???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5827
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o processo de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Other Titles: The Graduate Program in Agricultural Education at the Federal Rural University of Rio de Janeiro and the evaluation process of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Paulo Sandro Ramos de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Nádia Maria Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Nádia Maria Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Paiva, Liz Denize Carvalho
???metadata.dc.contributor.referee3???: Barbosa, Jane Rangel Alves
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo de estudo científico, o processo de avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e sua atuação na qualidade do ensino público brasileiro. Esse estudo seguiu um caráter de análise teórica, documental, quantitativo e qualitativo, realizado por meio da comparação e observação dos dados entre os anos de 2013-2016, por meio de critérios definidos e cujos resultados da avaliação foram publicados na Plataforma Sucupira em 2017. O objetivo principal da pesquisa foi destacar a importância do Programa na Área de Educação e Gestão frente ao panorama nacional do ensino brasileiro, em comparação ao Relatório de Avaliação da CAPES em 2017, referente ao quadriênio 2013-2016. A primeira fase da pesquisa constituiu-se de estudo teórico documental por meio dos autores de base e através do exame de dados fornecidos ao Relatório de Avaliação da CAPES, obtidos na secretaria do PPGEA. Na segunda fase, foram realizados estudos comparativos e percentuais por meio da construção de tabelas e quadros numéricos expressando resultados potenciais e qualitativos referentes ao quadriênio da avaliação em 2017. Através desses parâmetros, concluiu-se que o PPGEA vem alcançando seus objetivos de qualidade e desenvolvimento na Pós-Graduação, destacando-se por suas propostas pedagógicas, em especial a pedagogia de alternância, utilizadas no ensino e formação de mestres e por sua estratégia de expansão nacional, principalmente nos limites das regiões Centro Oeste e Norte do Brasil, oferecendo oportunidade de especialização e qualificação profissional para as classes trabalhadoras em cumprimento das metas principais do Plano Nacional de Pós-Graduação
Abstract: This research aimed to study scientific study, the evaluation process carried out by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) with the Graduate Program in Agricultural Education (PPGEA) of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) and its performance as Brazilian public education. This study followed a theoretical, documentary, quantitative and qualitative analysis character, carried out through the comparison and observation of the data between 2013-2016, through defined criteria and whose evaluation results were published in the Sucupira Platform in 2017. The main objective of the research was to highlight the importance of the Program in the Area of Education and Management in view of the national panorama of Brazilian education, compared to the CAPES Evaluation Report in 2017, referring to the four-year period 2013-2016. The first phase of the research consisted of a documentary theoretical study through the basic authors and through the data examination provided to the CAPES Evaluation Report, obtained at the PPGEA secretariat. In the second phase, comparative and percentage studies were conducted through the construction of tables and numerical tables expressing potential and qualitative results referring to the four-year evaluation in 2017. Through these parameters, it was concluded that PPGEA has been achieving its quality and development goals in graduate studies, highlighting its pedagogical proposals, especially the pedagogy of alternation, used in the teaching and training of masters and for its national expansion strategy, mainly within the limits of the Midwest and Northern regions of Brazil, offering opportunities for specialization and professional qualification for working classes in meeting the main goals of the Plan National Graduate School
Keywords: Formação docente
Gestão da educação
Avaliação da Pós-Graduação
Teacher training
Education management
Graduate Evaluation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
???metadata.dc.publisher.initials???: UFRRJ
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Agronomia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: OLIVEIRA, Paulo Sandro Ramos de. O Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o processo de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.120 f. Dissertação ( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5827
Issue Date: 2-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Paulo Sandro Ramos de Oliveira.pdf2019 - Paulo Sandro Ramos de Oliveira1.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.