???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2144
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorImenes, Thatiana dos Santos Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3579713744622501por
dc.contributor.advisor1Santos, Angela Marina Bravin dos-
dc.contributor.referee1Santos, Angela Marina Bravin dos-
dc.contributor.referee2Coelho, Victória Wilson da Costa-
dc.contributor.referee3Freire, Gilson Costa-
dc.date.accessioned2017-10-31T16:37:03Z-
dc.date.issued2015-07-22-
dc.identifier.citationIMENES, Thatiana dos Santos Nascimento. Indeterminação do sujeito no ensino fundamental: uma proposta de intervenção baseada na monitoração estilística do texto. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2144-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para o estudo e uso das estratégias do sujeito indeterminado no ensino fundamental, aplicada em turmas do oitavo ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro, com o objetivo de levar o aluno a conhecer e usar as formas de indeterminação na modalidade escrita do Português Brasileiro, a depender do grau de monitoração do texto. As atividades didáticas partem de uma pesquisa diagnóstica com três segmentos envolvidos no processo ensino-aprendizagem: professor, aluno e livro didático. Em relação aos docentes, foi aplicado um questionário em que buscamos identificar as crenças e atitudes deles quanto ao fenômeno sob estudo. No tocante aos alunos, analisaram-se as respostas dadas por eles aos exercícios propostos pelo livro didático adotado pela referida escola. A fundamentação teórico-metodológica subjacente à formulação desses exercícios também serviu de objeto de análise para constituição do diagnóstico. A proposta de intervenção baseou-se no Modelo dos Contínuos, idealizado por Bortoni-Ricardo (2004, 2005), mais especificamente no contínuo de monitoração estilísitica. Como metodologia didática, tomamos como apoio a abordagem de aprendizagem colaborativa, desenvolvida por Behrens (2000).por
dc.description.abstractThis paper presents a proposal of educational intervention for the study and use of the strategies of indefinite subject in elementary school, applied in classes of the eighth year of a municipal school in Rio de Janeiro, in order to make the student know and use the forms of indeterminacy in the written form of Brazilian Portuguese, depending on the level of the text monitoring. The learning activities are based on a diagnostic survey of three segments involved in the teaching-learning process: teacher, student and textbook. Regarding teachers, we applied a questionnaire in which we aimed at identifying their beliefs and attitudes in relation to the phenomenon under analysis. Regarding the students, we analyzed their answers to the exercises proposed by the textbook adopted by that school. The theoretical-methodological basis underlying the formulation of these exercises also served as the object of analysis to establish the diagnosis. The intervention proposal was based on the Continuum Model, designed by Bortoni-Ricardo (2004, 2005), specifically in continuous stylistic monitoring. As a teaching methodology, we took the collaborative learning approach (Behrens, 2013) as support.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-10-31T16:37:03Z No. of bitstreams: 1 2015 - Thatiana dos Santos Nascimento Imenes.pdf: 7096434 bytes, checksum: f2e2a9840b6f83647306fda57a0d7941 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-31T16:37:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Thatiana dos Santos Nascimento Imenes.pdf: 7096434 bytes, checksum: f2e2a9840b6f83647306fda57a0d7941 (MD5) Previous issue date: 2015-07-22eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6952/2015%20-%20Thatiana%20dos%20Santos%20Nascimento%20Imenes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20682/2015%20-%20Thatiana%20dos%20Santos%20Nascimento%20Imenes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27049/2015%20-%20Thatiana%20dos%20Santos%20Nascimento%20Imenes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33454/2015%20-%20Thatiana%20dos%20Santos%20Nascimento%20Imenes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39852/2015%20-%20Thatiana%20dos%20Santos%20Nascimento%20Imenes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46210/2015%20-%20Thatiana%20dos%20Santos%20Nascimento%20Imenes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52562/2015%20-%20Thatiana%20dos%20Santos%20Nascimento%20Imenes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59052/2015%20-%20Thatiana%20dos%20Santos%20Nascimento%20Imenes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesBECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. – 37.ed. ver. e ampl. – Rio de Janeiro: Lucerna, 2001. BEHRENS, Marilda Aparecida. Projetos de Aprendizagem Colaborativa num Paradigma Emergente. In: MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda Aparecida.(org.) Novas tecnologias e mediação pedagógica. – Campinas, SP: Papirus, 2000. (67-132) BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. – São Paulo: Parábola Editorial, 2004. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. MACHADO, Veruska. (org.) Os doze trabalhos de Hércules. – São Paulo: Parábola Editorial, 2013. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?:sociolinguística e educação. – São Paulo: Parábola Editorial, 2005. BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2011 : Língua Portuguesa. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília :MEC/SEF, 1998. BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O Sujeito pronominal em contexto de mudança paramétrica: a escrita de alunos do ensino médio. Dissertação de Mestrado em Letras Vernáculas. Rio de Janeiro, UFRJ, Faculdade de Letras. 2000. BRAVIN, Angela Marina. Variação Linguística e o estudo da indeterminação do sujeito nas escolas brasileiras. In: PALOMANES, Roza. BRAVIN, Angela Marina. Práticas de Ensino do Portugês. – São Paulo: Contexto, 2012. CEREJA, Willian Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens, 8º ano: língua portuguesa. 7 ed. Reform. – São Paulo : Saraiva, 2012. CEREJA, Willian Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português linguagens: volume 3. – 7.ed. reform. – São Paulo: Saraiva, 2010. CUNHA, Celso. CINTRA, Luís F. Lindley. Nova Gramática do português contemporâneo. 5. ed. – Rio de Janeiro : Lexikon, 2008. CYRANKA, Lucia Furtado de Mendonça. Atitudes lingüísticas de alunos de escolas públicas de Juiz de Fora – MG. 2007. 174 f. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos)_Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007. DUARTE, Maria Eugênia L. Termos da oração. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues. BRANDÃO, Silvia Figueiredo. (orgs.) Ensino de Gramática: descrição e uso. 2ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2013. FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. KOCH, Ingedore. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006. LIMA, Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1983. OLIVEIRA, Jossely Bezerra Martins de. Concepções de escrita, texto e gênero textual em relatos de sala de aula de língua materna. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 2, n.2, março de 2004. ISSN 1678-8931. PEREIRA, Antônio Marcos. JUNIOR, José Nilton Cruz. Você tem competência? Considerações em torno do conceito de competência nos estudos linguísticos. Revista Vozes dos Vales da UFVJM: Publicações Acadêmicas – MG – Brasil – Nº 02 – Ano I – 10/2012. RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: 3ºao 9º Língua Portuguesa . Rio de Janeiro, 2013. SUASSUNA, Lívia. Avaliação e reescrita de textos escolares: a mediação do professor. In: ELIAS, Vanda Maria. (org.) Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita, leitura. 1 ed., São Paulo: Contexto, 2014. (119-134) VIEIRA, S. R.; FREIRE, G. C. Variação morfossintática e ensino de português. In: MARTINS, M. A. et al. (orgs.) Ensino de português e Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. pp. 81-114.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectindefinite subjecteng
dc.subjectstylistic monitoringeng
dc.subjectcollaborative teachingeng
dc.subjectSujeito indeterminadopor
dc.subjectmonitoração estilísticapor
dc.subjectensino colaborativopor
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleIndeterminação do sujeito no ensino fundamental: uma proposta de intervenção baseada na monitoração estilística do textopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Thatiana dos Santos Nascimento Imenes.pdfDocumento principal6.92 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.