???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/123
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Contribuições à Estruturação Curricular de um Curso Técnico em Agroindústria no Colégio Agrícola de Camboriú SC.
Other Titles: Contributions to the Organization of a Curricular frame of an Agroindustrial Technician Course in Camboriú, SC, Agricultural High School.
???metadata.dc.creator???: Rozza, Lairton Luiz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Luchese, Rosa Helena
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo principal a contribuição na organização curricular de um curso Técnico de Agroindústria para o Colégio Agrícola de Camboriú - SC. A pesquisa surgiu pela observação de vários fatores, dentre os quais a aptidão do estado de Santa Catarina para o agronegócio, especialmente agroindústrias, e, consequentemente, pelo potencial de absorção destes profissionais nesta área. A metodologia adotada englobou a pesquisa bibliográfica, com estudo de referenciais teóricos, que abordam o histórico da agroindústria, a importância do agronegócio, a educação profissional e tecnológica, o histórico da Instituição, os setores que compõem o complexo agroindustrial existente no CAC. Por último são apresentadas algumas matrizes curriculares adotadas em cursos de Agroindústria. A pesquisa de campo foi feita visando para levantar o perfil profissional que as atenda, tanto as atuais quanto as futuras demandas do setor produtivo. Para a coleta destes dados foi enviado questionário contendo questões semi-abertas, primeiramente por meio eletrônico, e posteriormente por carta, às empresas e alunos egressos Técnicos em Agropecuária que atuam em agroindústrias nas diversas áreas do estado. Entre as atividades a serem desempenhadas pelo Técnico em Agroindústria, os empresários revelaram especial interesse (77%) pelo controle de qualidade. Na questão que trata de habilidades e competências, 83% das empresas consideraram fundamental o conhecimento da linha de produção. Entretanto, houve uma variação muito grande nas respostas indicando que as indústrias estão cada vez mais interessadas em profissional com competência e habilidades nas mais diversas atividades desenvolvidas pela empresa. Entre as áreas do conhecimento citadas como muito úteis pelas empresas, 79,6% marcaram áreas relacionadas com a garantia da qualidade como higiene e microbiologia de alimentos, controle de qualidade, legislação e planejamento. Da mesma forma quando solicitados a enumerar as disciplinas de maior importância para o desenvolvimento das atividades dentro da agroindústria, os egressos do curso de agropecuária apontaram como muito importantes aquelas relacionadas a controle de qualidade e legislação, ferramentas de gestão da qualidade. Com base nas sugestões dos entrevistados, conclui-se que os sistemas de controle de qualidade devem ser melhor abordados e que as disciplinas de gestão, empreededorismo, planejamento de projetos poderão ter a sua carga horária aumentada.
Abstract: The aim of this work was to contribute to the organization of a curricular base of an agroindustrial technician course in Camboriú SC, agricultural high school (CAC). The rationale for the research was an increasing agribusiness activity in Santa Catarina state, especially agro-industries, and the consequent demand for qualified work in the area. The methodological approach involved an bibliographic research of the agroindustial history, agribusiness importance, professional and technological education, the CAC history and the sectors of the CAC agro industrial complex, and also presents curricular frames of some agroindustrial technician courses within the country. Field research was made throughout questionnaires sent by e-mail and later by post. The questionnaires containing half-open questions that were sent to food industries managers and to Farming technician course pupils egresses that are currently working in agro-industries within the state of Santa Catarina, in order to raise the professional profile that will attend the actual and future demands of the productive sector. Within the activities to be developed by the technicians, the managers showed special interest in the quality control (77%). In the question that deals with abilities and competences, 83% of the companies considered very important the knowledge of the production flow. However there was a great variation within the answers, indicating that the industries are interested in a professional with abilities and competences into the most diverse activities of the companies. Within the areas of knowledge considered very useful, 79,6% of the industries pointed the areas related to quality assurance as food hygiene and microbiology, quality control, legislation and planning. In the same way, when requested to enumerate the subjects that will most help dealing with activities into the industry, the egresses pointed as very important those related to quality control and legislation as well as those dealing with quality management tools. Based on the suggestions of the interviewed, it is concluded that the teaching approach to quality control systems must be improved and the subjects related to business management and entrepreneurs activities, project planning should have an increase in their teaching load time.
Keywords: educação agrícola
agroindústria
matriz curricular
ensino profissionalizante
agricultural education
agro-industrial high course
curricular organization
professional teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Educação Agrícola
???metadata.dc.publisher.program???: Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ROZZA, Lairton Luiz. Contributions to the Organization of a Curricular frame of an Agroindustrial Technician Course in Camboriú, SC, Agricultural High School.. 2008. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/123
Issue Date: 29-Sep-2008
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Lairton Luiz Rozza.pdf1.65 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.