???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5827
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Paulo Sandro Ramos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0533123844887521por
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee2Paiva, Liz Denize Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816342888670620por
dc.contributor.referee3Barbosa, Jane Rangel Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0937248866076875por
dc.date.accessioned2022-07-29T11:10:34Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paulo Sandro Ramos de. O Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o processo de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.120 f. Dissertação ( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5827-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo de estudo científico, o processo de avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e sua atuação na qualidade do ensino público brasileiro. Esse estudo seguiu um caráter de análise teórica, documental, quantitativo e qualitativo, realizado por meio da comparação e observação dos dados entre os anos de 2013-2016, por meio de critérios definidos e cujos resultados da avaliação foram publicados na Plataforma Sucupira em 2017. O objetivo principal da pesquisa foi destacar a importância do Programa na Área de Educação e Gestão frente ao panorama nacional do ensino brasileiro, em comparação ao Relatório de Avaliação da CAPES em 2017, referente ao quadriênio 2013-2016. A primeira fase da pesquisa constituiu-se de estudo teórico documental por meio dos autores de base e através do exame de dados fornecidos ao Relatório de Avaliação da CAPES, obtidos na secretaria do PPGEA. Na segunda fase, foram realizados estudos comparativos e percentuais por meio da construção de tabelas e quadros numéricos expressando resultados potenciais e qualitativos referentes ao quadriênio da avaliação em 2017. Através desses parâmetros, concluiu-se que o PPGEA vem alcançando seus objetivos de qualidade e desenvolvimento na Pós-Graduação, destacando-se por suas propostas pedagógicas, em especial a pedagogia de alternância, utilizadas no ensino e formação de mestres e por sua estratégia de expansão nacional, principalmente nos limites das regiões Centro Oeste e Norte do Brasil, oferecendo oportunidade de especialização e qualificação profissional para as classes trabalhadoras em cumprimento das metas principais do Plano Nacional de Pós-Graduaçãopor
dc.description.abstractThis research aimed to study scientific study, the evaluation process carried out by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) with the Graduate Program in Agricultural Education (PPGEA) of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) and its performance as Brazilian public education. This study followed a theoretical, documentary, quantitative and qualitative analysis character, carried out through the comparison and observation of the data between 2013-2016, through defined criteria and whose evaluation results were published in the Sucupira Platform in 2017. The main objective of the research was to highlight the importance of the Program in the Area of Education and Management in view of the national panorama of Brazilian education, compared to the CAPES Evaluation Report in 2017, referring to the four-year period 2013-2016. The first phase of the research consisted of a documentary theoretical study through the basic authors and through the data examination provided to the CAPES Evaluation Report, obtained at the PPGEA secretariat. In the second phase, comparative and percentage studies were conducted through the construction of tables and numerical tables expressing potential and qualitative results referring to the four-year evaluation in 2017. Through these parameters, it was concluded that PPGEA has been achieving its quality and development goals in graduate studies, highlighting its pedagogical proposals, especially the pedagogy of alternation, used in the teaching and training of masters and for its national expansion strategy, mainly within the limits of the Midwest and Northern regions of Brazil, offering opportunities for specialization and professional qualification for working classes in meeting the main goals of the Plan National Graduate Schooleng
