissionais da educação sobre a assistência estudantil, com ênfase na moradia escolar. A segunda etapa descritiva (quantitativa) objetivou identificar o perfil socioeconômico dos estudantes dos cursos técnicos oferecidos pela instituição e investigar a necessidade de ampliação de políticas assistenciais para a permanência e conclusão dos cursos. Diante da análise empreendida, verificou-se que a criação do IFRS – Campus Sertão respondeu às metas políticas do governo da época, oferecendo o ensino agrícola para os filhos de agricultores, embora esse tipo de ensino sempre enfrentou uma demanda maior que a oferta de vagas, necessitando, então, de um critério de seleção para ingresso. Vários métodos de seleção de alunos foram experimentados, a fim de dar oportunidades aos alunos desfavorecidos economicamente e com perfil para atuação no campo. O internato escolar configura-se como uma das mais significativas ações de assistência estudantil da instituição, mas, precisa ser reestruturado para atuar como efetiva assistência estudantil promovendo a inclusão e a justiça social.
Abstract: IFRS-Campus Sertão, now expanded to offer technical courses and higher, is a fiftieth institution, that throughout its trajectory, won notorious regional recognition in training of professionals of the field. This study aims at investigating whether the practices of student assistance have changed over time and are consistent with the current expansion of technical education. Just as it contextualized it in the history of Brazilian professional education because of its social relevance for the middle region where it operates. Rescued to the aims of its foundation and the institutional changes over time in relation to student selection practices and to boarding school, and aimed to draw the students' socioeconomic profile of the current technical courses offered. There was also the opinion of the school community about the fate of the seats in internship. He drew up a comparison between the socioeconomic profile of students internal and external, to identify issues that would justify or not to offer the home school to students of a particular course at the expense of others. This work was characterized by the use of the technique of case study, opting for a search in two steps. The first exploratory stage (qualitative) aimed to identify factors relevant historical IFRS - Campus Sertão and gather the views of education professionals on student assistance, with emphasis on home schooling. The second stage descriptive (quantitative) aimed to identify the socioeconomic profile of students of technical courses offered by the institution and investigates the need for expansion of welfare policies for retention and completion of courses. Given the analysis undertaken, it was found that the creation of IFRS - Campus Sertão answered the government's political goals of the epoch, providing agricultural education for the farmers’ children, although this type of education has always faced a demand greater than supply of vacancies, requiring, then, a selection criterion for admission. Several methods of selecting students were tested in order to provide opportunities for economically disadvantaged students and to profile performance in the field. The boarding school is configured as one of the most significant actions of the institution's student assistance, but must be reshaped to serve as an effective student assistance promoting inclusion and social justice.
Palavras-chave: Educação Profissional
Cursos Técnicos
Assistência Estudantil
Professional Education
Technical Courses
Student Assistance
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: PIVA, Maqueli Elizabete. Educação profissional brasileira e assistência estudantil nos cursos técnicos: um estudo de caso no IFRS - Campus Sertão. 2011. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3820
Data de defesa: 28-Mar-2011
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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