???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1686
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJunqueira, Maria Angélica da Silva e Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0580662381935701-
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.advisor-co1Dias, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Sílvia Maria Melo-
dc.contributor.referee3Esquincalha, Agnaldo da Conceição-
dc.date.accessioned2017-05-26T18:55:21Z-
dc.date.issued2015-11-06-
dc.identifier.citationJUNQUEIRA, Maria Angélica da Silva e Carvalho. Atitudes dos estudantes do ensino médio dos cursos técnicos em Agroecologia e Meio Ambiente do CTUR-UFRRJ em relação à matemática e às práticas docentes. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1686-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo correlacionar às atitudes dos alunos em relação à matemática e o papel docente. Os sujeitos da pesquisa foram 228 alunos do Ensino Médio dos Cursos Técnicos em Agroecologia e Meio Ambiente, do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foram aplicados: a escala que mede a atitude em relação à matemática e um questionário com perguntas abertas e fechadas nas turmas, para caracterizar os alunos e correlacionar alguns fatores que podem influenciar tais atitudes. Os dados foram submetidos à análise quantitativa e qualitativa, com o recurso da análise de conteúdo e do programa SPSS, versão 20.0 da IBM. Pode-se concluir que: existe uma correlação significativa das atitudes dos alunos em relação à matemática, quanto ao género, sendo que o masculino apresentou atitude mais positiva; alunos com maior desempenho apresentaram atitudes mais positivas; houve uma correlação significativa entre atitude e sua relação com o professor e entre atitude e a metodologia de ensino utilizada em sala. Não foi registrada correlação significativa da atitude, em relação à matemática, quanto à série e idade dos alunos. As turmas do segundo ano dos referidos cursos apresentaram atitudes mais positivas em relação à matemática.por
dc.description.abstractThe objective of this research was to investigate the attitude of students towards teaching practices in mathematics. Research subjects were 228 students from the Agroecology and Environment technical program of Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A numerical scale was used to measure the student’s attitude towards mathematics. A survey with open and closed questions was also distributed on different classes, to describe the students and to correlate description variables that could be associated with the students attitudes towards mathematics. Data were submitted to quantitative and qualitative analyses using content analysis module from IBM - SPSS version 20,0 software. A significant correlation was found between gender and attitude towards mathematics: male students seem to have a more positive attitude; students with better general performances also had more positive attitude towards math. Significant correlations between attitude and ‘relation with the teacher’ and between attitude and teaching methodology were also found. Sutdent age and grade was not correlated ti their attiute towards math. Second year students seemed to have a more positive attiute than the others.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-05-26T18:55:21Z No. of bitstreams: 1 2015 - MARIA ANGÉLICA DA SILVA E CARVALHO JUNQUEIRA.pdf: 4765008 bytes, checksum: 7e34924014571fd4df3bec106defd0e0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-26T18:55:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - MARIA ANGÉLICA DA SILVA E CARVALHO JUNQUEIRA.pdf: 4765008 bytes, checksum: 7e34924014571fd4df3bec106defd0e0 (MD5) Previous issue date: 2015-11-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7501/2015%20-%20Maria%20Ang%c3%a9lica%20da%20Silva%20e%20Carvalho%20Junqueira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20332/2015%20-%20Maria%20Ang%c3%a9lica%20da%20Silva%20e%20Carvalho%20Junqueira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26651/2015%20-%20Maria%20Ang%c3%a9lica%20da%20Silva%20e%20Carvalho%20Junqueira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33024/2015%20-%20Maria%20Ang%c3%a9lica%20da%20Silva%20e%20Carvalho%20Junqueira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39424/2015%20-%20Maria%20Ang%c3%a9lica%20da%20Silva%20e%20Carvalho%20Junqueira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45818/2015%20-%20Maria%20Ang%c3%a9lica%20da%20Silva%20e%20Carvalho%20Junqueira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52232/2015%20-%20Maria%20Ang%c3%a9lica%20da%20Silva%20e%20Carvalho%20Junqueira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58698/2015%20-%20Maria%20Ang%c3%a9lica%20da%20Silva%20e%20Carvalho%20Junqueira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectteaching practiceseng
dc.subjectteaching methodologyeng
dc.subjectattitudeeng
dc.subjectprática docentepor
dc.subjectmetodologia de ensinopor
dc.subjectatitudepor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleAtitudes dos estudantes do ensino médio dos cursos técnicos em Agroecologia e Meio Ambiente do CTUR-UFRRJ em relação à matemática e às práticas docentespor
dc.title.alternativeAttitude of high school students from the Agroecology and Environment technical program of CTUR-UFRRJ, towards mathematics and teaching practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Maria Angélica da Silva e Carvalho Junqueira.pdfDocumento principal4.64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.