???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3820
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPiva, Maqueli Elizabete-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1650333656602028por
dc.contributor.advisor1Vilas Boas, Ana Alice-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5461876529687716por
dc.contributor.referee1Albino, Sirlei de Fátima-
dc.contributor.referee2Sanchez, Sandra Barros-
dc.date.accessioned2020-08-17T11:53:44Z-
dc.date.issued2011-03-28-
dc.identifier.citationPIVA, Maqueli Elizabete. Educação profissional brasileira e assistência estudantil nos cursos técnicos: um estudo de caso no IFRS - Campus Sertão. 2011. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3820-
dc.description.resumoO IFRS– Campus Sertão, que atualmente expandiu a oferta de cursos técnicos e superiores, é uma instituição cinquentenária, que ao longo de sua trajetória, obteve notório reconhecimento regional na formação de profissionais do campo. O presente trabalho pretendeu investigar se as práticas de assistência estudantil alteraram-se ao longo do tempo e se estão condizentes com a atual expansão do ensino profissionalizante. Assim como, contextualizou-o na história da educação profissional brasileira, devido à sua relevância social para a mesorregião onde está inserido, resgataram-se os objetivos de sua fundação e as mudanças institucionais ocorridas ao longo do tempo em relação às práticas de seleção discente e ao internato escolar, bem como, buscou-se desenhar o perfil socioeconômico dos estudantes dos atuais cursos técnicos oferecidos. Verificou-se, também, a opinião da comunidade escolar sobre o destino das vagas do internato. Traçou-se um comparativo entre o perfil socioeconômico dos alunos internos e externos, a fim de identificar aspectos que justifiquem ou não a oferta da residência escolar a alunos de um determinado curso em detrimento dos demais. O presente trabalho caracterizou-se pelo uso da técnica de estudo de caso, optando-se por uma pesquisa em duas etapas. A primeira etapa exploratória (qualitativa) visou identificar fatores históricos relevantes sobre o IFRS – Campus Sertão e colher a opinião de profissionais da educação sobre a assistência estudantil, com ênfase na moradia escolar. A segunda etapa descritiva (quantitativa) objetivou identificar o perfil socioeconômico dos estudantes dos cursos técnicos oferecidos pela instituição e investigar a necessidade de ampliação de políticas assistenciais para a permanência e conclusão dos cursos. Diante da análise empreendida, verificou-se que a criação do IFRS – Campus Sertão respondeu às metas políticas do governo da época, oferecendo o ensino agrícola para os filhos de agricultores, embora esse tipo de ensino sempre enfrentou uma demanda maior que a oferta de vagas, necessitando, então, de um critério de seleção para ingresso. Vários métodos de seleção de alunos foram experimentados, a fim de dar oportunidades aos alunos desfavorecidos economicamente e com perfil para atuação no campo. O internato escolar configura-se como uma das mais significativas ações de assistência estudantil da instituição, mas, precisa ser reestruturado para atuar como efetiva assistência estudantil promovendo a inclusão e a justiça social.por
dc.description.abstractIFRS-Campus Sertão, now expanded to offer technical courses and higher, is a fiftieth institution, that throughout its trajectory, won notorious regional recognition in training of professionals of the field. This study aims at investigating whether the practices of student assistance have changed over time and are consistent with the current expansion of technical education. Just as it contextualized it in the history of Brazilian professional education because of its social relevance for the middle region where it operates. Rescued to the aims of its foundation and the institutional changes over time in relation to student selection practices and to boarding school, and aimed to draw the students' socioeconomic profile of the current technical courses offered. There was also the opinion of the school community about the fate of the seats in internship. He drew up a comparison between the socioeconomic profile of students internal and external, to identify issues that would justify or not to offer the home school to students of a particular course at the expense of others. This work was characterized by the use of the technique of case study, opting for a search in two steps. The first exploratory stage (qualitative) aimed to identify factors relevant historical IFRS - Campus Sertão and gather the views of education professionals on student assistance, with emphasis on home schooling. The second stage descriptive (quantitative) aimed to identify the socioeconomic profile of students of technical courses offered by the institution and investigates the need for expansion of welfare policies for retention and completion of courses. Given the analysis undertaken, it was found that the creation of IFRS - Campus Sertão answered the government's political goals of the epoch, providing agricultural education for the farmers’ children, although this type of education has always faced a demand greater than supply of vacancies, requiring, then, a selection criterion for admission. Several methods of selecting students were tested in order to provide