Recent Submissions
A coragem da verdade: a parrhesía como formação e emancipação do sujeito em Michel Foucault
A presente dissertação tem como proposta compreender a formação e emancipação do sujeito a partir das análises de Michel Foucault em seus últimos cursos no Collège de France, sobretudo em seu livro A Hermenêutica do Sujeito. O Estudo das tecnologias de formação e desenvolvimento dos sujeitos nas culturas gregas, helenísticas e romanas, será constituído a partir das pesquisas de Foucault sobre o Cuidado de Si, tema do primeiro capítulo. No segundo capítulo, faremos uma análise sobre os estudos...
Deleuze, a imagem do pensamento e a reversão do platonismo: uma política nietzschiana
O tema da imagem do pensamento em Deleuze é constante em toda sua obra, mesmo quando aparece sob outras nomenclaturas, e conecta-se a diferentes problemas em pauta na sua trajetória intelectual. Junto a ele, o projeto de reversão do platonismo é uma importante chave de leitura para compreender os interesses e os desdobramentos do pensamento deleuziano, sendo os dois conceitos formulados e apresentados a partir da influência de Nietzsche sobre sua filosofia. Neste trabalho, procuramos mostrar ...
O problema da representação e da imagem em Deleuze. uma proposta política.
O estudo analisa de que forma o pensamento foi reduzido aos conceitos de representação e de imagem conforme problematiza o fi lósofo Gilles Deleuze, demonstrando que esta forma do pensamento atuar foi estendida na história da filosofia ocidental como a única maneira dele operar; com isso visa se mostrar como esse procedimento nos fez perder a diferença: o diferente foi submetido a categoria de um modelo e, assim sendo, ele se baseia no critério de semelhança que tem como norte um ideal...
De que modo a pergunta “o que é o homem?” se desdobra na perspectiva ontológica de Martin Heidegger
O presente trabalho visa abordar a problemática que se faz presente no questionamento “o que é o homem?”, bem como seu desdobramento na perspectiva ontológica heideggeriana. Para tanto, tomaremos por base teórica a obra Ser e tempo juntamente com alguns outros textos de Martin Heidegger. Trata-se de pensar como o autor procura compreender o humano a partir do que ele denomina de Dasein, ser-aí, pre-sença, realidade humana, em que o Da é propriamente a “região” na qual o Ser se dá de modo priv...
Os matizes ontológicos do conceito de infinito (ἄπειρον) em Melisso de Samos
Melisso se tornou conhecido por veicular a tese segundo a qual o ser é um. É neste raciocínio que se assentaria o caráter radical de seu monismo ontológico, visão metafísica pioneira entre os expoentes filosóficos da então escola eleata. Em consonância com o um, diversos outros atributos foram derivados do ser ou dele constituíram a causa fundamental: o que é se caracterizaria como eterno, imutável, imóvel, indivisível, incorpóreo, total, homogêneo, ilimitado e infinito. No que tange a esta ú...
A Razão Prática no pensamento de Immanuel Kant e a relação com a práxis humana
O propósito desta dissertação consiste em discorrer sobre os principais elementos que constituem a razão prática em Immanuel Kant e a sua relação com a práxis humana. Este objetivo se faz necessário frente às críticas que buscam apresentar o discurso moral kantiano a partir das ideias de formalização sem matéria ou de um rigor excessivo. Na tentativa de possibilitar uma compreensão mais apurada das afirmações de Kant sobre a razão prática, dividiremos esta pesquisa em três partes. No primeiro...
O limite moral dos contratos: possibilidades e empecilhos para tornar equitativos os contratos jurídicos
A presente dissertação tem como objetivo realizar uma análise crítico-filosófica sobre as questões morais contidas nas relações contratuais no âmbito do Direito partindo do conceito de equidade, posição original e véu da ignorância trazidos por John Rawls em sua obra Uma Teoria da Justiça, para posteriormente fazer uma análise aos questionamentos feitos por Michel Sandel em seu livro Justiça - O que é fazer a coisa certa, que discorre sobre acordos feitos em sociedade a partir dos conceitos d...
O que é a Metafísica de Aristóteles para Enrico Berti?
O professor Enrico Berti apresentou na introdução e nas notas explicativas da sua nova tradução em italiano da Metafísica de Aristóteles a tese que o acompanha ao longo do seu itinerário filosófico de intérprete da obra aristotélica: a Metafísica de Aristóteles consiste na filosofia primeira e toda a obra se dedica à busca da ciência que, encontrada, oferece, via demonstração, as causas primeiras de tudo, causas que são os princípios donde se pode começar a fazer a ciência do vir a ser e do s...
Nietzsche e o pathos trágico: uma transvaloração estética da existência
Nietzsche anuncia em Tentativa de autocrítica, o prefácio escrito em 1886 para O nascimento da tragédia (1872), que o essencial na sua obra de juventude consiste em se opor às interpretações e justificativas morais da existência. A história do Ocidente é a narrativa pela qual engendrou-se a partir do socratismo e do cristianismo um juízo condenatório da vida. A negação da vida através da moral inicia o niilismo. O fenômeno do niilismo torna-se objeto de constante análise em sua reflexão filos...
O despertar pela imagem: do controle espetacular à resistência
Vivemos em uma sociedade tomada por imagens. Discutir os aspectos referentes à imagem política esta que através de sua força de representação permite a ruptura do domínio da dimensão visual exercido no contemporâneo sobre os meios sociais. A sociedade espetacular se disseminou até uma dimensão sem precedentes. Pela via debordiana, não existe saída viável em princípio, diante do aliciamento do mercado de todas as instâncias da política e, por conseguinte, do visível. O anúncio de um futuro dis...
