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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uso da metodologia de projetos visando uma aprendizagem significativa de Física: estudo contextualizado das propriedades do solo
Other Titles: Using the methodology of projects for a meaningful learning of Physics. Contextualized study of soil properties
???metadata.dc.creator???: LIMA, Ananias de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ceddia, Marcos Baccis
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bata, Antonio Luciano
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Milson Lopes de
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo da pesquisa foi avaliar a eficácia da metodologia de projetos na contextualização dos conceitos de Física no ensino da Ciência do Solo, despertando o interesse pela pesquisa científica ao trabalhar em equipe, contribuindo na formação integral do aluno e promovendo uma aprendizagem significativa. Tal pesquisa se justifica porque as propostas pedagógicas contemporâneas precisam ter em foco um novo sentido da educação, centrado na idéia de que educar significa preparar o indivíduo para responder às necessidades pessoais e aos anseios de uma sociedade em constante transformação. Infelizmente, na maioria das escolas, vigora a metodologia tradicional representada pela aula expositiva, em cujo modelo o professor passa para o aluno o conteúdo, através da exposição verbal da matéria, de exercícios de memorização e fixação. Entretanto, para que a aprendizagem seja significativa torna-se necessária uma relação escolar com as experiências anteriores dos alunos, permitindo a formulação e resolução de problemas que incentivam a construção do saber. No âmbito da Física a metodologia tradicional não tem atendido ao objetivo de formar o jovem para o exercício de atividades técnicas e científicas, mostrando-se desconectada das disciplinas de formação profissional, consequentemente não atrai o interesse do estudante, sendo incapaz de estimular o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe. Neste sentido, acredita-se que o processo ensino-aprendizagem poderia ser aprimorado com a realização de atividades interdisciplinares visando a compreensão de conceitos de Física nas atividades laboratoriais em sua prática profissional. O ensaio experimental foi realizado no IFES Campus Santa Teresa com uma turma de alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, matriculados na disciplina de Física, constituída por 24 alunos. Inicialmente os alunos participaram de atividades pedagógicas conceituais de física, sendo que o tema gerador da metodologia de projetos foi selecionado como o intuito de desenvolver um trabalho interdisciplinar e contextualizado, referente aos conceitos de solo. A seguir tais conceitos foram empregados na realização de atividades de laboratório empregando os equipamentos disponíveis para a determinação da textura, densidade, umidade e porosidade total das amostras de solo, que resultaram no preenchimento de relatórios. Os alunos planejaram as atividades, elaborando seus relatórios em grupo para determinar a densidade, a umidade e a porosidade das áreas experimentais de acordo com o padrão de relatórios. Ao longo da pesquisa foi possível perceber que a metodologia utilizada possibilitou maior interesse dos alunos, demonstrado pelo entusiasmo pelas atividades desenvolvidas. Também promoveu um melhor entendimento do conceito de solo e uma visão contextualizada do comportamento da água no solo em face das características da textura e de suas correlações com as grandezas físicas como massa, densidade, velocidade e umidade estudadas no Ensino Médio. As atividades do projeto ainda possibilitaram aos alunos a vivência do trabalho em equipe, permitindo que eles interagissem com equipamentos e materiais, adquirindo habilidades e competências que somente adquiririam em um trabalho utilizando a metodologia de projetos.
O objetivo da pesquisa foi avaliar a eficácia da metodologia de projetos na contextualização dos conceitos de Física no ensino da Ciência do Solo, despertando o interesse pela pesquisa científica ao trabalhar em equipe, contribuindo na formação integral do aluno e promovendo uma aprendizagem significativa. Tal pesquisa se justifica porque as propostas pedagógicas contemporâneas precisam ter em foco um novo sentido da educação, centrado na idéia de que educar significa preparar o indivíduo para responder às necessidades pessoais e aos anseios de uma sociedade em constante transformação. Infelizmente, na maioria das escolas, vigora a metodologia tradicional representada pela aula expositiva, em cujo modelo o professor passa para o aluno o conteúdo, através da exposição verbal da matéria, de exercícios de memorização e fixação. Entretanto, para que a aprendizagem seja significativa torna-se necessária uma relação escolar com as experiências anteriores dos alunos, permitindo a formulação e resolução de problemas que incentivam a construção do saber. No âmbito da Física a metodologia tradicional não tem atendido ao objetivo de formar o jovem para o exercício de atividades técnicas e científicas, mostrando-se desconectada das disciplinas de formação profissional, consequentemente não atrai o interesse do estudante, sendo incapaz de estimular o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe. Neste sentido, acredita-se que o processo ensino-aprendizagem poderia ser aprimorado com a realização de atividades interdisciplinares visando a compreensão de conceitos de Física nas atividades laboratoriais em sua prática profissional. O ensaio experimental foi realizado no IFES Campus Santa Teresa com uma turma de alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, matriculados na disciplina de Física, constituída por 24 alunos. Inicialmente os alunos participaram de atividades pedagógicas conceituais de física, sendo que o tema gerador da metodologia de projetos foi selecionado como o intuito de desenvolver um trabalho interdisciplinar e contextualizado, referente aos conceitos de solo. A seguir tais conceitos foram empregados na realização de atividades de laboratório empregando os equipamentos disponíveis para a determinação da textura, densidade, umidade e porosidade total das amostras de solo, que resultaram no preenchimento de relatórios. Os alunos planejaram as atividades, elaborando seus relatórios em grupo para determinar a densidade, a umidade e a porosidade das áreas experimentais de acordo com o padrão de relatórios. Ao longo da pesquisa foi possível perceber que a metodologia utilizada possibilitou maior interesse dos alunos, demonstrado pelo entusiasmo pelas atividades desenvolvidas. Também promoveu um melhor entendimento do conceito de solo e uma visão contextualizada do comportamento da água no solo em face das características da textura e de suas correlações com as grandezas físicas como massa, densidade, velocidade e umidade estudadas no Ensino Médio. As atividades do projeto ainda possibilitaram aos alunos a vivência do trabalho em equipe, permitindo que eles interagissem com equipamentos e materiais, adquirindo habilidades e competências que somente adquiririam em um trabalho utilizando a metodologia de projetos.