opportunities for economically disadvantaged students and to profile performance in the field. The boarding school is configured as one of the most significant actions of the institution's student assistance, but must be reshaped to serve as an effective student assistance promoting inclusion and social justice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-08-17T11:53:43Z No. of bitstreams: 1 2011 - Maqueli Elizabete Piva.pdf: 2682884 bytes, checksum: a509a79a0a8dfb9af1d31d8feadebb00 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-17T11:53:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Maqueli Elizabete Piva.pdf: 2682884 bytes, checksum: a509a79a0a8dfb9af1d31d8feadebb00 (MD5) Previous issue date: 2011-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61646/2011%20-%20Maqueli%20Elizabete%20Piva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (ANDIFES). Proposta do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e estudantis (FONAPRACE) para um Plano Nacional de Assistência Estudantil. Brasília, 2007. Disponível em: <http://www.unb.br/administracao/decanatos/dac/fonaprace/documentos/pna.htm>. Acesso em: 02 setembro 2010. BENELLI, Silvio José. Dispositivos disciplinares de subjetividade na instituição total. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, n. 2, p. 03-19, 2003. BENELLI, Silvio José. O internato escolar como instituição total: violência e subjetividade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 7, n. 2, p. 19-29, 2002. BRASIL. Decreto-Lei nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Cria nas capitais dos estados da república escolas de aprendizes artífices para o ensino profissional primário e gratuito. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf>. Acesso em: 02 maio 2010. ______. Decreto-Lei nº 9.613, de 20 de agosto 1946.Lei Orgânica do ensino Agrícola. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 de agos. 1946. ______. Lei nº 3.215, de 19 de julho de 1957. Cria a escola Agrícola de Passo Fundo e a Escola de Iniciação Agrícola de Frederico Westphalen no estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 23 jul. 1957. ______. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Diário oficial [da] União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 27 dez. 1961, p. 11429. ______. Decreto nº 53.558, de 13 de fevereiro de 1964. Altera a denominação de escolas de iniciação agrícolas, agrícolas e agrotécnicas.Colégio Agrícola. Ginásio Agrícola. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 fev. 1964. ______. Decreto nº 62.519, de 09 de março de 1968. Dispõe sobre a mudança do nome do Colégio Agrícola de passo Fundo e dá outras providências. Colégio Agrícola de Sertão. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 15 mar. 1968. ______. Decreto nº 72.434, de 09 de julho de 1973. Coordenação Nacional do Ensino Agrícola : COAGRI no Ministério de Educação e Cultura, atribuindo-lhe autonomia administrativa e financeira e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 jul. 1973. 49 ______. Decreto nº 83.935, de 04 de setembro de 1979. Altera a denominação dos estabelecimentos de ensino que indica, Coordenação Nacional de Ensino Agropecuário (COAGRI). Escola Agrotécnica Federal. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 05 set. 1979. ______. Decreto nº 93.613, de 23 de novembro 1986. Extingue órgãos do Ministério da Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 de Nov. 1986, p. 17574. ______. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 05 out. 1988. p. 1.Disponível em<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 02 maio 2010. ______. Decreto nº 99.244, de 10 de maio de 1990. Dispõe sobre a reorganização e funcionamento dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 11 de mai. 1990, p. 8868. ______. Lei n° 8.731, de 16 de novembro de 1993. Transforma as Escolas Agrotécnicas Federais em autarquias e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 nov. 1993, p. 17253. ______. Ministério da Educação e Desporto. O internato nas Escolas Agrotécnicas Federais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1994. ______. Lei nº 9.394, de 20 de novembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996, p. 27833. ______. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o Par. 2 do Art. 36 e os Arts. 39 a 42 da Lei nº 93.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 mar. 1997, p. 7760. ______. Ministério da Educação. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação profissional de nível técnico. Resolução CNE/CEB nº 4/99. Brasília: MEC, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_resol0499.pdf >. Acesso em: 02 maio 2010. ______. Ministério da Educação e Desporto. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília: MEC/SETEC/PROEP, 2000. ______. Decreto nº 5.154, de 23 de julho 2004. Regulamenta o Par. 2 do Art. 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da 50 Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jul. 2004a, p. 18. ______. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: SINAES. Diário Oficial [da] União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 13 abr. 2004b. ______. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais: REUNI. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 mar. 2007a, p. 07. ______. Ministério da Educação. