???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/96
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O CTUR e a Produção da Qualidade de Ensino: investigando características institucionais e familiares.
Other Titles: The Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro and the production of quality teaching: investigating family and institutional characteristics.
???metadata.dc.creator???: Porphirio, Virgínia Maria Thuler Tafuri 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Paula, Lucília Augusta Lino de
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve por objetivo central compreender a relação família/escola e a produção da qualidade de ensino no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, analisando como as características institucionais e familiares interagem na realização do sucesso escolar. A fim de atender a esses objetivos, procedeu-se a uma análise de dados obtidos a partir da aplicação de questionários a alunos, pais e professores, cuja finalidade foi traçar o perfil sociográfico desses agentes educacionais que interagem no desempenho acadêmico dos alunos. Para tanto, trabalhou-se, principalmente, com a contribuição teórica de Pierre Bourdieu acerca do papel da família e da escola na produção da qualidade de ensino, partindo-se do pressuposto que no campo escolar há um habitus, isto é, um dispositivo de ação que orienta os atores educacionais. Nessa perspectiva, procurou-se contextualizar o Colégio em estudo, por meio de uma breve retrospectiva do ensino profissional no Brasil, a origem do CTUR e sua estrutura e organização atuais. Dentre as questões apresentadas, enfatizam-se: O CTUR é hoje uma escola de prestígio? Em que medida a ação da família e da escola influenciam na trajetória escolar dos alunos? Conclui-se que o efeito-escola pode ser percebido através de várias ações da instituição escolar, com destaque para a atuação do corpo docente no tocante à importância dada à leitura como capital cultural essencial à realização do sucesso escolar.
Abstract: This study had as main objective to understand the relations among family, school and the production of quality teaching at CTUR (Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), analyzing how the institutional characteristics exert an influence in the school success. In order to achieve this goal we studied data got out of a questionnaire given to students, parents and teachers. The objective of this information was to picture the sociographical profile of these educational actors that affect the academic performance of the students. For that reason, we worked specially with the theoretical base given by Pierre Bourdieu about the role of the family and the school in the production of quality teaching, starting from the point of view that in the school field there is a habitus, that is to say, an action apparatus which leads the educational actors. In this aspect, we tried to contextualize the school in the study, through a short retrospective of the technical education in Brazil and the beginning of CTUR with its present structure and organization. Among the questions presented, we emphasized: Is CTUR a school of prestige today? and how do family and school action interfere in the school trajectory of the students? We conclude that the school effect can be perceived through the most varied school actions, specially when the teachers consider reading habits as cultural capital which will be essential to reach school success.
Keywords: Educação Agrícola
relação família/escola
qualidade de ensino
trajetórias escolares.
Agricultural Education
family/school relations
quality teaching
school trajectory.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Educação Agrícola
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PORPHIRIO, Virgínia Maria Thuler Tafuri. The Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro and the production of quality teaching: investigating family and institutional characteristics.. 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/96
Issue Date: 29-May-2008
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.