dc.description.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-07-29T11:10:34Z No. of bitstreams: 1 2019 - Paulo Sandro Ramos de Oliveira.pdf: 1862765 bytes, checksum: 90043c3840aa641fe3516ea9ad49f4cf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-29T11:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Paulo Sandro Ramos de Oliveira.pdf: 1862765 bytes, checksum: 90043c3840aa641fe3516ea9ad49f4cf (MD5) Previous issue date: 2019-12-02eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70085/2019%20-%20Paulo%20Sandro%20Ramos%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAssociação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Políticas de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação: Conjuntura Nacional Avanços e Retrocessos. XVIII Encontro Nacional, Documento Final, Goiânia, 07/12/2016. BELLONI, Isaura. Avaliação Institucional: um Instrumento de Democratização da Educação. Linhas Críticas, v. 5, n. 9, Brasília, 1999, p.36-37. ______. BRASIL. CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Plataforma Sucupira, disponível em: <www.capes.gov.br/plataformasucupira>, acesso em: 14/08/2018. ______. BRASIL. CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Classificação da produção intelectual, [s.d.]c., disponível em: <www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentosdeapoio/classificacaodaproducaointelectual>,acesso em: 14/08/2018. ______. BRASIL. CAPES, Nota Técnica 065/2014. Define o Relatório de Autoavaliação Institucional, Brasília, 04 de outubro de 2014. ______. BRASIL. CAPES, Plataforma Sucupira, Avaliação Quadrienal, 2017, acesso em 06/09/2019. ______. BRASIL. CAPES, Plataforma Sucupira, Fichas de Avaliação do PPGEA, 2017, <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/fichadeavaliação>, acesso em: 11/09/2019. ______. BRASIL. CAPES, Plataforma Sucupira, Orçamento 2012-2019, disponível em: <www.capes.gov.br/plataformasucupira>, acesso em: 03/092018. ______. BRASIL. CAPES, Plataforma Sucupira, Relatório de Dados do PPGEA, 2017, <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/relatoriodedados>, acesso em: 11/09/2019. ______. BRASIL. CAPES, Sistema Nacional de Pós-Graduação, disponível em <http://capes.gov.br/snpg>, acessado em 15/08/2018. ______. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação 83 continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. ______. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mapa Político, Base Cartográfica Contínua do Brasil (BCIM), versão 4, 2014, disponível em: <http://www.ibge.gov.br>, acesso em: 11/09/2019. ______. BRASIL. MEC – Ministério de Educação e Cultura, Plano Nacional de Educação -PNE (2014-2021), 2014, disponível em: <www.mec.gov.br/pne>, acesso em: 29/04/2018. ______. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, INEP, Departamento de Educação, Censo da Educação, disponível em <http://portal.inep.gov.br/web/guest/censo-da-educacao-superior>, acesso em 07/11/2018. ______. BRASIL. UFRRJ, Estrutura Curricular do PPGEA, <http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgea/estrutura-curricular-3/>, acesso em 13/09/2019. ______. BRASIL. UFRRJ, História da UFRRJ, <http://institucional.ufrrj.br/ccs/historia-da-ufrrj/>, acesso em: 28/08/2019. ______. BRASIL. UFRRJ, História do PPGEA, <http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgea/historia-do-ppgea/>, acesso em: 06/09/2019. ______. BRASIL. UFRRJ, PPGEduc, <http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/>, acesso em: 06/09/2019. ______. BRASIL. UFRRJ, PROPPG, <http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graduacao/>, acesso em: 05/09/2019. ______. CAPES. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020, v.1, 2010, p.18-292, disponível em: <www.capes.gov.br/pnpg>, acesso em: 15/08/2018. ______. CHAUÍ, Marilena. A Universidade Pública Sob Nova Perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 07, São Paulo, 2003. ______. CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a Universidade. Editora UNESP, p. 190, São Paulo, 2001. CRESWELL, J. W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 3ª. Edição, Editora SAGE, 2009. 84 DELORS, Jacques. Educação: Um Tesouro a Descobrir. capítulo IV, p. 89-101, UNESCO, Setor de Educação, Edições ASA, França, 1996. GATTI, B.A. Formar Professores ou Pesquisadores no Mestrado em Educação. Boletim ANPED, ANPED, v. 01, p. 31-40, Rio de Janeiro, 1987. GOERGEN, P. A. Avaliação Universitária na Perspectiva da Pós-Modernidade, In: SOBRINHO, J. D.; RISTOFF, D. I. Universidade Desconstruída: Avaliação Institucional e Resistência. Insular, Florianópolis, p.25, 2000. GOLDANI, Silva; NASCIMENTO, Blank. A Questão da Produção do Conhecimento: Desafios na Gestão dos Programas de Pós-Graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, nº. 12, vol. 7, p.105, Brasília, 2010. HADJI, Charles. Avaliação Desmistificada. Artmed Editora, Porto Alegre, p.15, 2001. HORTA, José Silvério Baía; MORAES, Maria Célia Marcondes. O Sistema CAPES de Avaliação da Pós-Graduação: da Área de Educação à Grande Área de Ciências Humanas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.30, p.95-116, 2005. HORTALE, Virginia Alonso. Modelo de Avaliação da CAPES: Desejável e Necessário, Porém Incompleto. