???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/115
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Influência do fracionamento no destilado para a otimização da produção da cachaça de alambique: uma prática pedagógica no processo produtivo
Other Titles: The influence of the fractionization in the distillation for an optimization of the production of the cachaça of the alembic: A practice pedagogic in the productive process
???metadata.dc.creator???: França Júnior, Adalcino 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gregório, Sandra Regina
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho analisou a contribuição de um projeto de pesquisa técnica aplicada no processo de ensino-aprendizagem, esperando-se que os acadêmicos do terceiro e quarto períodos do Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cachaça da Escola Agrotécnica Federal de Salinas, como agentes ativos, compreendessem e solidificassem o conhecimento. Para avaliar o processo pedagógico, utilizou-se o método de avaliação de atitude do indivíduo de 14 sujeitos, construindo-se questionários relativos às duas principais fases do projeto de pesquisa: processo de produção; análise sensorial. Elaboraram-se dois instrumentos de avaliação com afirmativas referentes aos conceitos e conhecimentos necessários para compreender estas etapas, pontuados com uma escala variando entre discordo muito ao concordo muito , com centro em nem discordo, nem concordo , totalizando sete pontos. O primeiro foi aplicado em quatro etapas diferentes e o segundo em duas, sendo a primeira aplicação representativa da condição zero, sem envolvimento com as atividades do projeto. A destilação foi desenvolvida mediante três repetições para as três condições experimentais almejadas. O produto destilado foi avaliado físico-química e sensorialmente. Nas determinações físico-químicas utilizou-se a legislação vigente. Nas avaliações sensoriais utilizou-se testes discriminativos e de aceitação. Os resultados foram analisados estatisticamente por testes de médias de Tukey, Dunnett e Boferroni, com nível de significância de 5%. Quanto ao processo de produção, verificou-se que a média para cada sujeito foi aumentando gradativamente nos testes na medida em que a aprendizagem se concretizava, chegando ao último teste com uma maior homogeneidade nas respostas, cujas médias foram 6,1; 6,6; 6,5 e 6,9 para TI, TII, TIII e TIV, respectivamente. No início do processo, verificou-se diferenças (p ≤ 0,05) entre os testes (TI e TII) para alguns sujeitos, chegando a valores superiores a 20% para dois deles e em menor proporção (superiores a 10%) para outros cinco, porém não significativa. No teste TIV, diferenças (p ≤ 0,05) foram observadas para a maioria dos sujeitos em relação ao TI, contudo, os dois sujeitos com maior diversidade nos níveis de concordância, obtiveram os maiores valores percentuais (25,2 e 34,9%,) de diferença em relação ao TI, indicando o quanto as atividades desenvolvidas contribuíram para elevar seu nível de conhecimento. Os resultados obtidos na avaliação sensorial indicaram que os estudantes obtiveram melhor compreensão das atividades, não apresentando diferenças significativas (p ≤ 0,05) entre o teste inicial e o final, com médias de 6,4 e 6,7 para TI e TII, respectivamente. Os sujeitos correlacionaram os conceitos obtidos com as atividades do projeto. Assim a sua participação colaborou para que o seu nível de aprendizagem fosse aprimorado. Nos resultados físico-químicos para o produto, diferença significativa (p ≤ 0,05) foi verificada no teor alcoólico da fração de coração com 80% em relação às frações com 85% a 90%. Contudo, nos resultados sensoriais, não foram detectadas quaisquer diferenças significativas na avaliação das três frações de coração destiladas, tanto nos testes discriminativos usados para analisar diferenças, quanto no teste de consumidor. Portanto, o trabalho foi importante para vincular os acadêmicos às novas tecnologias e ao mundo da pesquisa aplicada, possibilitando a construção do próprio conhecimento.
Abstract: The present work analyzed the contribution of a technical research project applied in the teaching-learning process, being waited that the academics of the third and fourth periods of the course of Technology in Production of Cachaça of the Escola Agrotécnica Federal de Salinas, as active agents, thar understood and solidified the knowledge. To evaluate the pedagogic process, the method of evaluation of individuo s attitude of 14 subjects was used, being built relative questionnaires to the two main phases of the research project: production process; sensory analysis. It was elaborated two evaluation instruments with affirmatives regarding the concepts and necessary knowledges to understand these stages, punctuated with a scale varying among "disagree a lot" to the "agree a lot", with the center in neither disagree nor agree", totalizing seven points. The first was applied in four different stages and the second in two, being the first application representative of the condition zero, without involvement with the activities of the project. The distillation was developed by three repetitions for the three longed experimental conditions. The distilled product was evaluated physicochemical and sensorially. In the physicochemical determinations the effective legislation was used. In the sensory evaluations tests discriminative and of acceptance was used. The results were analyzed statisticaly by tests of averages of Tukey, Dunnett and Boferroni, with level of significance of 5%. As for the production process, it was verified that the average for each subject increased gradually in the tests as the learning was rendered, arriving to the last test with a larger homogeneity in the answers, whose averages were 6,1; 6,6; 6,5 and 6,9 for TI, TII, TIII and TIV, respectively. In the beginning of the process, it was verified differences (p ≤ 0,05) among the tests (TI and TII) for some subjects, reaching superior values to 20% for two of them and in smaller proportion (superior to 10%) for other five, however no significant. In the test, (TIV) differences (p ≤ 0,05) were observed for most of the subjects in relation to the TI, however, the two subject with larger diversity in the agreement levels, obtained the largest percentile values (25,2 and 34,9%,) of difference in relation to the TI, indicating as the developed activities contributed to elevate their knowledge level. The results obtained in the sensory evaluation indicated that the students obtained better understanding of the activities, not presenting significant differences (p ≤ 0,05) between the initial and the final test, with averages of 6,4 and 6,7 for TI and TII, respectively. The subjects correlated the concepts obtained with the activities of the project. So their participation collaborated that their learning level was perfected. In the physicochemical results for the product, a significant difference (p ≤ 0,05) was verified in the alcoholic content of the heart fraction with 80% in relation to the fractions with 85% to 90%. However, in the sensorial results, were not detected significant differences in the evaluation of the three heart fractions distilled, as in the tests discriminative used to analyze differences, as in consumer's test. Therefore, the work was important to link the academics to the new technologies and to the world of the applied research, making possible the construction of the own knowledge.
Keywords: processo pedagógico
Avaliação de atitude
destilação.
pedagogic process
evaluation of Aattitude
distillation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FRANÇA JÚNIOR, Adalcino. Influência do fracionamento no destilado para a otimização da produção da cachaça de alambique: uma prática pedagógica no processo produtivo. 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/115
Issue Date: 7-Nov-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Adalcino França Júnior.pdfDocumento principal1.71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.