Abstract: The objective of this research was to evaluate the effectiveness of methodology of projects in the context of the concepts of physics in the teaching of Soil Science, arousing interest in the scientific research while working as a team, contributing for the education of the student and promoting a meaningful learning. Such research is warranted because the contemporary pedagogical proposals must have a focus on new meaning of education, centered on the idea that education means preparing the individual to meet personal needs and desires of a society in constant transformation. Unfortunately, most schools have established a methodology represented by the traditional lecture, in whose model the teacher conveys to the student the content through the verbal exposition of the subject, exercises of memorization and retention. However, for learning to be meaningful it becomes necessary for one school with previous experience of students, allowing the formulation and solution of problems that encourage the construction of knowledge. The traditional methodology of physics has not met the goal of educating the young for the exercise of technical and scientific activities, being disconnected from the vocational subjects, therefore, does not attract the interest of the student, being unable to stimulate development skills of teamwork. In this sense, it is believed that the teaching-learning process could be enhanced with the implementation of interdisciplinary activities in order to understand concepts in physics laboratory activities in their professional practice. The research was conducted at IFES Campus Santa Teresa with a group of students from the Technical Course on Integrated Agricultural High School, enrolled in physics, consisting of 24 students. Initially, the students participated in educational activities of conceptual physics, and the theme generator design methodology was selected as the objective of developing an interdisciplinary and contextualized, referring to the concepts of soil. Following these concepts were used to carry out laboratory activities using the equipment available for the determination of texture, density, humidity and porosity of the soil samples, which resulted in completing reports. Students planned activities, preparing reports on their group, to determine the density, humidity and porosity of the fields according to the standard reports. Throughout this study, it was observed that the methodology allowed a greater interest by students, demonstrated by enthusiasm during the development of activities. It also promoted a better understanding of the concept of soil and a contextualized view of the behavior of soil water in the face of the texture features and their correlations with the physical quantities such as mass, density, velocity and humidity studied in high school. Project activities also allowed students to experience teamwork, allowing them to interact with equipment and materials, acquiring skills and acquire skills that only work on a project using the methodology.
The objective of this research was to evaluate the effectiveness of methodology of projects in the context of the concepts of physics in the teaching of Soil Science, arousing interest in the scientific research while working as a team, contributing for the education of the student and promoting a meaningful learning. Such research is warranted because the contemporary pedagogical proposals must have a focus on new meaning of education, centered on the idea that education means preparing the individual to meet personal needs and desires of a society in constant transformation. Unfortunately, most schools have established a methodology represented by the traditional lecture, in whose model the teacher conveys to the student the content through the verbal exposition of the subject, exercises of memorization and retention. However, for learning to be meaningful it becomes necessary for one school with previous experience of students, allowing the formulation and solution of problems that encourage the construction of knowledge. The traditional methodology of physics has not met the goal of educating the young for the exercise of technical and scientific activities, being disconnected from the vocational subjects, therefore, does not attract the interest of the student, being unable to stimulate development skills of teamwork. In this sense, it is believed that the teaching-learning process could be enhanced with the implementation of interdisciplinary activities in order to understand concepts in physics laboratory activities in their professional practice. The research was conducted at IFES Campus Santa Teresa with a group of students from the Technical Course on Integrated Agricultural High School, enrolled in physics, consisting of 24 students. Initially, the students participated in educational activities of conceptual physics, and the theme generator design methodology was selected as the objective of developing an interdisciplinary and contextualized, referring to the concepts of soil. Following these concepts were used to carry out laboratory activities using the equipment available for the determination of texture, density, humidity and porosity of the soil samples, which resulted in completing reports. Students planned activities, preparing reports on their group, to determine the density, humidity and porosity of the fields according to the standard reports. Throughout this study, it was observed that the methodology allowed a greater interest by students, demonstrated by enthusiasm during the development of activities. It also promoted a better understanding of the concept of soil and a contextualized view of the behavior of soil water in the face of the texture features and their correlations with the physical quantities such as mass, density, velocity and humidity studied in high school. Project activities also allowed students to experience teamwork, allowing them to interact with equipment and materials, acquiring skills and acquire skills that only work on a project using the methodology.
Keywords: Soil Science
Soil Science
Physical Quantities
Physical Quantities
Ciências do Solo
Grandezas Físicas
Metodologia de Projetos
A Design Methodology
A Design Methodology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Agrárias
Ciências Agrárias
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: LIMA, Ananias de Oliveira. Uso da metodologia de projetos visando uma aprendizagem significativa de Física: estudo contextualizado das propriedades do solo. 2010. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2281
Issue Date: 28-Feb-2010
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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