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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A voz dos muros em uma análise discursiva: a pichação como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da leitura
Other Titles: The voice of the walls in a discursive analysis: graffiti as pedagogical tool for the development of the reading
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Cristina Lúcia de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fonseca, Rívia Silveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fonseca, Rívia Silveira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rodrigues, Andréa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho partiu da busca por práticas que auxiliem de maneira efetiva a formação do sujeito-leitor. Apresenta o desenvolvimento, aplicação e análise de uma proposta de intervenção pedagógica para a reflexão em ensino-aprendizagem de leitura e escrita no ano final do Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos. Fundamentada no aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, a proposta desenvolve um conjunto de atividades voltadas a práticas de leitura vivenciadas no espaço urbano de Volta Redonda/RJ, local da pesquisa, do gênero discursivo pichação, e, como forma de registro dessas leituras, a escrita de comentários para a publicação em um blog coletivo da turma. A seleção do gênero pichação visa contribuir para a ampliação das possibilidades de leitura em sala de aula, frequentemente, limitadas aos manuais didáticos e distanciadas do cotidiano do aluno, assim como a temática abordada acerca das problemáticas locais pretende estimular o exercício da cidadania em uma prática social crítica e efetiva. Para tanto, o trabalho se apoia em uma metodologia de natureza qualitativa referida por Bortoni-Ricardo (2008), nos moldes da pesquisa-ação, de acordo com Barbier (2002). O suporte teórico é alicerçado na Análise do Discurso com as contribuições de Pêcheux (1995), Orlandi (2001, 2009, 2012, 2015, 2017), Brandão (2004), Indursky (2007, 2010, 2017) e Lagazzi-Rodrigues (2017). E ainda nos estudos acerca dos gêneros do discurso de Bakthin (2016), e estudos de Freire (1982), com sua proposta político-pedagógica. Para a análise de resultados, foram observados os gestos interpretativos no registro de cinco etapas de atividades realizadas, a fim de compreender os modos de produção de sentido e ampliar as habilidades discursivas no estudo do texto.
Abstract: This work aims to search for actions that provide support in effective way to the formation of the subject-reader. It presents the development, application and analysis of a pedagogical intervention proposal for the reflection in teaching and learning of reading and writing in the final year of basic education in Youth and Adult Education course. Based on the theoretical contribution of the studies of French Speech Discourse Analysis, the proposal develops a set of activities linked to the reading actions experienced in the Volta Redonda/RJ urban area, where the research on discoursive genre graffiti took place, and, to register these readings, were reported commentaries to publication in the group collective blog. The selected genre aims to contribute to the growth of the classroom reading possibilities, frequently, limited to didactic guides and distanced from student's everyday life, as the discussed local set of problems theme intends to encourage the exercise of citizenship in a critical and effective social practice. Therefore, the work is based on a qualitative nature methodology referred by Bortoni-Ricardo (2008), along the lines of action research, according to Barbier (2002). The theoretical support is based on Discourse Analysis with Pêcheux (1995), Orlandi (2001, 2009, 2012, 2015, 2017), Brandão (2004), Indursky (2007, 2010, 2017) and Lagazzi-Rodrigues (2017) contributions. Added to Bakthin (2016) and the political pedagogical analysis of FREIRE (1982), concerning to the discourse gender study. To results analysis, the interpretative gestures found at the report of the five stages of the realized activities were observed, to understand the ways of sense producing and to increase the discursive skills at the text study.
Keywords: Leitura
Interpretação
Efeitos de sentido
Pichação
Reading
Interpretation.
Sense effects
Graffiti
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: OLIVEIRA, Cristina Lúcia de. A voz dos muros em uma análise discursiva: a pichação como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da leitura. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6066
Issue Date: 27-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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