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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As representações sociais e transdisciplinares da inclusão: estudo de caso do Centro de Equoterapia implantado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas - Campus Barbacena
Other Titles: Social representations and transdisciplinary inclusion: Hippotherapy Center case study deployed at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas - Campus Barbacena
???metadata.dc.creator???: BAUMGRATZ, Jorge Luiz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sanchez, Sandra Barros
First advisor-co: Almeida, Fernando Queiroz
???metadata.dc.description.resumo???: A educação profissional e o dever de incluir supõem considerações que extrapolam a simples inovação educacional e que implica o reconhecimento de que o outro é sempre e implacavelmente diferente, pois a diferença é o que existe, a igualdade é inventada e a valorização das diferenças impulsiona o progresso educacional. A relevância deste trabalho é a de contribuir para a atual discussão sobre a utilização da equoterapia como ferramenta de apoio, em suas linhas de atuação e suas clientelas. O trabalho se justifica por entender que a equoterapia é uma opção promissora para os técnicos formados pelo IF Sudeste MG, considerando que as adequações aos requisitos da terapia precisam de conhecimentos de eqüinocultura. Objetivou, portanto, formar profissionais técnicos visando à integração em equipes multiprofissionais nos centros de equoterapia, valendo-se das experiências e constatações resultantes das práticas de ensino no Instituto Federal de Educação Tecnológica Sudeste de Minas - Campus Barbacena. Trata-se de um estudo descritivo que visa identificar as representações sociais e o perfil do grupo pesquisado, através de dados e fatos colhidos da própria realidade e pesquisa bibliográfica. A amostragem constituiu-se de 60 alunos do terceiro ano do curso Agropecuária integrado ao Ensino Médio, 70 professores, 100 servidores, bem como a comunidade externa composta pelos pais ou responsáveis pelos praticantes. Para tanto, foram aplicados questionários semiestruturados aos alunos, professores, servidores e comunidade. A partir dos resultados obtidos, avaliaram-se as possibilidades e benefícios da implantação definitiva do Centro de Equoterapia, visando à qualificação profissional dos futuros técnicos, ampliando o universo de trabalho. Concluiu-se, após os resultados positivos, que o Centro de Equoterapia tem proporcionado espaço para o trabalho de pesquisa das áreas de saúde e educação. Houve um ganho para as universidades da região, no que tange às oportunidades para capacitação profissional, incluindo estágios para os estudantes da área de saúde, como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, educação física, enfermagem, nutrição e outras. Portanto, a tríade pesquisa/ensino/extensão foi plenamente atendida.
Abstract: The professional education and include responsibility considerations that go beyond simple educational innovation which leads to other recognition are always and relentlessly different, the difference is that there equality is invented and differences appreciation efforts the educational progress. The relevance of this work contributes to current discussion on the Hippotherapy use as a support tool in their performance and clienteles lines. The work is justified by understanding that Hippotherapy is a promising option for technicians trained by IFSUESTEMG whereas adaptations to the therapy requirements, need equine breeding knowledge, therefore, aimed to technical professionals seeking to integrate into multidisciplinary Hippotherapy Center teams, drawing on the experiences and findings resulting from the teaching practices at the Technological Education Federal Institute. This is a descriptive study to identify social representations and research group profile, using data and facts gathered from literature and their own reality. Our sample consisted in 60 students Integrated Agricultural High School, third year, 70 teachers, 100 servers and external community composed by practitioner s parents. Therefore, semi-structured questionnaires were applied to students, teachers, servers and community. Since the results, evaluating the possibilities and advantages for the Hippotherapy Center definitive establishment, aimed at the future technicians professional qualification, expanding the universe work. Conclude, after the positive results, that Hippotherapy Center has provided space for research in Health and Education Areas work, there was a gain to universities region, with respect to professional training opportunities, including residencies on Health as Physical Therapy, Phonotherapy, Psychology, Occupational Therapy, Physical Education, Nursing, Nutrition, and others. Therefore, the triad Research / Teaching / Extension has been fully met.
Keywords: educação agrícola
equoterapia
inclusão social
agrarian education
hippotherapy
social inclusion
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BAUMGRATZ, Jorge Luiz. As representações sociais e transdisciplinares da inclusão: estudo de caso do Centro de Equoterapia implantado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas - Campus Barbacena. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/64
Issue Date: 14-Dec-2010
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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