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Tipo do documento: Dissertação
Título: A criptografia como uma ferramenta para o ensino da Matemática no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Cryptography as a tool for teaching Mathematics in high school
Autor: Lucena, Rubens Brás de 
Primeiro orientador: Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
Primeiro membro da banca: Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
Segundo membro da banca: Pereira, André Luiz Martins
Terceiro membro da banca: Santos, Cleber Haubrichs dos
Resumo: O presente trabalho é pautado na investigação da influência que o uso da criptografia causa no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio. A criptografia traz consigo temas relevantes para dar significado aos conceitos matemáticos estudados no ensino médio, fazendo conexões com conteúdos de séries anteriores e abordando pré-requisitos que são fundamentais para diminuir as dificuldades dos mesmos frente às avaliações internas e externas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo verificar os avanços em relação aos conteúdos de matrizes e teoria dos números tratados com a turma. A pesquisa foi desenvolvida com 25 alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual, localizada na cidade de Japeri - RJ e dividida em sete aulas de cinquenta minutos cada. Inicialmente apresenta-se um breve histórico sobre o desenvolvimento da criptografia, desde sua origem até o sistema RSA, e os fundamentos matemáticos básicos necessários para compreender os processos criptográficos propostos. Em seguida são aplicadas três atividades com a turma dividida em grupos com o objetivo de criptografar e descriptografar mensagens. Com base nos resultados obtidos por comparação das notas dos alunos em avaliações internas e externas, aplicadas antes e após a realização do trabalho, é possível observar uma melhora de rendimento da turma. O que demonstra que, de fato, a criptografia tem potencial para ser uma boa ferramenta para o ensino da matemática no ensino médio e que não é um conceito exclusivo de filmes de espionagem.
Abstract: The current study is based on the investigation of the influence that the use of cryptography causes in the teaching-learning process of high school students. Cryptography brings with it relevant themes to give meaning to the mathematical concepts studied in high school, making connections with content from previous grades and addressing prerequisites that are essential to reduce their difficulties in the face of internal and external evaluations. In this sense, this study aims to verify the advances in relation to the contents of matrices and number theory treated with the classes. The research was developed with 25 students of the last year of high school in a state school, located in the city of Japeri - RJ and divided into seven classes of fifty minutes each. Initially, a brief history of the development of cryptography is presented, from its origin to the RSA system, and the basic mathematical foundations necessary to understand the proposed cryptographic processes. Then, three activities were applied with the class divided into groups in order to encrypt and decrypt messages. Based on the results obtained by comparing students' grades in internal and external evaluations applied before and after the work is done, it is possible to observe an improvement in class performance. Which demonstrates that, in fact, cryptography has the potential to be a good educational tool for teaching mathematics in high school and that is not an exclusive concept of spy films.
Palavras-chave: criptografia
sistema RSA
ensino de matemática
cryptography
RSA system
mathematics teaching
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: LUCENA, Rubens Brás de. A criptografia como uma ferramenta para o ensino da Matemática no ensino médio. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6348
Data de defesa: 15-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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