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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Trabalhando o Campo e Construindo o Conhecimento Matemático: uma Perspectiva Etnomatemática dos Trabalhadores Rurais.
Other Titles: Working the countryside and building the mathematical knowledge: one ethnomathematical perspective of country workers
???metadata.dc.creator???: Matos, Silvana Lucas Bomtempo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mattos, José Roberto Linhares de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação visa contribuir para uma discussão sobre o ensino de matemática em instituições de educação voltadas para o curso técnico em agropecuária sob a perspectiva da etnomatemática. Partindo do pressuposto de que obtemos o conhecimento a partir de algo conhecido para se atingir um novo saber, que poderá ser utilizado em outras situações, procuramos resgatar o conhecimento matemático de trabalhadores rurais, da zona rural do Município de Rio Pomba, situado no Estado de Minas Gerais, Brasil, em suas atividades do dia-a-dia. Como grande parte dos alunos destas instituições vêm de ambiente agrícola e, por isso, estão inseridos nesse contexto, poderão valorizar o conhecimento popular que trazem consigo, entender melhor o ambiente em que vivem e exercer a sua cidadania. Adotamos nesta pesquisa uma abordagem qualitativa como metodologia. Foi realizado um estudo sobre a linha de pesquisa relativamente nova em Educação Matemática, a Etnomatemática. Em seguida, são relatados alguns trabalhos de pesquisa já desenvolvidos no Brasil sobre a mesma temática. Foram entrevistados trabalhadores rurais em seu ambiente de trabalho e analisados os conhecimentos matemáticos embutidos nas suas atividades cotidianas, os quais acontecem de forma natural. Os achados em campo serviram para confirmar que os sistemas de conhecimento matemático permitem a sobrevivência e, além disso, respondem a questões existenciais importantes para o grupo cultural ao qual buscamos valorizar e respeitar.
Abstract: This dissertation has in view to contribute for a discussion about the mathematical teaching in the education an institution that works with a tecnic course about agriculture and cattlebreeding under the perspective of ethnomathematics. Starting of the purpose witch we obtain the knowledge from a well-known thing to get a new learning which can be used in another situations. We look for rescue the mathematical understanding of Rio Pomba countryside workers, Minas Gerais state, Brazil in their daily activities. As an important portion of these institutions students come from agricultural habitat, and for this, they are inserted in this context. Then they can to give value the popular knowledge that they has with themselves, understanding better the place where they live and practice their citizenship. We adapted in this research one qualitative boarding as methodological. It was realized a study about a relatively new research line on mathematical education, the ethnomathematics. Afterwards, some works of investigation already made in Brazil are related about the same theme. It was made one appointment with rural workers in their habitat and analyzed their mathematical knowledge s that contains their daily and natural activities the discoveries in the country were utilized tie confirm that mathematical knowledge systems permit the survival and beyond it, they answer important questions of existence for cultural group which we look for value and respect.
Keywords: etnomatemática
educação matemática
trabalhadores rurais.
ethnomathematics
mathematical education
rural workers.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Educação Agrícola
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MATOS, Silvana Lucas Bomtempo. Working the countryside and building the mathematical knowledge: one ethnomathematical perspective of country workers. 2009. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/152
Issue Date: 17-Sep-2009
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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