???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/145
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estágio Curricular Supervisionado: a contribuição para a formação profissional do técnico agrícola no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus de Bambuí.
Other Titles: Supervised Curricular Traineeship: the contribution for the agricultural technician professional formation at Minas Gerais Federal Institute Bambuí Campus.
???metadata.dc.creator???: Faria, Cláudio Miguel Alves de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sanchez, Sandra Barros
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus de Bambuí e teve como objetivo principal identificar a contribuição do estágio curricular supervisionado para a formação profissional do Técnico Agrícola. Foram verificadas as condições do programa de estágio curricular supervisionado a partir de sua concepção, dentro de um contexto educacional, e ainda frente à realidade econômica, social e cultural da região centro-oeste do Estado de Minas Gerais. O contorno abrangente da pesquisa não pretendeu esgotar os elementos das revisões feitas nas temáticas investigadas. Consistiu em uma pesquisa social exploratória qua1itativa empregando-se o método de pesquisa-ação, e valendo-se de aspectos quantitativos para a apresentação das respostas encontradas nos questionários com caracteres objetivos. A investigação desenvolveu-se em duas etapas. O primeiro momento buscou resgatar, organizar e interpretar material bibliográfico e documentos relacionados com a evolução da educação na história da humanidade, a educação profissional e o ensino técnico agrícola no Brasil, o processo de ensino e aprendizagem no ensino médio e profissionalizante, o histórico e a legislação do estágio curricular supervisionado. Para o momento da pesquisa de campo foram definidos os eixos de análise dos dados e seus objetivos a partir das percepções dos alunos e das empresas, quando foram envolvidos 38 alunos em fase de conclusão do Curso Técnico Agrícola, antes e após a realização do programa de estágio, e as empresas que concederam os estágios. A investigação teórica e as pesquisas de campo constataram uma consonância para a necessidade de uma melhor aplicação dos conceitos e dos procedimentos investigados, sendo que os instrumentos utilizados permitiram uma análise concreta para o aperfeiçoamento do programa de estágio curricular supervisionado dos alunos do Curso Técnico Agrícola.
Abstract: This research took place at Minas Gerais Education, Science and Technology Federal Institute Bambuí Campus, and aimed at identifying the contribution of supervised curricular traineeship for the agricultural technician formation. The conditions of the supervised curricular traineeship program were analyzed from its conception inside an educational context and facing the economical, social and cultural reality of the center-west region of Minas Gerais State. The comprehensive profile of the research did not intend to overstrain the elements of the reviews which were done on the investigated themes. It consisted on a qualitative exploratory social research in which was applied the action-research methodology that used some quantitative aspects for presentation of the answers found on the questionnaires with objective characters. The investigation was developed in two parts. The first moment tried to rescue, organize and interpret the bibliographical material as well as documents related to the evolution of education on humanity, professional education and agricultural teaching in Brazil history, the high school and professional teaching and learning process, its history and the supervised curricular traineeship legislation. For field research, the center lines for data analysis and its goals were defined from the students and companies perceptions, involving 38 students who were finishing the Agricultural Technical Course before and after taking the training program, and the companies that offered the training. The theoretical investigation and the field researches noticed a consonance for the necessity of a better application of concepts and investigated procedures. The tools which were used allowed us to have a concrete analysis of the supervised curricular traineeship of students from the Agricultural Technical Course.
Keywords: estágio Curricular
Educação Agrícola
contexto educacional.
curricular traineeship
agricultural education
educational context.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Educação Agrícola
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FARIA, Cláudio Miguel Alves de. Supervised Curricular Traineeship: the contribution for the agricultural technician professional formation at Minas Gerais Federal Institute Bambuí Campus.. 2009. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2009.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/145
Issue Date: 8-Oct-2009
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Claudio Miguel Alves de Faria.pdf892.6 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.