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil: PNAES. Portaria Normativa nº 39, de 12 de dezembro de 2007. Brasília: MEC, 2007b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf>. Acesso em: 02 maio 2010. ______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 30 dez. 2008. p. 1. ______. Ministério da Educação e Desporto. Notícias. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/setec/> Acesso em: 20 maio 2009. ______. Ministério da Educação e Desporto. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em educação profissional e tecnológica: concepção e diretrizes. Brasília: MEC/SETEC, 2010a. ______. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil: PNAES. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 jul. 2010b, p.05. CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da. O internato do aprendizado agrícola Benjamin Constant: o espaço, o grupo dirigente e os internos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 4., 2006, Goiânia. Anais eletrônicos... Goiânia, GO, 2006. Disponível em: <www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/individuais-e-co-autorais.htm>. Acesso em: 14 fev. 2010. CONSELHO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CONIF). Câmara de Educação no Campo. Fórum de Educação no Campo. Grupo de Trabalho Assistência Estudantil: Financiamento. Relatório de Trabalho desenvolvido em 13 e 14 de maio de 2010. São João Evangelista: Campus de São João Evangelista do IFMG, 2010. COORDENAÇÃO NACIONAL DO ENSINO AGRÍCOLA DE NÍVEL MÉDIO DO BRASIL (COAGRI). Educação agrícola: 2º grau: linhas norteadoras. Brasília: MEC, 1984. 51 FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudencio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradição. São Paulo: Cortez, 2005. FONSECA, M. O financiamento do Banco Mundial à educação brasileira: vinte anos de cooperação internacional. In: TOMASSI, L. et al. O banco mundial e as políticas educacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998. GIL, Antonio Carlos. Pesquisa em economia. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1995. ______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. ______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e comandos. São Paulo: Perspectiva, 1974. HOLAHAN, C. J.; WANDERSMAN, A. The community psychology perspective in environmental psychology. New York: Wiley Interscience, 1987. HORMANN, J. A tecnologia e a ciência. São Paulo: Loyola, 1975. LEITE, Sérgio Celani. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MARCONI, Maria A.; LAKATOS, Eva M. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis e metodologia jurídica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006a. ______. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006b. MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. MAUÉS, Olgaíses C.; GOMES, Elenilce; MENDONÇA, Fernanda L. Políticas para a educação profissional média nos anos 1997-2007. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 109-122, jan./abr. 2008. NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na primeira república. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC/SETEC, 2010. 52 ROMANELLI, Otaíza de O. História da educação no Brasil (1930-1973). 20. ed. Petropólis: EDE, 1998. ROSSETTO, Luiz Valério. A educação física no ensino agrícola federal do Rio Grande do Sul: um estudo a partir da pedagogia crítico-social dos conteúdos. 2009. 93 f. Dissertação. (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. SANCHEZ, Sandra Barros. Conceituação, concepção e organização de um programa de pós-graduação para docentes da educação profissional agrícola. 2002. 129 f. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso J. et al. (Org). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Rio de janeiro: Vozes, 1996. SCARIOT, Ivete. O desafio da leitura na Escola Agrotécnica Federal de Sertão/RS. 2009. 91 f. Dissertação. (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. SILVA, Caetana J. R. (Org.). Institutos Federais Lei 11.892, de 29/12/2008: comentários e reflexões. Natal: IFRN, 2009. SILVA, Edna L.; MENEZES, Estera M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev.atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001. SOARES, Ana Maria Dantas. Política educacional e configuração dos currículos dos cursos de formação de Técnicos em Agropecuária, anos 90: regulação ou emancipação. 2003. 242 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais e Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. TRIVIÑOS, Augusto N. S. Bases teórico-metodológicas da pesquisa em ciências sociais. Cadernos de Pesquisa Ritter dos Reis, Porto Alegre, v. 4, 2001.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectCursos Técnicospor
dc.subjectAssistência Estudantilpor
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectTechnical Courseseng
dc.subjectStudent Assistanceeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEducação profissional brasileira e assistência estudantil nos cursos técnicos: um estudo de caso no IFRS - Campus Sertãopor
dc.title.alternativeBrazilian professional education and estudent assistance in technical courses: a case study on IFRS - Campus Sertão.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Maqueli Elizabete Piva.pdf2011 - Maqueli Elizabete Piva2.62 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.