Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/50
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades
Título(s) alternativo(s): The theaching math in the PROEJA: limits and possibilities
Autor: Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro 
Primeiro orientador: Mattos, José Roberto Linhares de
Resumo: O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Ceres (IFGoiano-Campus Ceres) com alunos da primeira série do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Suporte e Manutenção de Computadores Integrado ao Ensino Médio, ambos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como objetivo analisar aspectos da aprendizagem matemática dos alunos em situações mediadas pela utilização de ferramentas metodológicas como Aulas Contextualizadas e Projetos de Pesquisa utilizando o mundo do trabalho desses sujeitos da EJA, e em situações práticas de ensino-aprendizagem na sala de aula, que proporcionaram momentos de reflexão e contextualização, principalmente as experiências profissionais e os temas político-sociais. Nos Projetos buscamos utilizar as experiências de vida dos alunos do PROEJA.
Abstract: The present work was realized in the Federal Institute of Education, Science and Technology, Goiano - Campus Ceres (IFGoiano-Campus Ceres) with students of the first series in Administration Technical Course, and with students of the Technical Course in the Support and in the Maintenance of Computers Integrated to the Average School, in the Modality of Education of Young and Adults. The objective of the research have been to analyze aspects of the mathematical learning of the students in situations mediated for the use of tools such as Lessons and Research Projects, using the world of the work of these citizens of the EJA, and in practical situations of teach-learning in the classroom, that have provided moments of reflection and context, mainly the professional experiences and the political-social subjects. In the Projects we used the experiences of life of the students of the PROEJA.
Palavras-chave: PROEJA
EJA
alunos trabalhadores
projetos de pesquisa
ensino de matemática
Student-Worker
Research projects
Teaching Math
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: ANDRADE, Lucianne Oliveira Monteiro. O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/50
Data de defesa: 19-Mai-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010 - Lucianne Oliveira Monteiro Andrade.pdfDocumento principal1,01 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.