???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/1022
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Gestão do conhecimento: uma estratégia para a aprendizagem organizacional - O caso de uma instituição de ensino superior
Other Titles: Knowledge management: a new method of organizational learning - Higher education institution case
???metadata.dc.creator???: Almeida, Teresa Cristina Seabra de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza Neto, Silvestre Prado de
???metadata.dc.description.resumo???: O atual cenário mundial vem exigindo das empresas uma constante busca pela inovação em suas práticas administrativas, de modo a levá-las a diferenciar-se de seus concorrentes. A conscientização da organização sobre como o conhecimento criado ou adquirido é processado, pode contribuir para a aprendizagem organizacional e tornar-se uma vantagem competitiva. Este trabalho procura discutir os vários componentes da Gestão do Conhecimento no ambiente empresarial e avaliá-los, de forma descritiva, no contexto de uma Instituição de Ensino Superior. Inicialmente, faz-se a introdução ao assunto, discorrendo sobre o problema a ser investigado e os objetivos a serem alcançados. Para melhor fundamentar a discussão analisa-se a literatura que trata dos processos de aquisição do conhecimento, da sua gestão nas empresas à transformação em competências, capital intelectual e conseqüentemente à aprendizagem organizacional e a necessidade de mudança nas organizações. A pesquisa realizada junto à Instituição de Ensino Superior procurou identificar e descrever como a prática gerencial da instituição favorece ou estimula os processos de geração, difusão e apropriação de conhecimento em seu ambiente.A metodologia utilizada identifica o estudo de caso com abordagem qualitativa. Como fonte de coleta de dados fez-se uso de questionário, pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados da pesquisa permitiram verificar a predisposição, espontânea, da liderança da instituição para adotar procedimentos vinculados à gestão do conhecimento, independentemente da adoção, formal ou não, da gestão do conhecimento como estratégia gerencial.
Abstract: The actual world s scenario requires the business to constantly search for innovation on its administrative practices to differentiate itself from its competitors. The organization s awareness on how the created or acquired knowledge is processed can contribute to the organizational learning and turned to a competitive advantage. This work seeks to discuss various components of the Knowledge Management in the business environment and evaluate them, in a descriptive form, in the context of a Higher Education Institute. Initially an introduction to the matter is made describing the problem to be investigated and the goals to be accomplished. To better substantiate this discussion, there is an analysis of works that treats the process of knowledge acquisition, from its business management up to its skills transformation, intellectual capital and consequently to its organizational learning and the need for a change within the organizations. The research held in conjunction with the Higher Education Institute sought to identify and describe how the institution management practice favors or stimulates the generation, spread and ownership of knowledge processes in its environment. The methodology utilized identifies the case study with qualitative approach. Questionnaire, bibliographic and documental research were used as a source of data collection. The research results allowed the verification of the institution s leadership spontaneous predisposition to adopt procedures bounded to the knowledge management regardless of formal or non formal adoption of the knowledge management as a managerial strategy.
Keywords: gestão do conhecimento
estratégia empresarial
aprendizagem Oorganizacional
mudança
knowledge management
managerial strategy
organizational eearning
change
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: ALMEIDA, Teresa Cristina Seabra de. Gestão do conhecimento: uma estratégia para a aprendizagem organizacional - O caso de uma instituição de ensino superior. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia em Negócios) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/1022
Issue Date: 16-Dec-2008
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Teresa Cristina Seabra de Almeida.pdfDocumento principal883.74 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.