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.19, n.6, p. 1837-1840, 2003. ______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). MEC – Ministério de Educação e Cultura, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. disponível em: <www.inep.gov.br/sinaes>, acesso em: 15/03/2018. KAPA, Raphael; MARIZ, Renata. CAPES Pode Descredenciar 119 Cursos de Mestrado-Doutorado no País. Jornal O Globo – On Line, Caderno da Educação, 2017, disponível em: <www.oglobo.globo.com>, acesso em: 15/08/2018. ______. Lei Nº 10.861, de 15 de abril de 2014. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Art. 8º. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 15 de abril de 2004. ______. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, p 1, 26 de junho de 2014. 85 LIMA, Adolfo. O Recrutamento de Professores. Revista de Educação, Série III, Nº. 04, p. 358-366,1915. MASETTO, M. Autoavaliação em Cursos de Pós-Graduação - Teoria e Prática. 1ª edição, Papirus, p. 08, 2004. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 18º ed., Vozes, p. 07, Petrópolis, 2001. MUGNAINI, Rogerio; SALES, Denise Peres. Mapeamento do Uso de Índices de Citação e Indicadores Bibliométricos na Avaliação da Produção Científica Brasileira. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. v. 13, Anais... ANCIB, Brasília, 2011. NÓVOA, António. Concepções e Práticas de Formação Contínua de Professores. In Formação Contínua de Professores – Realidades e Perspectivas. Universidade de Aveiro, p. 15-38, Portugal, 1991. PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da Excelência à Regulação das Aprendizagens – entre Duas Lógicas. Artmed, Porto Alegre, 1999. RISTOFF, Dilvo I. Políticas para a Educação Superior no Brasil: Deselitização e Desprivatização. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.9, p.29-42, 2003. ______. SAMPAIO, Marize Setubal. Perfil dos Egressos do PPGEA na UFRRJ. Dissertação de Mestrado, 2016. Adaptada em: 11/09/2019, Relatório de Gestão da UFRRJ 2009-2015. ______. SAMPAIO, Marize Setubal. Perfil dos Egressos do PPGEA na UFRRJ. Dissertação de Mestrado, 2016. Adaptada em: 11/09/2019, Relatório de Gestão da UFRRJ 2015-2018. ______. SAMPAIO, Marize Setubal. Perfil dos Egressos do PPGEA na UFRRJ. Dissertação de Mestrado, 2016. Adaptada em: 11/09/2019, Relatório de Dados do PPGEA, Plataforma Sucupira 2015-2018. ______. SAMPAIO, Marize Setubal. Perfil dos Egressos do PPGEA na UFRRJ. Dissertação de Mestrado, 2016. Adaptada em: 11/09/2019, Relatório de Dados do PPGEA, Plataforma Sucupira 2003-2012. ______. SAMPAIO, Marize Setubal. Perfil dos Egressos do PPGEA na UFRRJ. Dissertação de Mestrado, UFRRJ, PPGEA, Rio de Janeiro, 2016. Adaptada em: 11/09/2019, Relatório de Dados do PPGEA, Plataforma Sucupira (2013-2016), CAPES, 2017. 86 SANCHEZ, Sandra Barros. Ensino e Pesquisa em Escolas Agrícolas. Dissertação de Mestrado, UFRRJ, PPGEA, p. 94, Rio de Janeiro, 2002. SGUISSARDI, Valdemar. Dicionário: Trabalho, Profissão e Condição Docente. Produtivismo Acadêmico, UFMG/Faculdade de Educação, Belo Horizonte, p.01, 2010. SOBRINHO, José Dias. Avaliação Ética e Política em Função da Educação como Direito Público ou como Mercadoria? Educação Social, Campinas, vol. 25, n. 88, p. 704, Edição Especial, 2004. STRICKER, L. J. Institutional Factors in Time for The Doctorate. Research in Higter Education, v. 35, nº 5, p. 569-587, 1994. TREVISAN, Amarildo Luiz; DEVECHI, Catia Piccolo Viero; DIAS, Evandro Dotto. Avaliação da Avaliação da Pós-graduação em Educação do Brasil: Quanta Verdade é Suportável? Revista da Avaliação da Educação Superior, disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000200008>, Scielo, 2009, acesso em 03/09/2018. ______. UFRRJ. Relatório de Gestão Anual 2013-2016. Cursos de Pós-Graduação, 2019. ______. UFRRJ. Catálogo Institucional da UFRRJ. Rio de Janeiro, 2019.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectGestão da educaçãopor
dc.subjectAvaliação da Pós-Graduaçãopor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectEducation managementeng
dc.subjectGraduate Evaluationeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o processo de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.title.alternativeThe Graduate Program in Agricultural Education at the Federal Rural University of Rio de Janeiro and the evaluation process of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personneleng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Paulo Sandro Ramos de Oliveira.pdf2019 - Paulo Sandro Ramos de Oliveira1.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.