???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/96
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPorphirio, Virgínia Maria Thuler Tafuript_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7498238578056154por
dc.contributor.advisor1Paula, Lucília Augusta Lino dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769020J1por
dc.date.accessioned2016-04-26T16:55:29Z-
dc.date.available2008-10-09pt_BR
dc.date.issued2008-05-29pt_BR
dc.identifier.citationPORPHIRIO, Virgínia Maria Thuler Tafuri. O Colégio Técnico da Universidade Rural e a produção da qualidade de ensino: investigando características institucionais e familiares. 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/96-
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo central compreender a relação família/escola e a produção da qualidade de ensino no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, analisando como as características institucionais e familiares interagem na realização do sucesso escolar. A fim de atender a esses objetivos, procedeu-se a uma análise de dados obtidos a partir da aplicação de questionários a alunos, pais e professores, cuja finalidade foi traçar o perfil sociográfico desses agentes educacionais que interagem no desempenho acadêmico dos alunos. Para tanto, trabalhou-se, principalmente, com a contribuição teórica de Pierre Bourdieu acerca do papel da família e da escola na produção da qualidade de ensino, partindo-se do pressuposto que no campo escolar há um habitus, isto é, um dispositivo de ação que orienta os atores educacionais. Nessa perspectiva, procurou-se contextualizar o Colégio em estudo, por meio de uma breve retrospectiva do ensino profissional no Brasil, a origem do CTUR e sua estrutura e organização atuais. Dentre as questões apresentadas, enfatizam-se: O CTUR é hoje uma escola de prestígio? Em que medida a ação da família e da escola influenciam na trajetória escolar dos alunos? Conclui-se que o efeito-escola pode ser percebido através de várias ações da instituição escolar, com destaque para a atuação do corpo docente no tocante à importância dada à leitura como capital cultural essencial à realização do sucesso escolar.por
dc.description.abstractThis study had as main objective to understand the relations among family, school and the production of quality teaching at CTUR (Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), analyzing how the institutional characteristics exert an influence in the school success. In order to achieve this goal we studied data got out of a questionnaire given to students, parents and teachers. The objective of this information was to picture the sociographical profile of these educational actors that affect the academic performance of the students. For that reason, we worked specially with the theoretical base given by Pierre Bourdieu about the role of the family and the school in the production of quality teaching, starting from the point of view that in the school field there is a habitus, that is to say, an action apparatus which leads the educational actors. In this aspect, we tried to contextualize the school in the study, through a short retrospective of the technical education in Brazil and the beginning of CTUR with its present structure and organization. Among the questions presented, we emphasized: Is CTUR a school of prestige today? and how do family and school action interfere in the school trajectory of the students? We conclude that the school effect can be perceived through the most varied school actions, specially when the teachers consider reading habits as cultural capital which will be essential to reach school success.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Virgínia Maria Thuler Tafuri Porphirio.pdf: 1204041 bytes, checksum: 38337a8b68cf3027dbd4dc3a078042de (MD5) Previous issue date: 2008-05-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61734/2008%20-%20Virg%c3%adnia%20Maria%20Thuler%20Tafuri%20Porphirio.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectrelação família/escolapor
dc.subjectqualidade de ensinopor
dc.subjecttrajetórias escolarespor
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectfamily/school relationseng
dc.subjectquality teachingeng
dc.subjectschool trajectoryeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO Colégio Técnico da Universidade Rural e a produção da qualidade de ensino: investigando características institucionais e familiarespor
dc.title.alternativeThe Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro and the production of quality teaching: investigating family and institutional characteristicseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Virgínia Maria Thuler Tafuri Porphirio.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.