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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Atitudes dos estudantes do ensino médio dos cursos técnicos em Agroecologia e Meio Ambiente do CTUR-UFRRJ em relação à matemática e às práticas docentes
Other Titles: Attitude of high school students from the Agroecology and Environment technical program of CTUR-UFRRJ, towards mathematics and teaching practices
???metadata.dc.creator???: Junqueira, Maria Angélica da Silva e Carvalho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
First advisor-co: Dias, Marcelo de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonçalves, Sílvia Maria Melo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa teve como objetivo correlacionar às atitudes dos alunos em relação à matemática e o papel docente. Os sujeitos da pesquisa foram 228 alunos do Ensino Médio dos Cursos Técnicos em Agroecologia e Meio Ambiente, do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foram aplicados: a escala que mede a atitude em relação à matemática e um questionário com perguntas abertas e fechadas nas turmas, para caracterizar os alunos e correlacionar alguns fatores que podem influenciar tais atitudes. Os dados foram submetidos à análise quantitativa e qualitativa, com o recurso da análise de conteúdo e do programa SPSS, versão 20.0 da IBM. Pode-se concluir que: existe uma correlação significativa das atitudes dos alunos em relação à matemática, quanto ao género, sendo que o masculino apresentou atitude mais positiva; alunos com maior desempenho apresentaram atitudes mais positivas; houve uma correlação significativa entre atitude e sua relação com o professor e entre atitude e a metodologia de ensino utilizada em sala. Não foi registrada correlação significativa da atitude, em relação à matemática, quanto à série e idade dos alunos. As turmas do segundo ano dos referidos cursos apresentaram atitudes mais positivas em relação à matemática.
Abstract: The objective of this research was to investigate the attitude of students towards teaching practices in mathematics. Research subjects were 228 students from the Agroecology and Environment technical program of Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A numerical scale was used to measure the student’s attitude towards mathematics. A survey with open and closed questions was also distributed on different classes, to describe the students and to correlate description variables that could be associated with the students attitudes towards mathematics. Data were submitted to quantitative and qualitative analyses using content analysis module from IBM - SPSS version 20,0 software. A significant correlation was found between gender and attitude towards mathematics: male students seem to have a more positive attitude; students with better general performances also had more positive attitude towards math. Significant correlations between attitude and ‘relation with the teacher’ and between attitude and teaching methodology were also found. Sutdent age and grade was not correlated ti their attiute towards math. Second year students seemed to have a more positive attiute than the others.
Keywords: teaching practices
teaching methodology
attitude
prática docente
metodologia de ensino
atitude
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: JUNQUEIRA, Maria Angélica da Silva e Carvalho. Atitudes dos estudantes do ensino médio dos cursos técnicos em Agroecologia e Meio Ambiente do CTUR-UFRRJ em relação à matemática e às práticas docentes. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1686
Issue Date: 6-Nov-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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