Recent Submissions
,Educação Matemática e inclusão escolar: um olhar sobre as perspectivas e necessidades o aluno com deficiência intelectual
Este trabalho é destinado a abordar o desenvolvimento educacional de uma aluna com deficiência intelectual incluída no sétimo ano do ensino regular. Para isso, faz uma abordagem da história e situa as condições de ensino de pessoas com deficiência no Brasil, desde meados do século XIX até os dias atuais. Fez-se um levantamento bibliográfico sobre os materiais concretos aplicáveis nas aulas de matemática para pessoas com deficiência intelectual e constatou-se que esses têm grande influênc...
Sequências didáticas para o ensino de progressões geométricas e probabilidade: explorando problemas motivadores no ensino médio
O objetivo deste trabalho é apresentar um conjunto de atividades para o ensino de progressões geométricas e probabilidades de forma detalhada (sequências didáticas), começando e entremeando as etapas de ensino com uma coleção de problemas curiosos e instigantes, de maneira a manter a atenção e o interesse dos alunos do ensino médio. Este trabalho defende que a motivação é a ferramenta fundamental para que o aluno volte sua atenção e suas energias para a aula, e que a utilização de um problema...
Um olhar para o desempenho de algumas escolas de diferentes sistemas de ensino da Cidade do Rio de Janeiro em avaliações nacionais de matemática
Esse trabalho tem por objetivo geral investigar fatores que podem colaborar para o bom desempenho dos estudantes de instituições de ensino da cidade do Rio de Janeiro nas avaliações nacionais de Matemática (OBMEP, ENEM e IDEB). Pretende-se ainda coletar dados relativos às escolas mais bem colocadas nestas avaliações; conhecer o Plano de Carreira vinculado a cada sistema de ensino de modo a avaliar como o professor é valorizado no desempenho de suas funções; obter dados que deem indícios do im...
A importância da língua materna no ensino da Matemática: uma análise intrínseca acerca dos significados da língua consoante ao conceito matemático para professores de Matemática na abordagem da multiplicação
O presente trabalho propõe uma abordagem pautada nos conceitos e propriedades pertinen-tes a multiplicação, bem como uma abordagem linguística para a introdução às tabuadas de multiplicação de 1 a 10 e com o objetivo de propor aos professores uma abordagem linguística acerca dos conceitos referentes à operação de multiplicação, assim como a reali-zação de tarefas para aprimorar propriedades desta operação utilizando a língua materna como base estrutural para a compreensão dos significados aco...
A criptografia como uma ferramenta para o ensino da Matemática no ensino médio
O presente trabalho é pautado na investigação da influência que o uso da criptografia causa no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio. A criptografia traz consigo temas relevantes para dar significado aos conceitos matemáticos estudados no ensino médio, fazendo conexões com conteúdos de séries anteriores e abordando pré-requisitos que são fundamentais para diminuir as dificuldades dos mesmos frente às avaliações internas e externas. Nesse sentido, este trabalho tem como ob...
O uso do Role-Playing Game (RPG) como ferramenta motivacional no ensino da Matemática
O Role-playing Game (RPG), é um jogo que se popularizou na década de 1980. Ele consiste na representação de personagens em que os jogadores interagem entre si com elementos dentro de um cenário e história construídos e arbitrados por um narrador/mestre, que tem por base um sistema de regras pré-existente. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo principal vislumbrar a opinião de alunos do 8º ano de uma escola municipal de Queimados no Rio de Janeiro, em relação a aulas de Matemática que...
Uma proposta de intervenção para consolidação de habilidades e competências em matemática no âmbito da avaliação Conhecer
Este trabalho abordou habilidades matemáticas identificadas, no âmbito da avaliação Conhecer, como insuficientes ou pouco desenvolvidas em alunos concluintes do Ensino Médio em doze turmas de uma escola da rede estadual de educação do Rio de Janeiro. Essa avaliação se constitui em um instrumento quantitativo usado pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) para aferição da qualidade da educação, a partir da mensuração de habilidades e competências das áreas de Língua P...
Análise de erros em resolução de problemas envolvendo sólidos geométricos: uma experiência em uma turma de segundo ano do ensino médio da rede pública
Este trabalho abordou dificuldades na resolução de problemas envolvendo sólidos geométricos, por alunos do Ensino Médio. A justificativa desta pesquisa se deve ao fato que a Geometria Espacial está presente no cotidiano, embora, no ambiente escolar, sejam bem conhecidas as dificuldades no ensino-aprendizagem desta área. Por isso, a escola deve preparar os alunos para a resolução de problemas de Geometria Espacial, além de outras áreas da Matemática. Mediante isso, o objetivo geral foi analisa...
Contribuições do PROFMAT para o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: uma análise das dissertações produzidas na década de 2010
Esta dissertação apresenta o Estado da Arte das dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) relacionadas à Educação Matemática na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PROFMAT visa atender principalmente professores da Educação Básica com o intuito de oferecer formação profissional complementar em matemática com ênfase no domínio aprofundado do conteúdo relacionado à matemática escolar. A pesquisa tem por objetivo examinar as prátic...
A compreensão do conhecimento associado ao raciocínio (lógico) matemático: sala de aula x aplicação cotidiana
Desde os primórdios da humanidade, o homem investiga e tece propostas sobre como se dá o processo no qual o ser adquire e constrói seu conhecimento. Diversas formulações e teorias que vão de Sócrates a Gardner ajudaram a contribuir de alguma forma para se determinar, por exemplo, através dos Parâmetros Curriculares Nacionas, os PCN, princípios norteadores para auxiliar a escola e os professores a compreenderem como e o que é aconselhado adotar no que tange os procedimentos balisadores no sist...
