???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/103
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O computador como ferramenta de apoio na prática pedagógica da EAFSB-BA
Other Titles: The computer as a support tool at the pedagogical practice of EAFSBBA
???metadata.dc.creator???: SILVA, Elane Souza da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Nádia Maria Pereira de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Senhor do Bonfim-BA (EAFSBBA), com a turma da 2ª Série A do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, no ano letivo de 2008. Pretendeu-se nessa investigação contribuir com as discussões contemporâneas sobre tecnologias na escola. Diante disso o estudo tem como objetivo principal analisar o uso do computador nas práticas pedagógicas da EAFSB-BA, fornecendo subsídios que possam contribuir para que novos encaminhamentos sejam traçados na formação de cidadãos mais conscientes e ativos. Visando atingir com sucesso os objetivos propostos nesse trabalho optou-se por uma abordagem qualitativa, para tanto foi realizado inicialmente um estudo documental acerca da política nacional de informática educativa no Brasil e em seguida tornou-se necessário um levantamento de campo, através da aplicação de questionário semi-aberto, que foram aplicados aos sujeitos envolvidos no trabalho pedagógico (alunos, professores e coordenação pedagógica). O estudo realizou-se em três momentos distintos: no primeiro momento aplicou-se questionários aos sujeitos envolvidos, ao final do ano letivo de 2007, com o intuito de verificar como se dava o uso do computador na EAFSBBA, pelos envolvidos na pesquisa; no segundo momento após a coleta de dados inicial ofereceu-se aos professores que confirmaram, no levantamento de dados, seu interesse em aprofundar-se no assunto, oficinas no Laboratório de Informática da EAFSB-BA, procurando demonstrar na prática como cada um, na sua área de atuação, pode usar os recursos tecnológicos em prol de um ensino de qualidade e inovador; no terceiro momento, durante o primeiro bimestre do ano letivo de 2008 os professores que participaram das oficinas aplicaram os conhecimentos adquiridos com a turma de alunos envolvida na pesquisa e assim, realizou-se a observação dessas práticas, podendo dessa forma, ao final do bimestre, avaliar junto aos professores, alunos e equipe pedagógica como se deu o uso do computador na prática pedagógica.
Abstract: This survey was conducted at Agrotécnica Federal School of Senhor do Bonfim-BA (EAFSBBA), with the 2nd grade "A" class team High School, Integrated to the Technical Course in Agriculture, in the school year of 2008. In this research was aimed to contribute to the discussions on contemporary technologies in school. With this objective, the study aims to examine the main use of computers in teaching practices of EAFSB-BA, providing subsidies that may contribute to further escalations that are outlined in the training of citizens more aware and active. With the intention to successfully attain the objectives proposed in this work it was chosen a qualitative approach, then a documentary study was initially done about the national policy for information technology education in Brazil and then it became necessary a survey on the field through the application of semi-open questionnaire, which were applied to the subjects involved in educational work (students, teachers and educational coordinators). The study took place in three different moments: the first time was applied questionnaires to the subjects involved at the end of the school year of 2007, in order to verify how it was the use of computers in EAFSB-BA, involved in the research; The second time after the initial collection of data, it was offered to those teachers who confirmed, in the survey data, their interest in getting deeper into the issue, workshops at the Computer Laboratory at EAFSB-BA, seeking to demonstrate in practice as everyone, in their field, can use the technological resources in support of a quality education and an innovative one; the third time, during the first term of the school year of 2008 teachers who participated in the workshops, applied the knowledge gained with the students involved in the search and this way, it was observed those practices ,that may thus, at the end of the term, evaluate among teachers, students and the pedagogical staff, how was done the use of computers in teaching practice.
Keywords: prática pedagógica
construtivismo
educação e tecnologia
educational practice
constructivism
education and technology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Elane Souza da. O computador como ferramenta de apoio na prática pedagógica da EAFSB-BA. 2008. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/103
Issue Date: 23-Sep-2008
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Elane Souza da Silva.pdfDocumento principal4.09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.