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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação Física: até que ponto educa?
Other Titles: Physical Education: until what point does it educate?
???metadata.dc.creator???: FEITOSA, João Luís Almeida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Nádia Maria Pereira de
???metadata.dc.description.resumo???: No processo histórico e cultural da disciplina Educação Física, institucionalizada no âmbito da escola, nota-se que essa permaneceu por muito tempo limitada em aulas puramente técnicas, desvinculadas do senso crítico e do contexto educacional no processo de formação do cidadão. Com o advento da Lei 9696/98, a qual reconheceu e legitimou o profissional na área de Educação Física, maior compromisso e responsabilidade social se delegou à escola e, sobretudo ao professor. Considerando a Educação Física como atividade didático-pedagógica, mais precisamente como instrumento de relevância educacional, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo desmistificar o preconceito ainda existente acerca dessa temática, objeto de estudo, que busca verificar as principais contribuições da Educação Física escolar na educação integral dos educandos, analisando as aulas sob os aspectos dos conteúdos, da competição, cooperação e percepção da satisfação dos alunos em relação à disciplina. Nesse sentido, torna-se de grande relevância compreendermos que o processo educativo e a Educação Física devem caminhar juntos, intrinsecamente atrelados no processo de formação educacional do cidadão, valorizando construtivamente o esporte, assim como os aspectos lúdicos de espontaneidade, criticidade, iniciativa e socialização. A abordagem metodológica se fundamentou nos princípios da pesquisa de natureza qualitativa descritiva e estudo de caso, utilizando como campo empírico a Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim, representada pelos alunos das 3ª séries do ensino médio integrado ao profissional. Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: questionário semi-estruturado e observação das aulas. Embora ainda exista em nossa sociedade uma cultura de que a Educação Física seja um mero instrumento de preparação física, desconectado da formação educacional, os resultados apontam, em sua essência, para uma prática docente respaldada numa visão e abordagem de valorização da cultura, da cooperação e reflexão da realidade, numa perspectiva crítico-transformadora, portanto educa e contribui significativamente na formação integral dos educandos.
Abstract: In the historical and cultural process of the discipline Physical Education, institutionalized in the extent of the school, It is noted that it was for a long time limited in purely technical classes, disentailed of the critical sense and of the education context in the process of the citizen's formation. With the coming of the Law 9696/98, which recognized and legitimated the professional in the area of Physical education, larger commitment and social responsibility was delegated to the school and, above all to the teacher. Considering the Physical education as didactic-pedagogic activity, more precisely as instrument of relevance education, the present research paper has as objective demystifies the prejudice still existent concerning that theme, object of study, that tries to verify the main contributions of the school Physical education in the students' integral education, analyzing the classes under the aspects of the contents, competition and cooperation and perception of the students' satisfaction in relation to the discipline. In that sense, it becomes of great relevance to understand that the educational process and the Physical education should walk together, intrinsically harnessed in the process of the citizen's education formation, valuing constructively the sport, as well as the aspects of spontaneity ludic behavior, criticity, initiative and socialization. The methodological approach was based on the research principles of descriptive qualitative nature and case study, using as empiric field the Federal Agrotécnica High School of Senhor do Bonfim, represented by the students of the 3rd grades of the High School teaching integrated to the professional Education. The following research instruments were used: semi-structured questionnaire and classes observations. Although it still exists in our society a culture that the Physical education is a mere instrument of physical preparation, disconnected of the teaching formation, the results appear, in its essence, for an educational practice with background in a vision and approach of valorization of the culture, of the cooperation and reflection of the reality, in a critical-transforming perspective, therefore, educate and contribute significantly in the integral formation of the students.
Keywords: educação física
educação
cidadão
formação integral
physical education
education
integral citizen formation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FEITOSA, João Luís Almeida. Educação Física: até que ponto educa? 2008. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/111
Issue Date: 23-Sep-2008
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

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