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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Influência do organograma administrativo e dotação orçamentária na eficácia da gestão escolar: estudo de caso nas Escolas Técnicas vinculadas às Universidades
Other Titles: influence of administrative managing and budget on the efficiency of scholar administration: study of case in the Technical Schools linked to Universities
???metadata.dc.creator???: Sarmento, Luiz Carlos Estrella 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sanchez, Sandra Barros
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve por objetivo diagnosticar a opinião dos discentes e professores-gestores, de diferentes instituições, com relação à democratização da gestão educacional em suas escolas. Observa-se que a nova ótica do trabalho de direção do estabelecimento de ensino lembra a necessidade e importância de que as decisões a respeito do processo de ensino sejam efetivadas na própria instituição, envolv endo quem vai realizar esta prática e seus usuários. Portanto, é necessário que a instituição possua na sua estrutura uma base organizacional não burocrática, que permita este envolvimento e a cumplicidade de todos. Esta base se reflete em um organograma administrativo bem elaborado e definido nas suas ocupações e atribuições de quem irá ocupá-las, permitindo uma integração hierárquica de compartilhamento no processo de tomadas de decisões, incluindo a execução financeira. No trabalho foi utilizada a pesquisa qualitativa, que apresenta, como características básicas, o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento. Para obtenção das informações, foram aplicados 722 questionários e realizadas entrevistas com professores-gestores de oito instituições de ensino profissional, entre elas as Agrotécnicas, os CEF ET s e as vinculadas, localizados nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba, Goiás, Amazonas, Espírito Santos e Minas Gerais. O resultado do trabalho expressa que nas escolas brasileiras está cada vez mais caracterizada a concepção de que a gestão educacional está se firmando e cresce a expectativa da participação de todos na eleição dos gestores que compõem uma administração, bem como no compartilhamento das decisões administrativas de uma unidade educacional.
Abstract: This work had as its aim to diagnose the opinion of students and manager teachers, from different institutions, in relation to democracy of educational administration in their schools. It has been observed that the new view of direction work of the teaching establishments, reminds that the necessity and importance of the decisions related to the teaching process might be taken in the institution, involving the one that will perform this practice and its users. Therefore it s necessary for the institution to have in its structures an organizational basis that is not bureaucratic. That permits this involvement and everybody s complicity. This basis is reflected in an administrative schedule well elaborated and defined in its occupations and attributions of those who will occupy them, allowing a hierarchy sharing integration in the process of taking decisions, including financial execution. In this work it has been used a qualitative research that shows as basic characteristics the natural environment as its direct source of data and the researcher, as its main instrument. In order to obtain the information, it has been taken 722 forms and interviews with the manager teachers from eight professional teaching institutions, among them, the Agro technical schools, the CEFET s and the ones linked, located in the states of: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba,Goiás, Amazonas, Espírito Santo e Minas Gerais. The result of this work expresses that, in Brazilian schools, it s more characterized that the conception of educational administration is leaning upon itself and grows the expectation of everybody s participation in the election of managers that compose an administration, as well as in the sharing of administrative decisions of an educational unity.
Keywords: gestão escolar
decisão compartilhad
educação agrícola
democratização
school administration
shared decision
agricultural education
democratization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SARMENTO, Luiz Carlos Estrella. Influência do organograma administrativo e dotação orçamentária na eficácia da gestão escolar: estudo de caso nas Escolas Técnicas vinculadas às Universidades. 2006. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/133
Issue Date: 27-Jul-2006
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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