O racionalismo crítico de Karl Popper: um elo entre racionalidade epistemológica e racionalidade política
A aceitação do realismo metafísico configura-se como o principal pilar do projeto epistemológico do filósofo Karl Popper (1902-1994). Apoiado na rejeição da concepção justificacionista do progresso do conhecimento, Popper vê a crítica intersubjetiva de hipóteses ou conjecturas como a adequada via da evolução do saber científico. A partir disso, tendo em vista a constatação lógico-epistemológica do poder decisivo da evidência negativa quanto a se pronunciar sobre a universalidade nômica, mostr...
Sobre Rancière e Ibsen
Essa dissertação figura seus contornos mediante a análise da palavra dramática, presente nos textos das últimas peças do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, tendo em vista os pressupostos teóricos da filosofia de Jacques Rancière. Para tanto, discute as conexões entre a estética e a política a partir da questão de como a tomada da palavra compõe uma determinada configuração da experiência, que relaciona operações de composição de um comum ao mesmo tempo dividido mediante o vínculo entre impres...
O conceito de autonomia em Jürgen Habermas a partir da relação discursiva entre direito, moral e política
Ao menos desde a Modernidade e a ausência de referências externas para fundamentar publicamente as ações políticas – haja vista a perda do ponto de vista cosmológico advindo da Revolução Científica (século XVII) e o conflito permanente quanto ao Criador, intensificado na Reforma Protestante (século XVI) –, o conceito de autonomia assume protagonismo na filosofia política. A Modernidade só pode retirar a legitimidade das normas de ação a partir de si mesma. Sua reflexividade conduz à ideia de ...
Por uma leitura ciceroniana de Sócrates, Platão e o ceticismo da “nova Academia”
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve exposição do ceticismo acadêmico e a relação da Academia cética com a interpretação ciceroniana da dialética de Arcesilau como um reavivamento dos espíritos socrático e platônico em oposição à admissão da tese estoica da apreensibilidade (katálepsis) em sua obra Acadêmicas. Trabalharemos mais especificamente a constatação socrática de sua própria ignorância diante do caráter incognoscível da natureza e como a radicalização da dúvida socráti...
Xamanismo, ou, devir outro da filosofia. ensaios de recepção à contracolonialidade filosófica e à cosmopolítica xamânica imanentes em ‘ a queda do céu’
Minha pesquisa de mestrado perseguiu, incansavelmente, o objetivo de traçar uma leitura filosófico-receptiva do livro A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa & Bruce Albert. Com dois objetivos principais: pôr à prova a possibilidade de considerarmos tal obra enquanto um ‘livro de filosofia ameríndia’ (apesar de estar assinado por um xamã yanomami e um antropólogo francês); e, simultaneamente, investigar o que esta consideração (ao se comprovar) poderia suscitar aos deba...
Nietzsche e a questão do corpo: uma interpretação diagnóstica da cultura e o desafio da grande saúde
O objetivo desse trabalho consiste em percorrer a linha de raciocínio nietzschiana no âmbito do processo de ressignificação do corpo, considerando os estados de fraqueza, de degenerescência e adoecimento da cultura e da civilização, assim como considerar e investigar caminhos possíveis para uma grande saúde, que não é uma. Na perspectiva de Nietzsche, os estados de adoecimento, assim como os estados de convalescença, e de abundância de forças ativas são processos produtores de sentido, i...
A superação a partir do prólogo e da alegoria do equilibrista na obra Assim falou Zaratustra
O objetivo geral da dissertação é oferecer um entendimento do que seja o conceito de superação a partir do Prólogo de Assim Falou Zaratustra, obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Com esse interesse, fez-se um estudo detalhado do Prólogo no qual se buscou analisar, em cada um dos dez parágrafos, os temas e conceitos centrais, para que, por fim, fosse possível verificar como cada tema ou conceito se dispõe a favor da superação da personagem Zaratustra. Todavia, destaca-se exacerbad...
Ipseidade e fé em Kierkegaard: movimento identitário de plenificação ontológica
A proposta norteadora da presente dissertação é assinalar a relação entre os conceitos de ipseidade e fé no pensamento de Søren Kierkegaard. Pressupomos que a originalidade de um tipo existencial está em jogo, onde tal existente só pode se dar, de modo pleno, no modo de ser da fé. Kierkegaard pensa o ser humano como um eu/self existencial – uma estrutura relacional em devir. Sua identidade (identidade-ipse) é extraposta. O existente humano é este ser que tem sua possibilidade de ser enraizada...
O processo de criação artística em Artaud
A presente dissertação tem como objeto de estudo o processo de criação segundo Antonin Artaud e seus desdobramentos estéticos, éticos e políticos. A priori nos filiaremos em algumas criações “teóricas-artísticas” de Artaud, textos de comentadores e historiadores teatrais que identificamos como ferramentas fundamentais para nos auxiliar a desenvolver este trabalho. Nesse nosso processo “dissertativo-criativo”, intentamos evidenciar como e por que Artaud resolveu se insurgir contra o teatro mod...
Técnica e Niilismo em Martin Heidegger
Desde o princípio dos tempos, o homem utilizou de uma habilidade técnica como parte da sua existência. Contudo, nos últimos 200 anos, o homem tem sido determinado pelo logos da técnica. Isso se deve ao processo de niilização da vida humana produzida pela desvalorização dos valores supremos, ao mesmo tempo em que ocorre a dominância do método científico como substituição da Metafísica. Portanto, este trabalho se dedica a estudar a relação entre o desenvolvimento da técnica e da predominância d...
- 48 UFRRJ
- 48 Dissertação