???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/981
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Comportamento do consumidor: Uma análise sobre a escolha da embalagem no ato da compra.
Other Titles: Comportamento do consumidor: Uma análise sobre a escolha da embalagem no ato da compra.
???metadata.dc.creator???: Boas, José Aurélio Vilas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Heloisa Guimarães Peixoto
First advisor-co: Boas, Ana Alice Vilas
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral desta dissertação consiste em investigar o comportamento dos consumidores em relação à escolha da embalagem no ato da compra. O comportamento do consumidor se caracteriza como processo: um conjunto de estágios que envolvem a seleção, a compra, o uso ou a disposição de produtos, idéias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos. O presente estudo, através de pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo (survey) realizada com consumidores dos supermercados A, B e C situados na cidade de Volta Redonda/RJ, a pesquisa fornece uma visão de como ocorre o processo de escolha da embalagem no ato de compra. O estudo apontou que o comportamento dos consumidores ocorre sob uma perspectiva racional, procurando fazer compras da melhor maneira possível, obtendo o melhor pelo dinheiro e maximizando a utilidade, parecendo não haver envolvimento emocional na escolha da embalagem da classe de produtos atomatados.
Abstract: The general aim of this dissertation is to investigate customers behavior as regards to choosing packages at the moment of purchase. Customer s behavior is characterized as a process; a set of stages which involves selection, purchase, use or products layout, ideas or experiments to satisfy needs and wishes. This study, by means of a bibliographical research as well as a survey, which was carried through with A, B and C supermarkets customers, located at Volta Redonda (RJ), provides us a view of how the process of choosing packages occurs at the moment of purchase. The study pointed out that customers behave rationally, trying to shop as better as possible, obtaining the best from their money, and maximizing utility, what appears to be an evidence of no emotional involvement when choosing tomatomade products packages.
Keywords: comportamento do consumidor
embalagem
processo de decisão de compra.
customer behavior
package
purchase-decision process.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Ciências Sociais Aplicadas
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia em Negócios
Citation: BOAS, José Aurélio Vilas. Comportamento do consumidor: Uma análise sobre a escolha da embalagem no ato da compra.. 2007. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/981
Issue Date: 28-Aug-2007
Appears in Collections:MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E ESTRATÉGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007- Jose Aurelio Vilas Boas.pdf382.66 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.