???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/107
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina
Other Titles: The practice of the search about agro technical education in Santa Catarina
???metadata.dc.creator???: Vanin, Mariléia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Gabriel de Araújo
???metadata.dc.description.resumo???: O momento histórico vivido decorre da economia globalizada e da revolução tecnológica, cujas transformações são muito rápidas e acontecem num intervalo estreito entre a descoberta e sua utilização. E esse fato, conseqüentemente, vem provocando mudanças no conceito de competência profissional. Atualmente, há a necessidade de se aliar a competência técnica com a capacidade intelectual. Entretanto, esse novo profissional está condicionado à concepção de ensino que vigora nos colégios técnicos que são os responsáveis por sua formação. E mais do que desenvolver uma gama de teorias é necessário que os estudantes saibam usá-las com propósitos reais. Então, poderia tal formação ser concretizada por uma estratégia de ensino que possibilite a parceria entre docentes e discentes na busca do conhecimento, conjugando teoria e prática no processo educativo? Poderia ser a pesquisa uma estratégia para uma aprendizagem significativa? Com o objetivo de responder essas questões foi realizada essa pesquisa em cinco escolas federais de Santa Catarina junto ao curso de Técnico em Agropecuária concomitante ao ensino médio. Essas instituições são compostas, em sua maioria, por mestres e doutores. Esse trabalho caracterizou-se por um estudo exploratório com uma abordagem quanti-qualitativa. Através de um questionário, investigou-se se e como ocorre a prática da pesquisa nessas instituições e, se não, quais os principais fatores que estão impedindo que professores qualificados a desenvolvam. Em síntese, os resultados mostraram que a maioria dos professores que participaram desse estudo pensa que a pesquisa científica, no contexto educacional, proporciona subsídios para a formação profissional dos educandos, preparando-os para o trabalho, desenvolvendo competências e ampliando suas capacidades de resolução de problemas. Quanto aos principais fatores citados pelos professores como motivadores para o desenvolvimento da prática de pesquisa, as respostas que obtiveram um índice mais expressivo foram: possibilidade de divulgação de pesquisa em eventos, a consciência da importância do papel da pesquisa na formação profissional, como forma de obter recursos para as unidades didáticas de produção. Embora haja o interesse por parte de alguns profissionais, os dados indicaram que há muitos entraves para que a pesquisa científica torne-se uma realidade efetiva nas instituições pesquisadas. Alguns professores dizem que os fatores que menos motivam são: muitos compromissos e responsabilidades, falta de biblioteca e espaços adequados, pouco tempo. Outras razões apresentadas foram o pouco interesse e incentivo dados pelas administrações das escolas e a falta de orientação, reconhecendo a necessidade de uma disciplina de Iniciação Cientifica. Portanto, é fundamental que se encontrem soluções e alternativas para integrar o ensino e a pesquisa de forma sistematizada e organizada, possibilitando aos alunos adquirirem competência para toda a vida.
Abstract: This historical moment we have lived comes from globalize economy and the technological revolution, whose transformations occur quickly and there is a narrow interval between the discovery and its use. Consequences this fact are relevant changes are occurring in the concept of professional ability. Nowadays is necessary to go along technical competence with intellectual competence. However, this new technician is conditioned to education conception invigorates at technological schools where they are responsible for its formation. And rather than develop a broad theories is necessary students using them actively for real purposes. So, could be done such formation through teaching strategies that enables teachers and students became partners in the search of the knowledge, conjugating practical and theory in the educational process? Could be research a meaningful learning strategy? In order to answer these questions this research was carried through in the five federal schools of Santa Catarina in the course Técnico em Agropecuária that is concomitant to high school. These institutions have been composed in their majority with master and doctors. It was characterized for a exploratory study with a quanti-qualitative boarding. Through a questionnaire was investigated if and how the research occurs, and if not, which the main factors that were preventing qualified professors develop it. Majority professors thinks that scientific research through content teaching is very important to formation their students, preparing to work, developing competences and solving problems.. Main motivations to development in practicing research pointed by professors were: possibility spreading in events, importance makes research during professional formation, as form to get resources to production didactic units. Therefore, data showed there are many factors that prevent the developing research in these institutions, too. Some professors appointed that the least motivations factors were: their schedule, many responsibilities, lack libraries and space, little time and others personal difficulties. Another reasons shown were little interest and incentive from school administration and lack of orientation, recognizing that is necessary a Scientific Methodology subject. Finally this research point that is necessary to find out solutions and alternatives for an association between teaching and research through organized and structured strategy which learners construct knowledge for all their life.
Keywords: pesquisa na escola
formação docente
ensino agrotécnico
educação agrícola
research
agro technical
agricultural education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: VANIN, Mariléia. A prática da pesquisa no ensino agrotécnico em Santa Catarina. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/107
Issue Date: 30-Sep-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Marileia Vanin.pdfDocumento principal1.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.