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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação ambiental na recuperação e conservação de recursos naturais: a percepção dos parceleiros do Assentamento Poções - Rialma/GO
Other Titles: Environmental education for the recovery and conservation of natural resources: the view of the settlers of Assentamento Poções - Rialma/GO
???metadata.dc.creator???: Souza, José Carlos Moreira de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Soares, Ana Maria Dantas
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho foi realizado com os parceleiros do Assentamento Poções, localizado às margens do Rio das Almas no município de Rialma, Estado de Goiás. O objetivo consistiu em diagnosticar, analisar e compreender como os parceleiros interagem com o ambiente no seu cotidiano e implementar uma ação extensionista nessa realidade. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através de revisão bibliográfica e levantamento de dados por meio da observação participante e aplicação de questionários a 46 proprietários de parcelas. Constatou-se que a maioria dos parceleiros entrevistados, embora inseridos num processo de uso e produção do espaço que não estão de acordo às práticas sustentáveis, demonstram o domínio de conceitos relacionados ao uso sustentável dos recursos naturais. A partir dessas percepções, buscou-se propor uma concepção de Educação Ambiental que vislumbre a necessidade de colocar em prática os conhecimentos construídos, principalmente no que se refere ao uso correto dos recursos naturais. As experiências vivenciadas junto ao Assentamento Poções mostraram o quanto é importante a valorização das percepções de uma dada comunidade a respeito do ambiente em que vive. A pesquisa desdobrou-se numa proposta de Educação Ambiental na perspectiva da recuperação e conservação dos recursos naturais, a qual foi adotada pelo Instituto Federal Goiano Campus Ceres (IFGoiano) em atividades/projetos de extensão rural. Busca-se, através desse tipo de intervenção, garantir o uso racional dos recursos naturais do Assentamento e desenvolver uma nova perspectiva para a atuação da Instituição enquanto executora de políticas públicas.
Abstract: This research was done with the settlers of Assentamento Poções, located at the edge of Rio das Almas in the municipality of Rialma, state of Goias. It aims to analyze and comprehend how the settlers interact with the environment in their day-to-day life and also to implement extension action in this reality. It was used the qualitative method by means of bibliographic study and the data were collected through participant observation and questionnaires completed by 46 lot owners. It was found that the majority of smallholders interviewed while engaged in a process of production and use of space that do not conform to sustainable practices, demonstrate mastery of concepts related to sustainable use of natural resources. From this perception it was proposed a conception of environmental educatio n that takes into consideration the need of putting into practice the knowledge built, mainly the one concerning the right use of natural resources. The experience in Assentamento Poções showed the importance of valuing the perceptions of the environme nt of a community. From the research emerged a proposition of environmental education with a view to recovering and conserving natural resources to be executed by Institute Federal Goiano - Campus Ceres (IFGoiano) in an attempt to guarantee the rational use of the natural resources in their place and develop a new perspective to the work of this institution as an executor of public policies.
Keywords: educação ambiental
assentamentos rurais
conservação ambiental
environmental education
rural sitting
environmental conservation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUZA, José Carlos Moreira de. Educação ambiental na recuperação e conservação de recursos naturais: a percepção dos parceleiros do Assentamento Poções - Rialma/GO. 2009. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/143
Issue Date: 21-Sep-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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