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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O papel da experimentação no estudo do solo através do ensino de química: relações entre ensino e aprendizagem numa perspectiva construtivista
Other Titles: The role of experimentation in study of Soil through chemistry teaching: relationship of teaching and learning within constructivist perspective
???metadata.dc.creator???: CASAGRANDE, Elisabeth do Carmo Mendes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Ana Cristina Souza
???metadata.dc.description.resumo???: A estrutura curricular do ensino técnico agrícola é caracterizada pela fragmentação excessiva do conhecimento, onde ocorre uma completa separação entre o ensino médio e o profissional, o que dificulta o desenvolvimento da capacidade do aluno de relacionar conceitos entre as disciplinas. Este estudo teve como objetivo avaliar o papel do ensino experimental, visando a conectar os conhecimentos químicos aos conhecimentos de solos, através da experimentação, do dialogar com colegas e professores, dos acertos e erros, propiciando ao aluno, a possibilidade de chegar à internalização do conhecimento formal, contribuindo para a sua melhoria profissional e capacidade de contextualização. Foi utilizada metodologia elaborada a partir da perspectiva construtivista, e o referencial teórico adotado foi o de Ausubel (Aprendizagem Significativa). A pesquisa foi realizada com 17 alunos do 3º ano do ensino médio concomitante com o Curso Técnico em Agricultura da EAF-Barbacena, que apresentavam conhecimento prévio sobre solos. No início do trabalho, pressupôs-se que devido à fragmentação do ensino, os alunos apresentavam dificuldades em estabelecer a conexão entre os saberes químicos e de solos. Para avaliar estas condições, a pesquisa foi organizada em dois momentos, quando no primeiro, foram realizadas três aulas experimentais que tiveram duração de três semanas, com duas aulas de 50 minutos por semana, num total de seis horas-aula, cujos assuntos foram a determinação da matéria orgânica no solo, a determinação de pH do solo e a preparação da calda bordalesa, por meio dos quais o desafio das aulas foi estabelecer ligações entre os conhecimentos de química e de solo, revê-los e refazê-los. No segundo momento, foram elaborados e aplicados dois questionários em dois grupos de alunos. O primeiro questionário teve por meta identificar a visão que os alunos possuem a respeito das aulas de química na sua formação e foi aplicado aos alunos que não participaram das atividades propostas para o desenvolvimento desta pesquisa. O segundo questionário trouxe, além destes objetos de investigação, a avaliação das aulas desenvolvidas e foi aplicado aos alunos que participaram nas atividades propostas na pesquisa. Os resultados mostraram que os alunos dos dois grupos reconhecem a importância da química na sua formação técnica, revelando suas dificuldades de compreender a química e relacioná-la com as disciplinas de seu curso técnico que com ela estabelecem vínculos. Todos os alunos que participaram das atividades práticas perceberam que o uso da experimentação ajudou na compreensão destas relações e atendeu às expectativas. Desta forma, utilizar experimentos como ferramenta para desenvolver a compreensão de conceitos e relacioná-los com solos, fazendo a interdisciplinaridade, é função da experimentação e devem ser explorados no Curso Técnico em Agricultura. A partir dos dados obtidos, foi possível avaliar que as atividades experimentais contribuíram na geração de reflexões que puderam conectar conhecimentos prévios dos alunos, elaborados dentro de seu contexto escolar. palavras-chave: experimentação, interdisciplinaridade, aprendizagem significativa
Abstract: The syllabus structure of agrarian technical teaching is characterised by excessive fragmentation of knowledge where a complete separation between the secondary school and professional teaching occurs leading to a difficulty in the development of the students capacity of relating concepts between the disciplines. This study had as objective the evaluation of the role of experimentation in teaching, aiming to connect soil science and chemistry through processes like experimentation, the dialogue between pupils and teachers and the rights and wrongs , affording the students internalisation of the formal knowledge contributing to the professional development and to the capacity of putting into context the knowledge taught. The methodology applied was developed from the constructivistic perspective and the theoretical reference adopted was the one of Ausubel s (Significative Learning). The research was realised with 17 students from the secondary school who attend the Agriculture technical course in EAFB and previously knew about soils. In the beginning of this work, it was considered that due to the fragmentation of the syllabus, students found difficult to establish connection between chemistry and soil knowledge. To evaluate these conditions the research made use of two moments where in the first moment the three experimental classes given in the course of three weeks with two lessons with 50 minutes duration per week, making a total of six hour-lessons, had as subject the determination of the presence of organic matter in soil, the determination of the soils pH and the preparation of the Bordeaux Mixture and had as challenge to establish connections between chemistry and soil knowledge, their revision and their remaking. In the second moment a questionnaire was elaborated and applied in two groups of students. The first questionnaire aimed the identification of the students view of chemistry in their formation and it was also applied to students who didn t participate in the activities proposed in developing this research. The second questionnaire applied to students who had participated in the activities of this research brought the objects of this investigation and the evaluation of the lessons developed. The results showed that the students in the two groups recognised the importance of chemistry in their technical formation, revealing their own difficulty in comprehending chemistry and relating it to the subjects given in their technical course that with it they can establish a linkage. All participating students of the practical activities showed the perception that experimentation helped the understanding of these relations and that their expectations were fulfilled. In this way interdisciplinarity is made through the usage of experiments as tools to develop the understanding of concepts and their relations. This is the function of experimentation and must be explored in agriculture technical course. From the data obtained was possible to evaluate that experimental activities contributed in generating students own reflections that could be connect to their previous knowledge elaborated within the school context.
Keywords: experimentação
interdisciplinaridade
aprendizagem significativa
educação agrícola
experimentation
interdisciplinarity
significative learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CASAGRANDE, Elisabeth do Carmo Mendes. O papel da experimentação no estudo do solo através do ensino de química: relações entre ensino e aprendizagem numa perspectiva construtivista. 2006. 22 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/63
Issue Date: 27-Oct-2006
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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