???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/75
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A construção dos conceitos matemáticos na realidade mundo agrário - Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, ES
Other Titles: The mathematical concepts building in the agrarian world reality - Federal Agrotechnical School of Santa Teresa, ES
???metadata.dc.creator???: Santos, Marcia Maria Paes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mattos, José Roberto Linhares de
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa deste trabalho foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa-ES (EAFST-ES), envolvendo os alunos da Educação Profissional e do Ensino Médio em concomitância interna. Os alunos envolvidos nos projetos de Olerícolas e Culturas Anuais executavam, paralelamente, projetos de ação, que envolviam os conceitos matemáticos utilizados na realidade prática dos projetos da Educação Profissional. Assim, numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar através de métodos de projeto para religar os saberes, trabalhamos: A Construção dos Conceitos Matemáticos na Realidade do Mundo Agrário. Várias são as fundamentações e abordagens teóricas que buscamos para dar significado aos estudos dos conceitos matemáticos que foram utilizados na área agrária. Os alunos sujeitos da pesquisa estavam envolvidos em cursos de diferentes modalidades de estudos, fazendo ao mesmo tempo, o Ensino Médio e Profissional em horários diferentes. Na Educação Profissional, uns alunos estudavam o componente curricular de Olericultura, e outros alunos o componente de Culturas Anuais. O estudo teve como objetivo propor um novo quadro conceitual e uma metodologia para trabalhar o ensino de Matemática, para desenvolver os conceitos matemáticos articulados com a realidade do mundo agrário, tornando-os mais atraentes e significativos, proporcionando-lhes uma melhor compreensão para utilizá-los com competência nas resoluções dos problemas da vida diária e do trabalho, e de outras situações que exigem a transposição desse saber para o prosseguimento nos estudos. Os resultados obtidos mostram uma grande diversidade no desenvolvimento cognitivo devido às diferenças individuais, culturais e sociais, sendo que os fatores intrínsecos e extrínsecos influenciam fortemente nesse desenvolvimento. Devido à complexidade do ser humano, a pesquisa baseou-se no estudo exploratório dos dados, utilizando procedimentos metodológicos de uma pesquisa qualitativa, na busca de solucionar ou minimizar a problemática que passa o ensino de matemática na EAFST, por meio de um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, religando os saberes e transcendendo-os para outras situações de convívio social, econômico e político. Nessa perspectiva, praticamos a Pedagogia da Inclusão, preocupados com a formação geral e profissional do ser humano para inseri-lo no meio social, exercendo a sua cidadania para viver dignamente numa sociedade competitiva e excludente. Está fundamentada por conhecimentos epistemológicos e filosóficos de diferentes teorias devido à complexidade do ser humano.
Abstract: The research was developed in Federal Agrotechnical School of Santa Teresa (EAFST-ES), involving the Professional Education and High School students. The students involved in Olericulture and Annual Crop s projects executed action projects involving mathematical concepts used in the practical reality of the projects developed in the Professional Education. Thus, in a transdisciplinary/interdisciplinary perspective through project methods linking the knowledge, we developed: The Mathematical Concepts Building in the Agrarian World Reality. We search approaches and theoretical groundings to meaning the mathematical concepts studies used in the agrarian area. The subjects of the research were involved in courses of different modalities of studies, doing at the same time High School and Professional Education in different schedules. In the Professional Education some of the students studied Olericulture while others studied Annual Crops. The study aimed to propose a new conceptual picture and a new methodology to develop mathematical teaching, developing, this way, the mathematical concepts articulated with the agrarian world reality, turning them more attractive and meaningful, providing a better understanding of them, allowing their use in the problems resolutions either in the daily life, or work, or any other situation that demand the transposition of this knowledge. The results showed a great diversity in the cognitive development, because of the individual, cultural and social differences, and the intrinsic and extrinsic factors have strongly influenced this development. Due to the human being complexity, the research was based on the exploratory study of the data, using methodological procedures of a qualitative research, looking for solutions or, at least, decrease the problematic that the mathematics education faces in the EAFST, through an interdisciplinary/transdisciplinary work, linking the knowledge and transcending them for other situations like social, economic, and politician relationship. In this perspective we practiced the Inclusion Pedagogy, worried about the general and professional formation of the human being, inserted in the social environment, exerting its citizenship and live worthily in a competitive and excluding society. This research was based on epistemological and philosophical knowledge of different theories due to the human being complexity.
Keywords: interdisciplinaridade/transdisciplinaridade
conceitos matemáticos
paradigmas
Educação Agrícola
interdisciplinarity/transdisciplinarity
paradigmatic changes
mathematical concepts
Agricultural Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SANTOS, Marcia Maria Paes. A construção dos conceitos matemáticos na realidade mundo agrário - Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, ES. 2006. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/75
Issue Date: 25-Oct-2006
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006 - Marcia Maria Paes Santos.pdf3.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.