???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/50
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades
Other Titles: The theaching math in the PROEJA: limits and possibilities
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Lucianne Oliveira Monteiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mattos, José Roberto Linhares de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Ceres (IFGoiano-Campus Ceres) com alunos da primeira série do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Suporte e Manutenção de Computadores Integrado ao Ensino Médio, ambos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como objetivo analisar aspectos da aprendizagem matemática dos alunos em situações mediadas pela utilização de ferramentas metodológicas como Aulas Contextualizadas e Projetos de Pesquisa utilizando o mundo do trabalho desses sujeitos da EJA, e em situações práticas de ensino-aprendizagem na sala de aula, que proporcionaram momentos de reflexão e contextualização, principalmente as experiências profissionais e os temas político-sociais. Nos Projetos buscamos utilizar as experiências de vida dos alunos do PROEJA.
Abstract: The present work was realized in the Federal Institute of Education, Science and Technology, Goiano - Campus Ceres (IFGoiano-Campus Ceres) with students of the first series in Administration Technical Course, and with students of the Technical Course in the Support and in the Maintenance of Computers Integrated to the Average School, in the Modality of Education of Young and Adults. The objective of the research have been to analyze aspects of the mathematical learning of the students in situations mediated for the use of tools such as Lessons and Research Projects, using the world of the work of these citizens of the EJA, and in practical situations of teach-learning in the classroom, that have provided moments of reflection and context, mainly the professional experiences and the political-social subjects. In the Projects we used the experiences of life of the students of the PROEJA.
Keywords: PROEJA
EJA
alunos trabalhadores
projetos de pesquisa
ensino de matemática
Student-Worker
Research projects
Teaching Math
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ANDRADE, Lucianne Oliveira Monteiro. O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/50
Issue Date: 19-May-2010
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Lucianne Oliveira Monteiro Andrade.pdfDocumento principal1.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.