Construindo competências e habilidades relacionadas ao conteúdo de vistas ortogonais em geometria: uma experiência com material concreto em uma turma de 9º ano de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro
Neste trabalho, são relatadas experiências pedagógicas para o ensino de conteúdos da unidade temática Geometria. Os saberes deste campo são fundamentais para a formação do aluno do Ensino Fundamental e serão aprofundados ao longo de todo o Ensino Médio, constituindo cerca de 24% das questões de Matemática aplicadas nas edições do ENEM entre 2009 e 2018. Conforme definido nos últimos anos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o currículo escolar da educação básica deve estar atualizado pa...
Uma reflexão sobre o ensino da unidade temática Grandezas e Medidas, à luz da BNCC, dos PCN e de relatos de professores sobre suas práticas docentes nos anos finais do Ensino Fundamental
Este trabalho consiste numa reflexão sobre o ensino da unidade temática Grandezas e Medidas nos anos finais do Ensino Fundamental, à luz dos principais documentos norteadores da Educação no Brasil: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O objetivo desta pesquisa foi investigar se as práticas docentes nos anos finais do Ensino Fundamental estão alinhadas às orientações desses documentos norteadores, favorecendo a integração da Matemática a outras ...
Diálogo entre a Etnomatemática e a Sala de Aula
Este ensaio propôs dialogar. O ponto de interesse do diálogo foi investigar e refletir sobre as possibilidades de recuperar Sentido e Significado na sala de aula, em especial na aula de matemática, sob os percursos e práticas da pesquisa no Programa em Etnomatemática. O objetivo foi investigar percursos e propostas do Programa em Etnomatemática que possibilitem uma prática pedagógica possível, e que permitam restaurar Sentido e Significado aos conteúdos da disciplina de matemática, dentr...
Estudo de áreas e de perímetros de polígonos, com o auxílio do geoplano e do papel quadriculado, numa turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública
Esta dissertação tratou sobre dificuldades na visualização, na interpretação e no cálculo de resolução de questões envolvendo perímetros e áreas de polígonos, por alunos de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Município de Piraí, RJ. Esta pesquisa se justifica, uma vez que a Geometria e as Grandezas e Medidas fazem parte do dia a dia das pessoas, embora existam várias dificuldades no processo ensino-aprendizagem dessas unidades temáticas. Esse fato reforça a...
Ensino-Aprendizagem de Matemática – TDAH, inclusão e metodologias ativas
O ensino da matemática encontra-se marcado por certa resistência, “bloqueio cognitivo” no momento da compreensão e aplicação dos conteúdos. Essa questão passa pela didática da matemática empregada em sala de aula. Cabe ao professor dispor de linguagens e metodologias para alcançar os alunos. Principalmente, os alunos que apresentam Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esta dissertação tem como objetivo abordar o processo de ensino-aprendizagem da matemática e apresentar u...
Educação financeira: uma análise da influência da tributação e da inflação na renda das famílias à visão do Ensino Médio
O trabalho em questão aborda aspectos relativos à perda de capacidade de compra, à perda de poder aquisitivo da renda das famílias atrelada ao pagamento de impostos (tributação) e à alta nos preços (inflação). Para tal, apresentam–se definições de tributos, inflação e tipos de tributos aplicados à renda das famílias, bem como apresentação de comparações sobre o quanto se dispende de dinheiro atrelado ao pagamento de impostos e à alta dos preços, ou seja, à tributação e à inflação, respectivam...
A matemática e os códigos de barras: uma proposta de ensino
Os códigos de barras podem ser uma importante ferramenta para estimular a aprendizagem da Matemática, pois são extremamente utilizados no cotidiano. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral analisar a compreensão das principais características dos códigos de barras e a motivação dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Marcílio Dias, localizada na cidade de Nova Iguaçu – RJ. Inicialmente abordamos o conceito de motivação, seus diferentes tipos, estratégi...
Motivando a aprendizagem de números inteiros por meio de materiais manipuláveis: uma experiência no sétimo ano do ensino fundamental
O presente estudo tem como principal foco analisar se o uso de materiais manipuláveis motiva e auxilia no aprendizado de Números Inteiros em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. Abordar essa metodologia justifica-se porque os alunos costumam apresentar muitas dificuldades quando começam a fazer cálculos envolvendo Números Inteiros e consequentemente os erros sucessivos os levam a ficarem desmotivados. Para entender melhor os conceitos que serão abordados nesta pesquisa e as dificuldades...
Grafo e o problema do caminho mínimo: algoritmo e programação em Pascal
Este trabalho tem como objetivo trazer uma proposta de ensino para as turmas de ensino médio abordando um tópico específico da Teoria dos Grafos que trata de caminhos mínimos e dos Algoritmos de Dijkstra e Bellman-Ford utilizados para determiná-los. Como os algoritmos são algo abstrato, tendo grande importância quando transformados em um programa através de uma linguagem de programação, optou-se em trazer para o presente trabalho as noções da linguagem de Programação Pascal, linguagem de fáci...
Uma proposta de metodologia de ensino de logaritmos através da tecnologia
A preparação dos professores do amanhã para usar a tecnologia é uma das questões mais importantes dos programas atuais de formação de professores. Afinal, o advento da democratização do acesso digital por meio do uso de smartphones, bem como a necessidade advinda do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19, trouxeram novos e irreversíveis caminhos possíveis. Diante desse cenário, essa dissertação tem por objetivo abordar alguns diferentes aspectos, amplos e específicos, da relação entre a...
- 107 Matemática
- 18 Educação
- 110 UFRRJ
- 110 Dissertação
- 110 application/pdf
- 110 Acesso Aberto