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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: ENSINO TÉCNICO E SUSTENTABILIDADE: O Papel do Egresso da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste - RO
Other Titles: TECHNICAL EDUCATION AND SUSTAINABILITY: The Egress s Paper of Federal Agrotécnica School of Colorado do Oeste - RO
???metadata.dc.creator???: Oliveira, José Ribamar de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de pesquisa objetivou revelar a atuação dos egressos da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste RO e as contribuições desses profissionais para a sustentabilidade sócio-econômica do município em questão. Analisou-se o papel da Escola na formação profissional de jovens que desenvolvem suas atividades profissionais em setores da economia do referido município. Mostrou-se, com a Pesquisa, a importância do acompanhamento de Egressos para a Instituição. A Pesquisa foi desenvolvida no município de Colorado do Oeste RO e para tanto foi realizado o mapeamento da população de egressos colocados no mundo do trabalho pela instituição no período de 1997 a 2007; identificadas as atividades profissionais desenvolvidas pelos egressos e pontuadas aquelas promotoras do desenvolvimento com sustentabilidade sócio-econômica; e ainda, elaborados os perfis dos egressos e das empresas e/ou negócios nas quais desenvolvem suas atividades. A Pesquisa foi realizada através de entrevistas com a aplicação de questionários semi-estruturados para os egressos. A metodologia usada na realização da pesquisa foi a qualitativa. A pesquisa mostrou a educação profissional em suas diferentes épocas, e sua importância na formação profissional dos jovens. O Projeto Político Pedagógico do Curso, o Projeto Político Pedagógico Institucional e a Missão da Escola foram instrumentos norteadores na realização dessa pesquisa. A concepção de sustentabilidade preconizada por Aloísio Ruscheinsky (2004:18), e importantes eventos sobre Meio Ambiente, como: A Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo - Suécia, realizada em 1972, Relatório de Brundtland, A ECO-92, conhecida como a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, dentre outros, foram importantes na realização dessa Pesquisa. Mostrou ainda que aspectos econômicos, sociais e ambientais dimensionam o desenvolvimento em sua perspectiva de sustentabilidade ressaltando a forte ligação entre a sustentabilidade econômica e a ambiental. A Pesquisa permitiu inferir que os egressos estão aos poucos se apropriando de novas discussões sobre a sustentabilidade, e que a dimensão econômico-produtiva continua a ser o maior foco das ações implementadas e, por conseguinte, passam a ter maior visibilidade por parte dos egressos. A pesquisa observou que o nível de apreensão do sentido do desenvolvimento econômico, em geral, e da sustentabilidade, em termos específicos, começa a incorporar aspectos qualitativos do crescimento econômico, responsabilidade social e com o Meio Ambiente. Identificou-se que as ações implementadas na promoção da sustentabilidade econômica e social do município estão sendo praticadas pelos egressos que atuam em empresas Públicas Estaduais e nas Casas Agropecuárias, empresas essas, voltadas ao desenvolvimento de atividades ligadas ao setor primário da economia local. A Pesquisa revelou que a maioria dos egressos desenvolve suas atividades nos setores produtivos urbanos, em detrimento a uma minoria que está no meio rural, e mesmo aqueles oriundos da zona rural não voltam àquele meio, motivados por problemas econômicos, sociais, estruturais e educacionais existentes. Esclareceu ainda a importância da Escola inserir em seu Currículo ações didático-pedagógicas para a discussão da sustentabilidade sócio econômica do município de Colorado do Oeste - RO.
Abstract: This work of research objectified to disclose to the performance of the egresses of Federal Agrotécnica School of Colorado do Oeste - RO, and the contributions of these professionals for the social, economic sustainability of the city in question. It was analyzed the paper of the School in the professional formation of young people that develop professional activities in sectors of the economy of the related city. The importance of the Accompaniment of Egresses for the Institution was showed through this research. The research was developed in the city of Colorado do Oeste - RO and for this was realized through population s mapping of the egresses inserted in the world of work by the institution in the period between 1997 and 2007; identified the professional activities developed by the egresses and pointed those promoters of the development with social, economic sustainability; and still, elaborated the profiles of the egresses and the companies and/or businesses in which they develop their activities. The research was realized through interviews with the application of questionnaires half-structuralized to the egresses. The methodology used in the accomplishment of the research was to the qualitative one. The research showed the professional education in its different times, and its importance in the professional formation of the young people. The Project Pedagogical Politician of the Course, the Project Institutional Pedagogical Politician and the School s Mission had been instruments guided in the accomplishment of this research. The conception of sustainability praised for Aloísio Ruscheinsky (2004:18), and important events about Environment, such as The Conference of United Nations about the Human Environment, in Stockholm - Sweden, carried in 1972, Brundtland Commission, the ECO-92, knew as the United Nations Conference on the Environment and Development, among others, had been important in the accomplishment of this research. It showed that economic, social and environmental aspects measure the development in its perspective of sustainability standing out the strong linking between the economic sustainability and the environmental one. The research allowed to infer that the egresses are slowly appropriating themselves of the new quarrels on the sustainability, and that the economic -productive dimension continues to be the biggest focus of implemented actions e, therefore, they start to have greater visibility on the part of the egresses. The research observed that the level of apprehension of the direction of the economic development, in general, and of the sustainability, in specific terms, starts to incorporate qualitative aspects of the economic growth, social responsibility and with the Environment. It was identified that the actions implemented in the promotion of the economic and social sustainability of the city are being practiced for the egresses that act in public companies State and the Farming Houses, companies these, come back to the development of on activities to the primary sector of the local economy. The research disclosed that the majority of the egresses develop their activities in the urban productive sectors, in detriments to a minority that is in the agricultural way, and same those deriving ones of the agricultural zone don t come back to that way, motivated for economic, social, structural and educational problems existing. It still clarified the importance of the School to insert in its Resume didactic -pedagogical actions for the quarrel of the social, economic sustainability of the city of Colorado do Oeste - RO.
Keywords: egresso
sustentabilidade
educação profissional.
egress
sustainability
professional education.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Educação Agrícola
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: OLIVEIRA, José Ribamar de. TECHNICAL EDUCATION AND SUSTAINABILITY: The Egress s Paper of Federal Agrotécnica School of Colorado do Oeste - RO. 2009. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/146
Issue Date: 18-Dec-2009
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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