???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2144
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Indeterminação do sujeito no ensino fundamental: uma proposta de intervenção baseada na monitoração estilística do texto
???metadata.dc.creator???: Imenes, Thatiana dos Santos Nascimento 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Angela Marina Bravin dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Angela Marina Bravin dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Coelho, Victória Wilson da Costa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Freire, Gilson Costa
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para o estudo e uso das estratégias do sujeito indeterminado no ensino fundamental, aplicada em turmas do oitavo ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro, com o objetivo de levar o aluno a conhecer e usar as formas de indeterminação na modalidade escrita do Português Brasileiro, a depender do grau de monitoração do texto. As atividades didáticas partem de uma pesquisa diagnóstica com três segmentos envolvidos no processo ensino-aprendizagem: professor, aluno e livro didático. Em relação aos docentes, foi aplicado um questionário em que buscamos identificar as crenças e atitudes deles quanto ao fenômeno sob estudo. No tocante aos alunos, analisaram-se as respostas dadas por eles aos exercícios propostos pelo livro didático adotado pela referida escola. A fundamentação teórico-metodológica subjacente à formulação desses exercícios também serviu de objeto de análise para constituição do diagnóstico. A proposta de intervenção baseou-se no Modelo dos Contínuos, idealizado por Bortoni-Ricardo (2004, 2005), mais especificamente no contínuo de monitoração estilísitica. Como metodologia didática, tomamos como apoio a abordagem de aprendizagem colaborativa, desenvolvida por Behrens (2000).
Abstract: This paper presents a proposal of educational intervention for the study and use of the strategies of indefinite subject in elementary school, applied in classes of the eighth year of a municipal school in Rio de Janeiro, in order to make the student know and use the forms of indeterminacy in the written form of Brazilian Portuguese, depending on the level of the text monitoring. The learning activities are based on a diagnostic survey of three segments involved in the teaching-learning process: teacher, student and textbook. Regarding teachers, we applied a questionnaire in which we aimed at identifying their beliefs and attitudes in relation to the phenomenon under analysis. Regarding the students, we analyzed their answers to the exercises proposed by the textbook adopted by that school. The theoretical-methodological basis underlying the formulation of these exercises also served as the object of analysis to establish the diagnosis. The intervention proposal was based on the Continuum Model, designed by Bortoni-Ricardo (2004, 2005), specifically in continuous stylistic monitoring. As a teaching methodology, we took the collaborative learning approach (Behrens, 2013) as support.
Keywords: indefinite subject
stylistic monitoring
collaborative teaching
Sujeito indeterminado
monitoração estilística
ensino colaborativo
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: IMENES, Thatiana dos Santos Nascimento. Indeterminação do sujeito no ensino fundamental: uma proposta de intervenção baseada na monitoração estilística do texto. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2144
Issue Date: 22-Jul-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Thatiana dos Santos Nascimento Imenes.pdfDocumento principal6.92 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.